TERRITÓRIO DA PRECARIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.23.19077Palavras-chave:
professor temporário;, fragilização na educação;, fragmentação do processo de ensino-aprendizagemResumo
Este artigo busca investigar e analisar as implicações de contratações de professores
temporários no município de Rio Largo/AL no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma
análise exploratória e descritiva com uma abordagem qualiquantitativa. O estudo recorreu à pesquisa
bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários para 32 professores contratados pelo
referido município no período de 2017 a 2019. Essas ferramentas subsidiaram a pesquisa, assim como a
elaboração de gráficos e quadros com os dados coletados. A análise dos dados demonstrou que a
contratação temporária influenciou diretamente nas condições materiais de trabalho dos professores,
inserindo-os em contexto de superexploração. Diante disso, verifica-se que a atuação dos professores
temporários é marcada pela instabilidade empregatícia, fragilidade salarial, horas de trabalho excedentes
e gratuitas, bem como ausência de recursos didático-pedagógicos. Tal contexto condiciona os professores
temporários a não estabelecer laços firmes com o ambiente escolar. A relevância deste estudo consiste em
refletir sobre as condições de trabalho dos professores, demonstrando as suas implicações no processo de
ensino e aprendizagem, sobretudo quando se tratam de condições inadequadas diante das exigências e/ou
necessidades para a realização de um trabalho comprometido com a educação de qualidade.
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