O Open Acess e as Comunidades Acadêmicas da Área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil

Auteurs-es

  • Virgínia Bárbara de Aguiar Alves Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y128-39

Mots-clés :

Acesso livre. Acesso livre – influência. Acesso livre - Região Nordeste do Brasil.

Résumé

Verificar a influência do Open Access (OA), nas comunidades acadêmicas da área de biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Tem como objetivo geral identificar e discutir a influência do movimento OA. A metodologia adotada consiste na combinação da abordagem qualitativa e quantitativa; os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários e entrevista. A entrevista foi aplicada ao tecnólogo sênior do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT), com a finalidade de obter informações sobre o movimento OA no Brasil. Os questionários foram aplicados aos professores e alunos dos cursos de Biblioteconomia, com a finalidade de verificar os efeitos e as consequências do movimento OA sobre essas comunidades. Os resultados dos inquéritos apontam vários indicadores positivos da influência do movimento OA sobre essas comunidades acadêmicas, entre os quais podemos citar: a existência de repositórios institucionais em Universidades Federais Nordestinas, um alto percentual de utilização de repositórios institucionais, o elevado percentual de utilização e produção de publicações bibliográficas em OA; o conhecimento e a concordância com o movimento OA demonstram o impacto desse movimento nas comunidades acadêmicas da Região Nordeste do Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Virgínia Bárbara de Aguiar Alves, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1981) e mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999); Especialista em Administração de Recursos Humanos e Especialista em Formação de Técnicos de Recursos Humanos (1988); Especialista em Administração Pública/Organização (1994). Trabalhei como bibliotecária nas seguintes instituições: Escola de Administração Fazendária - EAF (1982-1988); Fundação para o Desenvolvimento do Servidor Público - FUNDESP (1988 -1993); Biblioteca Pública do Estado da Bahia (1992-2003); Arquivo Público do Distrito Federal (1987-1988) e professora substituta na Universidade Federal da Bahia/Instituto de Ciências da Informação (2000-2001) atuando principalmente nos seguintes áreas: biblioteconomia, bibliotecas especializadas, públicas e universitárias, preservação e conservação. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia/UFAL (2003-2006). Atualmente, professora adjunta I do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, onde ministrando as disciplinas: Estágio I; Fontes e disseminação da Informação e Administração de Unidades de Informação , líder do grupo de pesquisa Informação e conhecimento (CNPq), Conselheira da Associação dos Bibliotecarios Alagoanos no periodo de 2006 a 2007. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pelo Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro - UA em convênio com a Faculdade de Letras - FLUP da Universidade do Porto - UP .

Téléchargements

Publié-e

2014-05-07

Comment citer

Alves, V. B. de A. (2014). O Open Acess e as Comunidades Acadêmicas da Área de Biblioteconomia no Nordeste do Brasil. Ciência Da Informação Em Revista, 1(1), 28–39. https://doi.org/10.28998/cirev.%y128-39

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 7 8 9 10 11 12 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.