O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIA COM O TABULEIRO DA CADEIA ALIMENTAR.

Autores

  • Flávia dos Santos Belarmino UFAL
  • Crislane Azarias dos Santos UFAL
  • Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar UFAL
  • Maria Lusia de Morais Belo de Morais Belo Bezerra UFAL

Resumo

Os jogos didáticos surgiram como um auxílio ao professor, despertando nos alunos o interesse em aprender. No ensino de Ciências vários conteúdos podem ser explorados com o uso deste recurso didático, a exemplo do tema cadeia alimentar que expressa as relações alimentares dos seres vivos em um ecossistema. O objetivo do presente trabalho foi verificar a contribuição do jogo didático “Tabuleiro da Cadeia Alimentar” para o aprendizado de alunos de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto Biologia da Universidade Federal de Alagoas – Campus de Arapiraca, no mês de junho de 2014 em uma escola pública da rede municipal de ensino. O público alvo foi constituído por 50 alunos de duas turmas de 6º ano. O jogo continha um tabuleiro e possuía 20 cartas com perguntas sobre o conteúdo. Após a atividade os alunos responderam individualmente um questionário avaliativo com quatro questões objetivas. Em cada questão havia apenas uma alternativa correta. Ao analisar as respostas, 83.87% da turma “A” e 73.68% da turma “C” assinalaram corretamente o conceito de cadeia alimentar; e 90.33% da turma “A” e 78.95% da turma “C” indicaram corretamente a sequência correspondente a uma cadeia alimentar. Assim, ficou evidente que a utilização de jogos didáticos contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala de aula, promove uma maior interação com os assuntos abordados, com os colegas e com o professor.

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Publicado

03/10/2015

Edição

Seção

Educação escolar e diversidade