As bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

um mapeamento da produção científica acerca das tipologias utilizadas para a sua identificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17889

Palavras-chave:

Tipologia de bibliotecas, Insituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Bibliotecas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, como as bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) são discutidas quanto à sua tipologia na produção científica da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil. Para este fim, foram consultados os Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). A pesquisa analítica abrange o período de 2008 a 2022, utilizando palavras-chave como Instituto Federal, Instituto Federal de Educação, Biblioteca, Tipologia e Classificação. Os resultados indicam que os autores têm participação ativa em eventos técnico-científicos de alcance nacional, como o CBBD, presente em todas as sete edições ocorridas após 2008. Quanto à tipologia das bibliotecas, observa-se que a maioria dos estudos prefere o termo generalista "biblioteca" como palavra-chave. No entanto, é notável que o termo mais específico "Biblioteca Multinível" aparece em 11% dos trabalhos identificados, sugerindo uma tendência crescente de busca por uma categorização mais detalhada dessas instituições. Finalmente, em relação aos cargos e locais de trabalho dos autores, constatou-se que 52% são bibliotecários (as) atuantes nos Institutos Federais.

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Biografia do Autor

Kelly Rita de Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). É bibliotecária/documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Possui especialização em Planejamento e Gestão em Unidades de Informação. Faz parte da equipe do Grupo de Trabalho (GT) de Competência em Informação - CoInfo da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), criado em maio de 2020. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, bibliotecas - organização, leitura e biblioteca escolar.Interesse nas áreas Letramento Informacional, Tipologias das Bibliotecas, Formação Profissional, Estudo de Usuários, Institutos Federais, Políticas Públicas.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal (2011) e pela Universidad de Salamanca, Espanha (2019). Foi presidente da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe - EDICIC (2016-2021). Foi vice-presidente da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2016-2018). Foi membro da diretoria da Abecin (2011-2014). Foi Editor Adjunto da revista Perspectivas em Ciência da Informação de 2007 a 2011 e de 2013 e 2015. Fez parte da Comissão de criação dos cursos de Arquivologia (2008) e Museologia (2009) da UFMG. Atua nas áreas de Epistemologia da Ciência da Informação; Dimensões sociais, culturais e políticas da informação; Estudos de Usuários da Informação; Práticas Informacionais; Desinformação, infodemia e pós-verdade.

Eduardo Valadares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG).Possui Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduação em Biblioteconomia pela UFES. Pesquisador do Grupo de pesquisa EPIC - Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (UFMG).Pesquisador na área de Biblioteconomia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, narrativas, integração da biblioteca escolar com o currículo e formação de leitores.

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Publicado

11-07-2025

Como Citar

Azevedo, K. R. de, Araújo, C. A. Ávila, & Silva, E. V. da. (2025). As bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um mapeamento da produção científica acerca das tipologias utilizadas para a sua identificação. Ciência Da Informação Em Revista, 12. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17889

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