“Tia, lê essa historinha para mim?”
a contação de histórias como instrumento para promover o letramento literário na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/cdp.v1i2.19808Palavras-chave:
Letramento literário, Contação de histórias, Educação Infantil, Pedagogia, LiteraturaResumo
Neste estudo entendemos o Letramento Literário como a condição que permite ao sujeito não só compreender e distinguir os mais diversos gêneros literários existentes, mas, também, adquirir o prazer pela leitura e buscar estabelecer contato com textos por conta própria. Nesse sentido, a escola configura-se em um importante agente para a promoção deste tipo de letramento. À vista disso, o objetivo principal foi compreender o papel da contação de histórias para o desenvolvimento do Letramento Literário em crianças. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e as reflexões baseadas nas experiências vividas por uma das autoras durante a realização do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia de uma universidade pública de Minas Gerais. Como resultado, foi possível perceber que a contação de histórias na Educação Infantil pode ser uma prática importante na formação das crianças e estimular o desenvolvimento da atenção, concentração, imaginação, oralidade e interesse pela literatura.
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