Desenvolvimento desigual, Redes Geográficas e Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros no Brasil: uma análise das ligações de longa extensão

Autores

  • Bruno Candido dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.6i12.13103

Palavras-chave:

desenvolvimento desigual, redes geográficas, transporte coletivo de passageiros, ligações longas

Resumo

O transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros é um serviço público essencial para o povo brasileiro e estratégico para a integração nacional por propiciar deslocamentos de pessoas e mercadorias. Esta circulação permite engendrar um conjunto de reflexões acerca do desenvolvimento desigual no território brasileiro a partir da análise das redes geográficas, com ênfase na urbana e na rodoviária, que são basilares para tal circulação, regulada no âmbito interestadual pelo Estado brasileiro por intermédio da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Este artigo debaterá o transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros no Brasil a partir da análise das ligações de longa extensão, que representam parcela pequena do total em operação atualmente, mas possuem importância central no provimento de conexões entre centros da rede urbana. Para tanto, fora realizado o levantamento bibliográfico que alicerça as discussões teóricas ensejadas nos quatro tópicos que estruturam o texto. Foram utilizados dados populacionais de órgãos públicos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações acerca das ligações obtidas no sítio eletrônico da ANTT para subsidiar o debate.

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Candido dos Santos, B. (2022). Desenvolvimento desigual, Redes Geográficas e Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros no Brasil: uma análise das ligações de longa extensão. Revista Contexto Geográfico, 6(12), 21–42. https://doi.org/10.28998/contegeo.6i12.13103