Fatores determinantes da evasão de estudantes de cursos superiores de tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p297-322Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Cursos Superiores de Tecnologia, Evasão/desistênciaResumo
A evasão escolar é um fenômeno complexo e comum às instituições de ensino superior da sociedade contemporânea e está presente, principalmente, nos Cursos Superiores de Tecnologia (CST). Neste estudo buscou-se compreender fatores que contribuem para a evasão de estudantes que ingressam em CST, analisando a situação escolar/acadêmica como ex-estudantes. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa e quantitativa por meio de pesquisa de campo, assumindo a forma de estudo de caso. Foram envolvidos 95 ex-estudantes de quatro CST de um Instituto Federal da Região Sul do país, ingressantes entre os anos 2010 a 2018 por meio da aplicação de questionário. Os resultados apontam que contradições e conflitos existentes no processo de evasão são múltiplos, desde dificuldades dos estudantes até as de caráter institucional. A instituição de ensino precisa conhecer quem são seus estudantes, ajudando-os nas suas necessidades concretas.
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