A AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM TEÓRICA E PRÁTICA NO ENSINO DA CLIMATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria do Socorro Silva Salvador Universidade Federal do Paraná-UFPR
  • Rafaela Melissa Andrade Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Andrei Tavares Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Pedro Augusto Breda Fontão

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16753

Palavras-chave:

Graduação em Geografia, trabalho de campo, Ensino Superior

Resumo

O trabalho de campo no Ensino Superior é considerado um aporte metodológico que visa contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos discentes (de bacharelado e licenciatura). A partir desse pressuposto o presente artigo tem como objetivo relatar a atividade de campo no Parque Campos do Jordão, ocorrida nas turmas de graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pertencente ao componente curricular da disciplina de Climatologia Aplicada. Para a efetivação da pesquisa foi utilizado como recurso metodológico levantamento bibliográfico e o relato de campo da experiência vivida. O resultado obtido mostrou que o Parque Campos do Jordão possui área bastante atrativa e preservada, o que se torna um ponto referencial para a aprendizagem dos alunos, bem como a visitação de turistas. Diante disto concluísse que atividade de campo é um método que contribuem significativamente no processo de aprendizagem dos discentes.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Salvador, M. do S. S., Ferreira, R. M. A. ., Fernandes, A. T. ., & Fontão, P. A. B. . (2024). A AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM TEÓRICA E PRÁTICA NO ENSINO DA CLIMATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Revista Contexto Geográfico, 9(18), 417 – 427. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16753

Edição

Seção

V Simpósio de Geografia Física do Nordeste