OFICINA DE MAPEAMENTO DIDÁTICO E GEODIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Joanderson Fernandes Simões Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Zuleide Maria Carvalho Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Simone Cardoso Ribeiro
  • Carlisson Gleidson Silva de Oliveira
  • Maria Luiza de Oliveira Terto

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16823

Palavras-chave:

Geodiversidade, Educação, Geoparque Seridó

Resumo

As ações de divulgação de conhecimento geocientífico estão articuladas a uma série de estratégias que podem ser empregadas visando promover aprendizagens significativas. Diversas são as formas de realização de dinâmicas que buscam essa finalidade, e uma delas é através de oficinas de conscientização e popularização englobando áreas-chave da ciência geográfica – como é o caso da cartografia –, e um ramo interdisciplinar que está sendo cada vez mais trabalhado por geólogos, geógrafos, turismólogos, ecólogos, biólogos e tantos outros profissionais: a Geodiversidade. Dessa forma, o objetivo é apresentar um relato de experiência de uma oficina que teve como título: “mapeamento didático de Geossítios do Geoparque Seridó: conceitos e aplicações”, realizada durante a 14ª Semana de Meio Ambiente do IFRN. Para consecução de tal objetivo, metodologicamente foram realizadas revisões bibliográficas e descrição de todas as etapas realizadas, expondo como resultado a importância das atividades vinculadas ao tripé educação, sustentabilidade e sensibilização.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Fernandes Simões, J., Maria Carvalho Lima, Z., Cardoso Ribeiro, S., Gleidson Silva de Oliveira, C., & de Oliveira Terto, M. L. (2024). OFICINA DE MAPEAMENTO DIDÁTICO E GEODIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Contexto Geográfico, 9(18), 197 – 208. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16823

Edição

Seção

V Simpósio de Geografia Física do Nordeste