O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Thiago Calheiros Dantas
  • Maria Francineila Pinheiro dos Santos
  • Ana Paula Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.1i2.6093

Palavras-chave:

Lugar, Representações, Ensino de Geografia.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os desenhos enquanto recurso didático no ensino de Geografia. Como procedimentos metodológicos utilizou-se de desenhos e justificativas figurativas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Pilar/Alagoas para viabilizar a análise. As representações dos alunos foram analisadas tanto pela sua forma, quanto pelo conteúdo. A análise da forma (desenho) e conteúdo (justificativas) mostra o entendimento que o alunado tem acerca das relações que possuem com o mundo no lugar (es), as especificidades do(s) lugar (es), e os sentimentos que as pessoas desenvolvem neste(s) espaço(s) e com o outro. Os resultado deste estudo demonstra que os alunos trouxeram fortemente nos desenhos, as relações com o seu cotidiano, destacando a influência da mídia orientando suas concepções, e os sentimentos de pertencimento em relação a rua onde residem.

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Publicado

2018-09-15

Como Citar

Dantas, T. C., Santos, M. F. P. dos, & Silva, A. P. L. da. (2018). O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 1(2), 52–61. https://doi.org/10.28998/contegeo.1i2.6093

Edição

Seção

Artigos