TERRITÓRIO DA PRECARIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.23.19077

Palavras-chave:

professor temporário;, fragilização na educação;, fragmentação do processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo busca investigar e analisar as implicações de contratações de professores
temporários no município de Rio Largo/AL no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma
análise exploratória e descritiva com uma abordagem qualiquantitativa. O estudo recorreu à pesquisa
bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários para 32 professores contratados pelo
referido município no período de 2017 a 2019. Essas ferramentas subsidiaram a pesquisa, assim como a
elaboração de gráficos e quadros com os dados coletados. A análise dos dados demonstrou que a
contratação temporária influenciou diretamente nas condições materiais de trabalho dos professores,
inserindo-os em contexto de superexploração. Diante disso, verifica-se que a atuação dos professores
temporários é marcada pela instabilidade empregatícia, fragilidade salarial, horas de trabalho excedentes
e gratuitas, bem como ausência de recursos didático-pedagógicos. Tal contexto condiciona os professores
temporários a não estabelecer laços firmes com o ambiente escolar. A relevância deste estudo consiste em
refletir sobre as condições de trabalho dos professores, demonstrando as suas implicações no processo de
ensino e aprendizagem, sobretudo quando se tratam de condições inadequadas diante das exigências e/ou
necessidades para a realização de um trabalho comprometido com a educação de qualidade.

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Publicado

2025-03-10

Como Citar

Avelino, D., Dantas, T. C., & Santos, M. F. P. dos. (2025). TERRITÓRIO DA PRECARIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Contexto Geográfico, 10(23), e102319077. https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.23.19077