O marketing digital e o instagram: um estudo exploratório de imobiliárias da cidade de Montes Claros (Minas Gerais/Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.24.19289Palavras-chave:
Marketing digital, Instagram, Imobiliárias, Montes ClarosResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o uso das redes sociais, especificamente o “Instagram”, como ferramenta de marketing digital de imobiliárias atuantes na cidade de Montes Claros (Minas Gerais/Brasil). Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica pautada em autores como Richers (1994); Cobra (2002); Kuhn, Pereira e Nerbas (2009); Bortolo (2011); Mendonça, Sachsida, 2012); Barbosa (2019), dentre outros, através da leitura de livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas virtuais; a partir dos descritores: marketing, marketing imobiliário, marketing digital, mídias sociais, Instagram, etc. E, análise de dados coletados a partir de pesquisa exploratória com o monitoramento dos perfis da rede social Instagram das empresas – Jair Amintas Netimóveis, Master Imobiliária LTDA e Ana Carolina Imóveis (localizadas em Montes Claros) - de forma não participativa. Considera-se que o Instagram é uma ferramenta com padrões que resultam em boa criação de conteúdo e publicidade, proporcionando benefícios para as imobiliárias, que podem utilizá-lo de maneira criativa e atrair os clientes, isto com baixo investimento, uma vez que, o mesmo é uma rede social gratuita e que abarca milhões de pessoas. Isto posto, as três imobiliárias analisadas nesta pesquisa fazem o uso diário do Instagram, publicando em média 2 a 3 stories e, com publicações frequentes no feed, destinadas, sobretudo, a comercialização de imóveis, seguida de informações e dicas sobre questões relacionadas ao mercado imobiliário de Montes Claros e/ou a própria imobiliária.
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