CONTRIBUIÇÕES DO MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO PARA ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM DO PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA E IDENTIFICAÇÃO DE ESPAÇOS DE ACOMODAÇÃO DE SEDIMENTOS NA ENCOSTA A BARLAVENTO

Autores

  • José Danilo da Conceição Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Paulo Vitor Souza dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • José Lucas Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Iasmin Teles de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Daniel Rodrigues de Lira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.6i11.12059

Palavras-chave:

Mapeamento Geomorfológico, Paisagem, Loci Deposicional, Geotecnologias,

Resumo

Os estudos geomorfológicos são de grande importância no ordenamento territorial e no entendimento da paisagem. Concatenado aos estudos geomorfológicos está o estudo dos sedimentos oriundos das formas de relevo, que ajudam no entendimento da dinâmica de processos atuais e pretéritos das formas terrestres. Este estudo propôs realizar um mapeamento geomorfológico da área do Parque Nacional de Serra de Itabaiana/SE e áreas de locis deposicionais nas formas de relevo cartografadas. Desta forma por meio de um mapa índice foram traçados perfis topográficos no qual as morfoesculturas puderam ser individualizadas possibilitando assim a observação de suas unidades. Seguindo da proposta do manual técnico de geomorfologia para identificação de formas de relevo de acordo com os tipos de modelados e com auxílio das geotecnologias, caso do software ArcGIS e Surfer; para a identificação dos locis foram utilizados MDE (Modelo Digital de Elevação) e aplicação da ferramenta Flow Direction a fim de identificar áreas de estocagem de sedimentos. Foram mapeadas 4 unidades do relevo, sendo elas: unidade Maciço Estrutural, Rampa Coluvial, Tabuleiros Dissecados e Depósitos de Tálus. No caso dos sedimentos, foram encontrados 7 locis deposicionais, sendo que 4 estão inseridos no modelado Rampa Coluvial e 3 no modelado Tabuleiros de Dissecados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Danilo da Conceição Santos, Universidade Federal de Sergipe

DGEI

Geografia Física

Referências

CORRÊA, Antônio Carlos de Barros. 2001. Dinâmica geomorfológica dos compartimentos elevados do Planalto da Borborema, Nordeste do Brasil. Ph.D. Tese, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, 386pp.

CHRISTOFOLETTI, A. GEOMORFOLOGIA. 2° ed. São Paulo: BLUCHER, 1980. 159-176 p.

EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Súmula da 10. Reunião Técnica de Levantamento de Solos. Rio de Janeiro, 1979. 83p.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual técnico de geomorfologia, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. – 2. ed. - Rio de Janeiro: IBGE, 2009. 182 p. – (Manuais técnicos em geociências, ISSN 0103-9598; n. 5).

KING, L. A GEOMORFOLOGIA DO BRASIL ORIENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, Rio de Janeiro, n. 2, p. 3-121, 1956.

PARNA Serra de Itabaiana. ICMbio. Brasília, jun. 2005. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2211-parna-serra-de-itabaiana. Acesso em: 14 mai. 2020.

PENTEADO, M. M. Fundamentos de geomorfologia. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1980.185 p.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Estado de Sergipe. Disponível em: http://www.cprm.gov.publique/media/geologia_basica/plgb/sergipe/sergipe_geologia.pdf. Acesso em: 05 set. 2018.

VALERIANO, M. M. 2003. Curvatura vertical de vertentes em microbacias pela análise de modelos digitais de elevação. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.7, n.3, p.539-546.

SEMARH, 2010. Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos - Estudo, Análise e Proposta da Divisão Hidrográfica de Sergipe em Unidades de Planejamento e Bacias Hidrográficas (RE-2). 75p. Disponível em <http://sirhse.semarh.se.gov.br/sirhse//resources/RE02_Divisao_Hidrografica.pdf> Acesso em 20 abril. 2016.

SIRHSE, 2013. Clima. Disponível em: <http://sirhse.semarh.se.gov.br/sirhse/index.php/ macroplanejamento/bacias_hidrograficas/estadoClima/estado>.

Downloads

Publicado

2021-09-08

Como Citar

Santos, J. D. da C., dos Santos, P. V. S., Santos, J. L., de Carvalho, I. T., & de Lira, D. R. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO PARA ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM DO PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA E IDENTIFICAÇÃO DE ESPAÇOS DE ACOMODAÇÃO DE SEDIMENTOS NA ENCOSTA A BARLAVENTO. Revista Contexto Geográfico, 6(11), 31–43. https://doi.org/10.28998/contegeo.6i11.12059