O marketing digital e o instagram: um estudo exploratório de imobiliárias da cidade de Montes Claros (Minas Gerais/Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.24.19289

Palavras-chave:

Marketing digital, Instagram, Imobiliárias, Montes Claros

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o uso das redes sociais, especificamente o “Instagram”, como ferramenta de marketing digital de imobiliárias atuantes na cidade de Montes Claros (Minas Gerais/Brasil). Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica pautada em autores como Richers (1994); Cobra (2002); Kuhn, Pereira e Nerbas (2009); Bortolo (2011); Mendonça, Sachsida, 2012); Barbosa (2019), dentre outros, através da leitura de livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas virtuais; a partir dos descritores: marketing, marketing imobiliário, marketing digital, mídias sociais, Instagram, etc. E, análise de dados coletados a partir de pesquisa exploratória com o monitoramento dos perfis da rede social Instagram das empresas – Jair Amintas Netimóveis, Master Imobiliária LTDA e Ana Carolina Imóveis (localizadas em Montes Claros) - de forma não participativa. Considera-se que o Instagram é uma ferramenta com padrões que resultam em boa criação de conteúdo e publicidade, proporcionando benefícios para as imobiliárias, que podem utilizá-lo de maneira criativa e atrair os clientes, isto com baixo investimento, uma vez que, o mesmo é uma rede social gratuita e que abarca milhões de pessoas. Isto posto, as três imobiliárias analisadas nesta pesquisa fazem o uso diário do Instagram, publicando em média 2 a 3 stories e, com publicações frequentes no feed, destinadas, sobretudo, a comercialização de imóveis, seguida de informações e dicas sobre questões relacionadas ao mercado imobiliário de Montes Claros e/ou a própria imobiliária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VanessaTamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (2025). Bolsista CAPES (2023-2024). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Unimontes (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica do Departamento de Geociências da Unimontes (2021-2022).

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenador didático do curso de Geografia ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB - no CEAD - Centro de Educação a distância locado no campus sede da Unimontes e demais polos. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO UNIMONTES, Bienio 2025 - 2026, esteve como coordenador adjunto do PPGEO no ano de 2024. Esteve como Pró-Reitor Adjunto de Pós Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros entre 2019 à 2023 e também, Chefe do Departamento de Geociências na mesma universidade entre Fevereiro de 2018 a Março de 2019. É Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi bolsista Capes nível de Doutorado fazendo parte do Grupo de pesquisa Espaços Metropolitanos. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Graduado no curso de Licenciatura (2008) e Bacharelado (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. Atualmente é Professor Adjunto efetivo no Departamento de Geociências no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - MG, membro efetivo do Programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado - PPGEO da Unimontes.

Referências

AGUIAR, S. Redes Sociais na Internet: Os desafios à pesquisa. Rio de Janeiro: Sulina, 2007.

ACIMOC - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE MONTES CLAROS. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros potencialidades. Montes Claros, 2012. Disponível em: <https://www.acimoc.com.br/sobre>. Acesso em: 26 fev. 2025.

BARBOSA, A. Os Segredos do Instagram. Disponível em: < https://www.passeidireto.com/arquivo/52784718/ebook-os-segredos-do-instagram>. Acesso em: 26 fev. 2025.

BORTOLO, C. A. de. Do marketing imobiliário ao bom negócio: uma análise das estratégias imobiliárias e atuação dos agentes no mercado imobiliário. Programa de Pós-Graduação em Geografia/Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.

CANAN, L. F. Leitura da Paisagem Urbana da Cidade de Montes Claros: Análise das Transformações do “Coração do Núcleo Urbano". Dissertação (Mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2014.

COBRA, M. Administração de Marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

FAVERO, M. B. ALVAREZ, F. J. S. M. A dinâmica da utilização das redes sociais no processo de comunicação pelas micro e pequenas empresas têxteis: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, v. 15, p. 38-57, 2014.

FRANÇA, I. S. A Cidade Média e suas Centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Uberlândia, 2007.

FRANÇA, I. S. de; PEREIRA, A. M.; SOARES, B. R.; MEDEIROS, D. L. Cidade média, polarização regional e setor de educação superior: Estudo de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Formação, Presidente Prudente, v. 2, p. 52-69, 2009. Disponível em: < https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/863>. Acesso em: 27 fev. 2025.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. FJP, 2023. Disponível em:<https://fjp.mg.gov.br/produto-interno-bruto-pib-de-minas-gerais/>. Acesso em: 27 fev. 2025.

GOMES, F. S. Discursos contemporâneos sobre Montes Claros: (re)estruturação urbana e novas articulações urbano-regional. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Belo Horizonte, 2007.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/demografico-2022/universo-caracteristicas-dos-domicilios>. Acesso em: 18 fev. 2025.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2012.

KUHN, E. A.; PEREIRA, L. P.; NERBAS, P. de F. Avaliação de imóveis e perícias. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no Mundo Moderno. Tradução Alcides João de Barros. São Paulo: Editora Ática, 1991.

LEITE, M. E.; PEREIRA, A. M. Expansão urbana e os espaços de pobreza na cidade de Montes Claros. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005, São Paulo. Anais [...] São Paulo: USP, 2005. p. 40-55.

LEVINE, R.; LOCKE, C. Manifesto da economia digital: o fim dos negócios como nós conhecemos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

MENDONÇA, M. J.; SACHSIDA, A. Existe bolha no mercado imobiliário brasileiro? Texto para Discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2007. Disponível em:

https://www.econstor.eu/bitstream/10419/91073/1/725784032.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2025.

NOGUEIRA, M.; GARCIA, R. A. A inserção das cidades médias na rede urbana brasileira. Terra Plural, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 61–71, 2008. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1152>. Acesso em: 23 fev. 2025.

RICHERS, R. O que é marketing. São Paulo: Brasiliense, 1994.

RIGOTTI, J. I. R.; CAMPOS, J. Movimentos Populacionais e as Cidades Médias de Minas Gerais. In: VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES, 2009, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: CEDEPLAR/FACE/UFMG, 2009.p. 15-25.

SILVA, R. C. E. de O.; MARINHO, G. A.; SANTOS, D. F. dos; BUENO, P. V. As transformações do mercado imobiliário brasileiro nos anos 2000 – uma análise do ponto de vista legal e econômico. Revista da Ciência da Administração, São Paulo, v. 6, ago./dez. 2012. Acesso em: < https://www.academia.edu/4247682/AS_TRANSFORMA%C3%87%C3%95ES_DO_MERCADO_IMOBILI%C3%81RIO_BRASILEIRO_NOS_ANOS_2000_UMA_AN%C3%81LISE_DO_PONTO_DE_VISTA_LEGAL_E_ECON%C3%94MICO>. Acesso em: 26 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Rodrigues Rocha, V., & Alexandre de Bortolo, C. (2025). O marketing digital e o instagram: um estudo exploratório de imobiliárias da cidade de Montes Claros (Minas Gerais/Brasil). Revista Contexto Geográfico, 10(24), 203 – 224 (e. https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.24.19289