CONSTRUINDO O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO A PARTIR DO MAPA MENTAL: EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA A PESSOA IDOSA EM IMPERATRIZ/MA
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.5i9.10377Palavras-chave:
Geografia. Mapa Mental, Educação para pessoa idosa, Imperatriz/MA.Resumo
O trabalho teve por objetivo discutir sobre a construção do conhecimento geográfico através de mapas mentais na Educação para a pessoa idosa. A discussão fundamentou-se na área de Ensino de Geografia com interfase na Cartografia escolar e Educação para a pessoa idosa, explicitando a relação Geografia-espaço-linguagem cartográfica que agrega conhecimento e considera o contexto em que se inserem os alunos. O trabalho envolveu uma parte empírica a partir de estudo de caso aplicado em Imperatriz/MA na Casa do Idoso Feliz, tendo como participantes um grupo de 135 idosos. Os resultados indicaram que o conhecimento geográfico começou a ser apreendido pelos idosos de forma mais efetiva, uma vez que foram trabalhados as memórias, as transformações do espaço vivido e os significados das ações deles no espaço. Mas ao mesmo tempo, os resultados mostraram limitações na percepção do espaço geográfico, que foram influenciadas por acentuadas deficiências na formação escolar e que influencia nas formas de apropriação desse espaço. Assim, concluiu-se que a utilização do mapa mental como ferramenta didático-pedagógica contribui para a construção do conhecimento geográfico na Educação para a pessoa idosa conferindo a esse conhecimento significância e apropriação.Downloads
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