Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. O tamanho da página deve ser A4, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman (tamanho 12), espaço 1,5, estilo justificado e ter no mínimo oito e no máximo quinze páginas, incluindo as referências;
  • 2. O trabalho completo deve conter nos elementos pré-textuais: o título (negrito, centralizado e caixa-alta), abaixo do título deve estar o eixo temático (centralizado, sem negrito, caixa-baixa), o nome do(s) autor(es), instituição vinculada e seu respectivo e-mail (centralizado, sem negrito, caixa-baixa);
  • 3. O resumo deve ser redigido em um parágrafo, sem recuo, sem notas de rodapé e sem referências bibliográficas. Deve conter os objetivos, a metodologia, os resultados e não ter citações. Deve ter no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. O espaçamento entrelinhas deve ser simples. Abaixo do resumo devem ser incluídas três palavras-chave.

  • 4. As páginas devem ser enumeradas. As abreviações e siglas devem estar indicadas da seguinte forma: Ex. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A partir da segunda indicação, usar apenas a sigla;

  • 5. Nota de rodapé deve ser usada apenas quando for estritamente necessária e deve aparecer na parte inferior da página onde foi empregada e não no final do texto;

  • 6. As citações devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);  

  • 7. Quadros, tabelas e figuras no texto devem ser numeradas com algarismos arábicos em negrito, com alinhamento à esquerda e com as respectivas legendas. Ex.: Tabela 1 – Professores versus tempo de trabalho;

  • 8. Fotografias somente serão aceitas se autorizadas por escrito e assinadas pelo Conselho de Ética da Instituição da Pesquisa e dos participantes das fotos. Devem ser enviadas em formato .jpg ou .gif, respeitando o tamanho total do arquivo, seguindo as normas de créditos da ABNT;

  • 9. Todos os endereços de páginas na Internet (URL) adicionados aos textos deverão estar ativos para o acesso, quando necessário;

  • 10. Referências devem atender às normas vigentes da ABNT e devem ser listadas no final do texto;

  • 11. Antes de encaminhar o trabalho, o/a/s autor/a/es/as devem revisá-lo integralmente com base na norma padrão da língua portuguesa;

  • 12. As figuras e tabelas, se existirem, devem constar no corpo do texto;

  • 13. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • 14. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • 15. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • 16. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. O tamanho da página deve ser A4, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman (tamanho 12), espaço 1,5, estilo justificado e ter no mínimo oito e no máximo quinze páginas, incluindo as referências;

2. O trabalho completo deve conter nos elementos pré-textuais: o título (negrito, centralizado e caixa-alta), abaixo do título deve estar o eixo temático (centralizado, sem negrito, caixa-baixa), o nome do(s) autor(es), instituição vinculada e seu respectivo e-mail (centralizado, sem negrito, caixa-baixa);

3. O resumo deve ser redigido em um parágrafo, sem recuo, sem notas de rodapé e sem referências bibliográficas. Deve conter os objetivos, a metodologia, os resultados e não ter citações. Deve ter no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. O espaçamento entrelinhas deve ser simples. Abaixo do resumo devem ser incluídas três palavras-chave.

4. As páginas devem ser enumeradas. As abreviações e siglas devem estar indicadas da seguinte forma: Ex. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A partir da segunda indicação, usar apenas a sigla;

5. Nota de rodapé deve ser usada apenas quando for estritamente necessária e deve aparecer na parte inferior da página onde foi empregada e não no final do texto;

6. As citações devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);  

7. Quadros, tabelas e figuras no texto devem ser numeradas com algarismos arábicos em negrito, com alinhamento à esquerda e com as respectivas legendas. Ex.: Tabela 1 – Professores versus tempo de trabalho;

8. Fotografias somente serão aceitas se autorizadas por escrito e assinadas pelo Conselho de Ética da Instituição da Pesquisa e dos participantes das fotos. Devem ser enviadas em formato .jpg ou .gif, respeitando o tamanho total do arquivo, seguindo as normas de créditos da ABNT;

9. Todos os endereços de páginas na Internet (URL) adicionados aos textos deverão estar ativos para o acesso, quando necessário;

10. Referências devem atender às normas vigentes da ABNT e devem ser listadas no final do texto;

11. Antes de encaminhar o trabalho, o/a/s autor/a/es/as devem revisá-lo integralmente com base na norma padrão da língua portuguesa;

12. As figuras e tabelas, se existirem, devem constar no corpo do texto;

13. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

14. URLs para as referências foram informadas quando possível.

15. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

16. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política e gestão educacional

Os trabalhos cadastrados nessa sessão deverão enfocar debates sobre Política e gestão educacional.

Profissão docente e formação de professores

Os artigos publicados nessa sessão deferão enfocar debates acerca da Profissão docente e formação de professores.

Família, Gênero, Infância e Juventude

os artigos publicados nessa sessão deverão enfocar debates acerca de Família, Gênero, Infância e Juventude.

Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Os trabalhos publicados nessa sessão deverão enfocar temas relacionados a Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

História da educação e da formação no campo

Os artigos publicados nessa sessão deverão enfocar os temas de História da educação e da formação no campo

Educação escolar e diversidade

Os artigos pulicados nessa seção deverão enfocar a temática Educação escolar e diversidade

Estágio Supervisionado

Os artigos publicados nessa sessão deverão enfocar discussões relacionadas do Estágio Supervisionado

Política de Privacidade

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