O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS LÚDICOS COMO MATERIAIS DIDÁTICOS: INSTRUMENTOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Mariana Barboza da Silva UFAL
  • Ailton Coelho Junior UFAL
  • Vanessa do Nascimento Lima Oliveira UFAL
  • Daniela Evelin dos Santos UFAL

Resumo

Este trabalho incentiva e desperta o desenvolvimento da aprendizagem de forma interdisciplinar, dinâmica e contextualizada através dos jogos lúdicos, tendo em vista que estes, além de serem incentivados pelos PCNscomo mediadores, quando planejados e usados de forma a unirem o lúdico com o ensino, proporcionam grandemente para o processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo o cognitivo do aluno através de discussões que promovem as soluções de problemas encontrados no cotidiano. Para isso foram propostos e avaliados quatro jogos (Trilha da Isomeria, Polimemorização, A Conquista dos Elementos e Roleta Bioquímica), que abordam alguns dos conteúdos programáticos de química para o Ensino Médio, e aplicados com alunos de escolas estaduais de Maceió. O método utilizado para a avaliação foram questionários e debates realizados antes, durante e depois da realização de cada jogo. O resultado foi um maior interesse proveniente dos alunos para querer estudar os conteúdos de química e um esforço maior para relacionarem o conteúdo com o cotidiano e assim poder aproveitar bem os jogos. Além disso, é observado que a diversão e competitividade oriunda dos jogos estimulam o aprendizado e que também proporcionam interação e ajuda mútua entre os jogadores para que todos permaneçam jogando. E também pode possibilitar a conscientização se o jogo for elaborado para tal propósito.

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Publicado

02/10/2015

Edição

Seção

Educação escolar e diversidade