Sobre a Revista

Esse periódico tem como foco a divulgação dos trabalhos aceitos e apresentados no Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca.

Os trabalhos submetidos serão avaliados às cegas por dois pesquisadores em Educação que discutam questões relacionadas ao foco do trabalho submetido.

Os ítens desse periódico serão disponibilizados bienalmente de modo a socializar os resultados das sucessidas edições do Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca

Histórico do periódico

O Congreso de Inovalção Pedagógica em Arapiraca é um evento científico bienal, de porte médio e caráter nacional, idealizado pelos/as professores/as, alunos/as e técnicos/as vinculados ao curso de Pedagogia, Núcleo Pedagógico e demais Licenciaturas do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. Esse evento emergiu da necessidade de se criar um espaço de socialização e aprofundamento de estudos sobre práticas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas e realizadas no Brasil, mas que frequentemente ficam restritas aos espaços em que se originam, perdendo assim a possibilidade de se difundirem e contribuírem, de forma significativa, para a melhoria da qualidade da educação local, regional e nacional. A primeira edição do CIPAr foi realizada no período de 18 a 22 de maio de 2015, nas dependências do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, e teve como tema as “Perspectivas atuais dos profissionais da educação: desafios e possibilidades”. Em sua segunda edição, prevista para ser realizada no período de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017, em face da atual conjuntura política, o evento traz como tema: “Estado e educação: entre tensões, desafios e possibilidades”. Nessa segunda edição propomos um evento com carga horária total de 40h e em sua programação constampalestras, minicursos, mesas redondas, salas de comunicação oral, sessões de pôsteres, sessões de exibição e debate sobre filmes e apresentações artístico/culturais. Os trabalhos aprovados serão organizados em sete eixos temáticos. São eles: Política e gestão educacional; Profissão docente e formação de professores; Família, Gênero, Infância e Juventude; Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação; História da educação e da formação no campo; Educação escolar e diversidade; e Estágio Supervisionado. Deverão ser apresentados no formato de pôster os trabalhos aprovados e que ainda estão em fase de andamento; e serão apresentados no formato de comunicação oral, os trabalhos aprovados e que já estão concluídos. Os trabalhos no formato de pôster e comunicação oral, bem como as propostas de minicursos, serão submetidas por meio do sistema eletrônico de editoração de revistas da Universidade Federal de Alagoas (SEER/UFAL) conforme orientações editoriais disponíveis. Esses trabalhos serão avaliados por dois avaliadores ad-hoc indicados pela Coordenação da Comissão Científica. Caso sejam aprovados e apresentados durante do evento, esses trabalhos comporão o número 2 dos anais eletrônicos disponíveis no seguinte endereço: http://www.seer.ufal.br/index.php/cipar As conferências proferidas pelos palestrantes convidados nas oportunidades da conferência de abertura, nas mesas redondas do evento, nas mediações das exibições e debates de filmes, nas sessões de apresentação artístico/cultural, e na conferência de encerramento, serão organizados em e-books que serão publicados pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL) e divulgados na página do evento. De modo geral, se objetiva com o evento, consolidar um espaço privilegiado de intercâmbio de experiências, de aprofundamento de estudos e de promoção de reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras, fortalecendo parcerias entre professores, estudantes e pesquisadores da área da Educação, contribuindo assim para a elevação da qualidade da educação alagoana. Nessa direção, constribuiremos com a construção de uma educação de melhor qualidade.