Dialéticas do feminino
interlocuções com professoras de educação física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS) sobre trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p41-59Palavras-chave:
Trabalho Pedagógico, Dialéticas do Feminino, Educação Física Escolar, Políticas EducacionaisResumo
Sistematiza-se estudo que, por meio de entrevista e grupo de interlocução, analisou as Dialéticas do Feminino nos discursos sobre o trabalho pedagógico de professoras egressas do Curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do Estado do Rio Grande do Sul. A análise dialética dos dados indicou que o trabalho pedagógico se constituiu sob influência das subjetividades das professoras, da historicidade da graduação em Educação Física, das políticas educacionais, da categoria profissional. As Dialéticas do Feminino foram relacionadas às particularidades da condição feminina, influenciadas pela totalidade capitalista e descortinaram a importância do debate e do trabalho pedagógico das mulheres em um movimento dialético que se contrapõe à ideologia masculina dominante.
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