ASPECTOS DA GEODIVERSIDADE ASSOCIADOS AO PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO DO CENTRO DE SÃO CRISTÓVÃO - SE

Autores

  • Carolina Oliveira Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Rafael Barbosa do Espirito Santo Universidade Federal de Sergipe
  • Taís Kalil Rodrigues Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16869

Palavras-chave:

GEOPATRIMÔNIO, GEOTURISMO, GEOCONSERVAÇÃO

Resumo

Uma das possibilidades para viabilizar a geoconservação de uma área é o uso geoturístico da mesma, desde que tal uso faça parte de um conjunto de estratégias que garantam a integridade do local possibilitando com isso associar espetacularidade cênica, contemplação e Geoturismo mostrando a influência da geodiversidade no caráter dos valores históricos e culturais. São Cristóvão está localizado na região centro-leste de Sergipe. A metodologia consistiu na inventariação utilizando o Sistema de Cadastro e Quantificação de Geossítios a partir do que foi observado nos trabalhos de campo. Todos os pontos mencionados têm um alcance de importância nacional e necessitam de medidas de proteção a médio prazo. O Centro Histórico de São Cristóvão possui valiosos componentes de geodiversidade, indicando seu enorme potencial para a exploração do geoturismo local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, C. S.; MENESES, L. F. METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ESTÉTICO DAS GEOFORMAS NA ÁREA DO PROJETO GEOPARQUE CARIRI PARAIBANO. Clio Arqueológico, v. 32, n. 3, p. 37-60, 2017.

CARVALHO, L.M.; MARTINS, V.S. Geodiversidade do estado de Sergipe. Programa geologia do Brasil. Levantamento da geodiversidade. Salvador: CPRM- Serviço Geológico do Brasil, p.156, 2017.

CPRM. GEOSSIT: Cadastro de sítios geológicos. Disponível em: <https://www.cprm.gov.br/geossit/geossitios/simulador> acesso em: 20/07/2023.

DANI SANTOS e HEITOR XAVIER. VivaCidade: conheça o Complexo do Carmo, onde habita o silêncio dos claustros e ecoa historicidade e beleza. Disponível em: <https://publicacao.saocristovao.se.gov.br/post/vivacidade-conheca-o-complexo-do-carmo-onde-habita-o-silencio-dos-claustros-e-ecoa-historicidade-e-beleza>. Acesso em: 16 jun 2023.

FRANCO, B. A. A. Estudo das argamassas antigas: o caso da Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, em São Cristóvão, Sergipe. 2020.

GARCIA, M. G. M.; REVERTE, F. C.; MUCIVUNA, V. C.; ARRUDA, K. E. C.; PROCHOROFF, R.; SANTOS, P. L. A.; & ROMÃO, R. M. M. Geoconservação em áreas protegidas: contribuição de cursos para monitores ambientais no litoral norte do estado de São Paulo, Brasil.Terræ Didática, 15, 1-18, 2019.

GEOPATRIMÔNIO-GEOCONHECIMENTO, G.; VIEIRA, G. A.; FIGUEIRÓ, A.; CUNHA L.; & STEINKE, V. A REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DA GEODIVERSIDADE E DO GEOPATRIMÔNIO: INSTRUMENTOS PARA A GEOCONSERVAÇÃO. GEOPATRIMÓNIO. Geopatrimônio - geoconhecimento, Geoconservação e Geoturismo. p. 147, 2018.

IBGE - CIDADES E ESTADOS. CENSO 2022 - Disponível em: acesso em: 27/06/2023.

NUNES, M. T. Sergipe colonial I. São Cristóvão: UFS, 1989.

PINTO, A. B. C. Geodiversidade e Patrimônio Geológico de Salvador: uma diretriz para a geoconservação e a educação em geociências. Tese de Doutorado. Universidade do Minho (Portugal), 2015.

SERRANO, E.; RUIZ-FLAÑO, P. Geodiversity. A theoretical and applied concept, Valladolid: Geographica Helvetica Jg. 62, 2007/Heft 3 p. 140 - 147.

SILVA, J. F. A.; AQUINO, C. M. S.; NUNES, H. K. B. A espetacularidade Cênica de Geoformas no Sudeste Piauiense como fonte de contemplação da paisagem e suporte para o Geoturismo. Equador, Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí, Piauí, Vol. 6 N°1, p.137-149, Outubro de 2017.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Oliveira Andrade, C., Barbosa do Espirito Santo, R., & Kalil Rodrigues, T. (2024). ASPECTOS DA GEODIVERSIDADE ASSOCIADOS AO PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO DO CENTRO DE SÃO CRISTÓVÃO - SE. Revista Contexto Geográfico, 9(18), 262 – 276. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.16869

Edição

Seção

V Simpósio de Geografia Física do Nordeste