https://seer.ufal.br/index.php/cir/issue/feedCiência da Informação em Revista2023-08-04T10:59:03-03:00Edivanio Duarte de Souzacirev@ichca.ufal.brOpen Journal Systems<p><strong><em>Ciência da Informação em Revista</em></strong> é um periódico científico do <a href="https://ichca.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/ciencia-da-informacao">Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação</a> da <a href="https://ufal.br/">Universidade Federal de Alagoas</a>, que tem como finalidade promover a produção, a comunicação e a divulgação do conhecimento técnico-científico no domínio específico da Ciência da Informação e das inter-relações com áreas afins.</p> <p>Com fluxos contínuos de submissões e de publicações, aceita contribuições exclusivamente inéditas, exceto traduções e reformulações de comunicações realizadas em eventos técnico-científicos, lança os volumes no mês de janeiro e os encerra no mês de dezembro de cada ano.</p> <p>Este periódico está disponivel no <a href="https://link.ezl.periodicos.capes.gov.br/sfxlcl41/journalsearch?param_current_view_save=table_first_load_indicator1&param_perform_save=journalsearch&param_category_save=&param_subcategory_save=&param_selected_alphabet_header_text_save=Latino+and+Hebreus&param_type_save=textSearch&param_chinese_checkbox_save=&param_textSearchType_save=startsWith&param_isbn_save=&param_jumpToPage_save=&param_letter_group_save=&param_pattern_save=*&param_sid_save=78800789829f4d881c21e1b7239c0bd8&param_only_one_alphabet_header_exists_save=0&param_all_ui_control_scripts_save=&param_letter_group_script_save=&param_selected_alphabet_header_save=latin_and_hebrew&param_services2filter_save=getFullTxt&param_langcode_save=pt&param_chinese_checkbox_type_save=&param_lang_save=por&param_category_search_type_save=browseSubCategory&param_category_search_type_value=browseSubCategory&display_single_object=&category_list=&param_jumpToPage_value=&param_type_value=textSearch&param_letter_group_save=&param_letter_group_value=&param_ui_control_scripts_value=&param_all_ui_control_scripts_value=&selected_alphabet_header=latin_and_hebrew&param_current_view_value=table_first_load_indicator1&not_first_load_indicator=1&param_isbn_value=&thumbnails_service=&is_books=0&activeFullDisplay=sidebar&openurl_filtered_menu_full=%2Fsfxlcl41%3Furl_ver%3DZ39.88-2004%26url_ctx_fmt%3Dinfo%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Actx%26ctx_enc%3Dinfo%3Aofi%2Fenc%3AUTF-8%26ctx_ver%3DZ39.88-2004%26rfr_id%3Dinfo%3Asid%2Fsfxit.com%3Ajournalsearch%26sfx.ignore_date_threshold%3D1%26rft.object_id%3D&availSidebarServices=getAbstract%2CgetCitedJournal%2CgetDocumentDelivery%2CgetFullTxt%2CgetHolding%2CgetSelectedFullTxt%2CgetTOC%2CgetWebService&param_pattern_value=ci%C3%AAncia+da+informa%C3%A7%C3%A3o&param_textSearchType_value=startsWith&param_category_value=&param_subcategory_value=&alertNoSubCatMessage=Por+favor%2C+selecione+ao+menos+uma+subcategoria.&param_vendor_value=#">Portal de Periódico da CAPES</a> e indexado, entre outros, nos seguintes diretórios e bases de dados: <a href="http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/535">BRAPCI</a>, <a href="https://www.citefactor.org/journal/index/24553#.XUuk1-hKiUk">CiteFactor</a>, <a href="https://doaj.org/toc/2358-0763?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%222358-0763%22%5D%7D%7D%2C%7B%22term%22%3A%7B%22_type%22%3A%22article%22%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22from%22%3A0%2C%22size%22%3A100%7D">DOAJ</a>, <a href="https://kanalregister.hkdir.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494609">ERIHPLUS</a>, <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha/21861">LATINDEX</a>, <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf">QUALIS</a>, <a href="https://directorio.rcaap.pt/handle/2/1560">RCAAP</a> e <a href="https://search.library.ucsb.edu/discovery/fulldisplay?docid=alma9914802367106531&context=L&vid=01UCSB_INST:UCSB&lang=en&search_scope=DN_and_CI&adaptor=Local%20Search%20Engine&tab=Everything&query=any,contains,ci%C3%AAncia%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20em%20revista">ULRICH'S</a>.</p> <p><strong>Qualis B1 - Comunicação e Informação.</strong></p>https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15903Ciência da Informação em Revista2023-07-31T17:15:25-03:00Dalgiza Andrade Oliveiradalgizamg@gmail.comEdivanio Duarte de Souzaedivanio.duarte@ichca.ufal.br<p>Editorial, v. 10, jan./dez. 2023</p>2023-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14822Memória coletiva institucional e patrimônio cultural da ciência2023-04-11T23:50:37-03:00Robson da Silva Teixeirarobson@indc.ufrj.br<p>O tema do relato de pesquisa no contexto do campo do conhecimento da Museologia envolve a memória coletiva institucional interpretada como bem cultural e construída pela trajetória de docentes, expressando seu pensamento acadêmico. O objeto de estudo é o Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em razão do seu museu virtual, criado para divulgar informação especializada sobre pesquisa, ensino e demais realizações acadêmicas da Física no Brasil e a sua presença no cenário internacional. Tem como objetivo identificar e analisar em perspectiva acadêmica a trajetória dos Professores Eméritos e Professores Ex-alunos do programa no seu quadro de vivências memorialístico-patrimonial, visando, ao caracterizar os valores atribuídos ao perfil Excelência Acadêmica representando o campo da Física, agregá-los ao acervo e à infocomunicação do Museu Virtual da Instituição. A metodologia se caracteriza na tipologia de pesquisa exploratória de teor qualiquantitativo e teve por fontes as documentais e primárias. Os resultados relacionam conteúdos especializados da Museologia, Memória Institucional, Patrimônio Intelectual e o campo da Física. Conclui-se que o programa é um curso que recebeu por vários anos valores máximos de avaliação acadêmica das agências de fomento e verifica ser um espaço com padrão de excelência em ensino e pesquisa, tomando forma representativa de um elemento adequado para o processo de musealização num contexto referencial de memória, de patrimônios e em ambiente da Internet.</p>2023-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14648A competência informacional dos bibliotecários de referência de universidades brasileiras2023-07-31T10:10:54-03:00Ana Roberta Sousa Motaanarobertamota@gmail.comMaria Manuel Borgesmmb@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é avaliar a competência informacional de bibliotecários de serviços de referência que atuam em bibliotecas universitárias brasileiras. Caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizou-se do instrumento questionário para coletar dados com 40 bibliotecários de 40 bibliotecas universitárias no Brasil. As questões basearam-se nas diretrizes da American Library Association sobre competência informacional e na literatura científica. Os questionamentos foram realizados em perguntas fechadas de múltipla escolha ou utilizando-se da escala de Likert, abordando a capacidade do bibliotecário de referência, seu comportamento perante as fontes informacionais, habilidades na comunicação dos serviços, principais dificuldades dos usuários, treinamentos de usuários, interfaces de comunicação digital e avaliação desses serviços. O estudo revela um bibliotecário que se preocupa em desenvolver competências/habilidades ao longo da vida, preocupado em aprender tecnicamente e desenvolver habilidades para perceber o comportamento do utilizador de bibliotecas, focando nas dificuldades deles para encontrar a informação que deseja, nos treinamentos para torná-los autônomos, nas interfaces comunicacionais e na avaliação dos serviços ofertados pelas bibliotecas investigadas.</p>2023-08-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14133O movimento disruptivo da Ciência Aberta presente na obra cinematográfica “O óleo de Lorenzo”2022-09-29T10:01:49-03:00Nivaldo Calixto Ribeirozoopas@gmail.comDalgiza Andrade Oliveiradalgizamg@gmail.comJonas Aron Cardoso Dinizjonasacd@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo demonstrar o enquadramento da Ciência Aberta no filme <em>O Óleo de Lorenzo</em>, de 1992. Trata-se de um roteiro cinematográfico baseado em fatos reais que reproduz a luta de um garoto e de seus pais contra uma doença degenerativa, a Adrenoleucodistrofia (ALD). Além disso, o filme retrata o ambiente da pesquisa científica. Comovente, o filme apresenta um verdadeiro aprendizado para aqueles que o assistem. Com sobrecarga emocional, a história resgata valores como a persistência, superação, determinação, dedicação e amor ao próximo. No contexto científico, aborda questões éticas, desinteresse governamental, de pesquisadores e de fundações de apoio, mas também, o espírito desbravador de pesquisadores em início de carreira e de alguns já em vias de se aposentar. Este estudo, pode ser caracterizado como bibliográfico, documental e descritivo, sustentado por uma análise fílmica com foco na Ciência Aberta, presente nesta obra, como possibilidade de desenvolver investigação mais eficiente, com a cooperação de laboratórios de pesquisa de diversos países, acesso livre a resultados de pesquisa em artigos científicos e comunicações em eventos. Por fim, menciona-se a necessidade de investimentos em pesquisa e destaca-se a real importância da ciência para a sociedade. A análise foi realizada em dois momentos, na decomposição do filme e, por meio da análise de conteúdo utilizando quatro unidades de análises. Com relação à Ciência Aberta, em vários momentos, podem ser identificados lastros disruptivos que alinham o roteiro fílmico a eventos relacionados aos debates, disputas e práticas desse movimento.</p>2023-08-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14748A produção científica sobre memória dos bolsistas de produtividade em Ciência da Informação2022-12-15T12:01:42-03:00Paloma Israely Barbosa Sápaloma_juazeiro@hotmail.comLeilah Santiago Bufremsantiagobufrem@gmail.com<p>Identifica a produção científica periódica dos bolsistas de produtividade vigentes em pesquisa do CNPq, nas categorias 1 e 2, da área de Ciência da Informação no Brasil, em estudos em memória coletiva e memória social. Caracteriza a pesquisa científica produzida a partir de um corpus de artigos de periódicos indexados na Brapci, no período de 1975 a 2019. Os dados obtidos permitem afirmar que o número de bolsistas em produtividade que discutem a temática é incipiente, bem como a produção destes pesquisadores. Conclui que, embora entre os artigos analisados, menos da metade defina memória coletiva e memória social, há espaço para diálogo a partir do amadurecimento teórico visível nas discussões sobre conceituação da memória.</p>2023-08-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13597Arquivos como lugares de memória por meio da difusão arquivística2023-07-31T11:13:32-03:00Bruna Carballo Dominguez de Almeidabrunacdalmeida@furg.brValdir José Morigivaldir.morigi@gmail.comMarcia H. T. de Figueredo Limamarciahelolima@gmail.comThiago Henrique Bragato Barrosbragato.barros@ufrgs.com<p>Este artigo visa fazer uma reflexão sobre como a difusão arquivística pode auxiliar na efetivação dos arquivos enquanto lugares de memória. Problematiza esta visão, uma vez que ressalta a importância dos arquivos como espaços para disseminação de informações e memória. Da mesma forma, contribui para as pesquisas em torno da difusão arquivística, propondo uma análise sobre a importância desta função no processo de efetivação dos arquivos como espaços com duplo papel de lugar de informação e de memória coletiva e individual. A metodologia utilizada é qualitativa com uma pesquisa bibliográfica que utilizou como fontes de informação livros e artigos sobre o tema. Observou-se que os lugares de memória não são impostos, são construídos a partir de uma identificação das pessoas com o lugar, já que a afirmação de uma identidade e o sentimento de identificação e pertencimento com um lugar são basilares para a efetivação de um lugar como de memória. Entende-se que a aura simbólica necessária para efetivação dos arquivos como lugares de memória, perpassa o tratamento adequado do acervo custodiado nas instituições. Quanto às conclusões, percebe-se nos arquivos todas as ferramentas para que estes sejam eleitos como lugares de memória. No entanto, compreende-se que a difusão é condição de possibilidade necessária e fundamental no processo de efetivação dos arquivos como lugares de memória.</p>2023-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15092A contribuição bakhtiniana para a indexação de obras estético-literárias2023-08-04T10:59:03-03:00Sandra Rafaela Batista Silvasandradocumentos@outlook.comHélio Márcio Pajeúheliopajeu@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é ponderar como as concepções da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, sobretudo o gênero do discurso e o dialogismo, podem contribuir para a indexação de obras estético-literárias. A exposição das concepções desse filósofo leva ao entendimento de que a obra estético-literária, assim como a científica, é um gênero, logo tem elementos que precisam serem considerados na leitura documentária para fins de representação. Baseada no dialogismo, aspecto inerente ao enunciado, propõe a indexação dialógica como forma de identificar e até selecionar assuntos para representar tais obras, propondo, dessa forma, outra maneira de pensar e praticar a indexação. A metodologia tem caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, realizada na forma de uma pesquisa bibliográfica e documental. Considera que qualquer obra estética é um enunciado concreto, e, para ser lida, interpretada e analisada, devem ser considerados os elementos que a constitui e o diálogo que estabelece com outros textos.</p>2023-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15269O desenvolvimento sustentável e a cidadania global2023-04-12T00:23:22-03:00Juliana Marques Ramosjuliana.m.ramos.97@gmail.comElisa Cristina Delfini Correaelisa.correa@edu.udesc.brIgor Soares Amorimamorim.igors@gmail.com<p>Discute a importância da participação das bibliotecas para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 da Organização da Nações Unidas a em bibliotecas. Apresenta uma revisão de literatura sobre a temática a fim de oferecer um referencial teórico capaz de dar suporte às pesquisas e às ações voltadas a essa área ainda pouco explorada no Brasil, estimulando atividades que contribuam para o alcance da Agenda 2030 e incentivem a prática da cidadania global em bibliotecas. Discute a noção de cidadania global e desenvolvimento sustentável em bibliotecas, apresenta a Agenda 2030 e o apoio que esta recebeu da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições para que bibliotecas contribuam para o alcance dos seus objetivos.</p>2023-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15298Comunicação da ciência e combate à desinformação na pandemia da Covid-192023-07-31T09:09:15-03:00Pedro Farnesepedrofarnese@gmail.comVânia Márcia de Paulavania.paula@ifsudestemg.edu.br<p>Trata-se de estudo exploratório no qual averiguamos interfaces epistêmicas e ligadas à possibilidade de resgate/reforço da observação e da escuta qualificadas como elementos que marcam a comunicação da ciência, em especial no atinente às apropriações midiáticas no contexto da pandemia da Covid-19. Para tanto, construímos uma abordagem teórica em torno dos artigos publicados nos anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, especificamente no grupo de pesquisa Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente. Busca-se destacar como os estudos avançam em direções interligadas e transdisciplinares, permitindo que os debates não só sejam ampliados, convergindo em um panorama empírico e teoricamente coeso do porvir, mas proporcione um alentado debate a respeito das transformações nas formas de se comunicar a ciência na realidade contemporânea. Considera-se que há um interesse latente que potencializa as discussões acerca das apropriações midiáticas para divulgação científica.</p>2023-08-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13927Responsabilidade social da Biblioteconomia, das bibliotecas e dos(as) bibliotecários(as)2023-04-11T22:37:15-03:00Carla Daniella Teixeira Girardcarlinhagirard@yahoo.com.brMilton de Souza Fernandesmilton.fernandes@ufra.edu.brSérgio Rodrigues de Santanasergiokafe@hotmail.comAnnebelle Pena Lima Magalhães Cruzannebelle.cruz@gmail.comEliane Epifane Martinsjadyeliane@gmail.com<p>O “Momentos Biblio: a responsabilidade social da Biblioteconomia, das bibliotecas e dos(as) bibliotecários(as)” é um projeto da extensão universitária e uma ação prática da responsabilidade social e dos bibliotecários. Neste sentido, como os bibliotecários contribuíram na minimização das problemáticas informacionais da Pandemia e da Infodemia? Objetivou descrever como se deu a promoção de debates no âmbito da Pandemia e Infodemia, visto que os debates mostraram ser fontes de informação. É estudo de caso de natureza híbrida quantiqualitativa, em que se buscou extrair as essências de indicadores e construções teóricas que compõem o corpus. Adotou-se o método exploratório, pois através dele pode-se compreender a interseção entre Pandemia e a Infodemia, e o viés teórico se apoiou nas discussões quanto à responsabilidade social sobre os processos que permeiam o fazer profissional e científico em Biblioteconomia. Optou-se pela inclinação epistêmica polidisciplinar, que é caracterizada pela agregação de disciplinas de um objeto que lhes é comum. O projeto de extensão universitária promoveu 63 palestras, ação que se deu por duas perspectivas que envolvem os usuários de informação e profissionais da informação, sobretudo, o bibliotecário. Neste sentido, a contribuição da biblioteconomia, das bibliotecas e dos bibliotecários, através da responsabilidade social e da extensão universitária na minimização das problemáticas informacionais da Pandemia e Infodemia, ocorre quando os debates foram materializados em objeto informacionais, e como fontes de informação seguras e de fácil acesso e linguagem simples para de auxílio no enfrentamento da pandemia e infodemia.</p>2023-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13891O desafio do exercício arquivístico em instituição de comunicação2023-04-11T22:50:40-03:00Bianca de Sousa Silvabianca.sousa.silva@aluno.uepb.edu.brManuela Eugênio Maiamanuelamaia@gmail.com<p>O presente trabalho objetiva apresentar os desafios e as possibilidades do fazer arquivístico na emissora de televisão, TV Tambaú (João Pessoa – Paraíba). Para isso, foi necessário identificar o papel do arquivista, delineando suas perspectivas e problemáticas, por meio da observação direta e da análise de três dos seus arquivos: gestão de pessoas, de compras e de fitas videomagnéticas. A pesquisa possui caráter exploratório, envolvendo levantamentos bibliográficos e documentais, coletando os dados também por meio de observação direta e entrevista não-estruturada, direcionadas aos seus respectivos responsáveis; descritivo, relatando as características referentes ao objeto deste trabalho, além do uso da abordagem e da análise qualitativas. Acerca dos resultados obtidos, recomenda-se a implantação da gestão documental, aplicação de técnicas de conservação e preservação física e digital, padronização nos métodos de ordenação, digitalização, constituição de arquivos setoriais, armazenamento e acondicionamento, em prol de obter controle informacional, acesso e uso dos seus usuários. Conclui que o arquivista, além de proporcionar a organização e a gestão dos variados tipos documentais, influencia diretamente no poder decisório organizacional e acesso à informação, tanto para os usuários internos como para os externos.</p>2023-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15129Satisfação do usuário do Protocolo do Sipac da Universidade Federal de Pernambuco2023-04-12T00:20:07-03:00François Braga de Azevedo Filho francois.braga@gmail.comJoana Coeli Ribeiro Garcianacoeli@gmail.comEliane Bezerra Paivapaivaeb@gmail.com<p>Identifica o perfil e a satisfação dos concluintes de quatro turmas do curso Gestão Arquivística de Processos e Documentos por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e Assentamentos Digitais promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE). As disciplinas foram ofertadas entre 2020 e 2021, no uso do sistema adotado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esta pesquisa possui características do estudo de usuário tradicional, pois realizamos o levantamento quantitativo de dados a respeito dos concluintes como sexo, idade, estado civil, escolaridade, identificando o nível de satisfação, seguindo uma abordagem direcionada a compreender o uso do sistema, buscando proporcionar um produto adequado para ele. No entanto, acaba esbarrando numa perspectiva qualitativa durante a análise dos dados, quando os resultados reconhecem questões de usabilidade apontadas pelos usuários. Para o levantamento dos dados, utilizou-se como instrumento o questionário misto, composto por questões abertas e fechadas, além de utilizar a Escala de Likert para medir o grau de satisfação dos usuários com os respectivos dados apresentados em tabelas, gráficos e listas. Por fim, o estudo apresenta um cenário que deve ser considerado nas políticas institucionais e de gestão da informação, considerando desenvolver competências nos seus usuários, reunir e mediar a informação necessária para cada vez mais oferecer um serviço público de qualidade e eficiente.</p>2023-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15499O marketing científico digital aplicado ao Instagram oficial da Universidade Federal de Sergipe em referência à Covid-192023-08-02T23:03:33-03:00Maria Egleide Silva Santosmariaegleide63@gmail.comJanaina Fialhojanafialho@academico.ufs.brPablo Boaventura Sales Paixãopabloboaventura1@hotmail.com<p>O presente artigo apresenta uma análise sobre o <em>marketing</em> científico digital como uma ferramenta para a popularização da ciência por meio da conta oficial do <em>Instagram</em> da Universidade Federal de Sergipe. Analisou-se as publicações que abordaram assuntos referentes à Covid-19, no ano de 2020, totalizando 155. O objetivo dessa pesquisa é identificar nas publicações do <em>Instagram</em> da UFS, ações de <em>marketing</em> científico digital que visem a popularização da ciência. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, utilizando-se de metodologia bibliográfica descritiva com abordagem quali-quantitativa e análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados apontaram quatro categorias de conteúdos postados: suspensão de atividades, divulgação de ações de combate à Covid-19, divulgação de pesquisas da universidade e divulgação de parcerias. Em relação aos comentários sobre as postagens, quatro categorias emergiram: reclamação, reconhecimento, cobranças e negacionismo. Contata-se que a UFS utilizou o <em>marketing</em> científico digital para promover a popularização da ciência e buscou consolidar a imagem de credibilidade de seus pesquisadores.</p>2023-10-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15920Recuperação de informação no Currículo Lattes2023-08-04T09:21:21-03:00Danielle Teixeira de Oliveira oliveiracomercial88@gmail.comLeonora de Oliveira Rochaleonora.rocha01@gmail.comPatrícia Nascimento Silvapatricians.prof@gmail.com<p>O Currículo Lattes é uma base de dados gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para registro da produção acadêmico-científica e tecnológica no Brasil. O instrumento é essencial para registro das atividades dos pesquisadores e cumpre com seu objetivo, mas assim como qualquer aplicação com um longo ciclo de vida, há melhorias que podem ser realizadas para otimizar a recuperação das informações cadastradas nesta base. O presente estudo é uma pesquisa documental e aplicada, com abordagem qualitativa, que tem o objetivo geral de apresentar uma proposta para otimizar a recuperação da informação no âmbito da produção acadêmica registrada no Currículo Lattes. Para tanto, foram realizadas três etapas metodológicas: (i) diagnóstico inicial com uma breve caracterização e descrição do Currículo Lattes; (ii) identificação de elementos de recuperação a serem otimizados no âmbito da produção acadêmica e (iii) criação de um protótipo espelhado na plataforma apresentado sugestões de melhorias para recuperação de informação. Os resultados apresentados possibilitam que dados e informações sobre a produção acadêmica sejam recuperados de forma mais rápida e personalizada pelos usuários, impactando na visualização das informações, facilitando e otimizando a recuperação de informação pelos pesquisadores e usuários do Currículo Lattes. Concluiu-se que esta proposta de otimização, fundamentada principalmente nos princípios de organização e recuperação da informação, no contexto da Ciência da Informação, podem potencializar o serviço, apresentando as informações de forma personalizada e objetiva. Espera-se que a proposta seja um instrumento útil para a comunidade científica brasileira e que inspire as novas versões do Currículo Lattes.</p>2023-10-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15902Expediente v. 10, n. 1/3, jan./dez. 20232023-07-31T16:32:08-03:00Edivanio Duarte de Souzaedivanio.duarte@ichca.ufal.br2023-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.