A extensão universitária

uma experiência de ensino-aprendizagem que ajuda desenvolver as habilidades e competências dos estudantes de direito

Autores

  • Pedro Demo Universidade de Brasília - UnB
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14824

Palavras-chave:

Cursos de Direito, Aprendizagem, Atividade extensionista, Ensino com pesquisa, Pesquisa-ação

Resumo

O artigo problematiza o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes de Direito do Brasil. O modelo de ensino jurídico centrado na apresentação teórica do professor em sala de aula cedeu lugar às formas de construção do conhecimento que reservem ao discente um lugar ativo e participativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo de leis, doutrina e jurisprudência continua essencial para a formação técnica do bacharel em Direito, desde que realizados com o fim de formar um espírito crítico e reflexivo. Nesse processo participativo de aprendizagem, a extensão universitária possui um papel decisivo, já que favorece o desenvolvimento de uma consciência cidadã e postura mais ativa e transformadora, incluindo atividades de “ensino com pesquisa” e “pesquisa-ação”. A experiência docente concreta se refere a um projeto de extensão que visa contribuir a efetivar o direito de acesso à justiça.

Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília - UnB

Bolsista Produtividade 1A CNPq. Pesquisador Emérito na UnB. Publicou mais de 100 livros. E-mail: lepp@rc.unesp.br

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico e Regional (PDCR) do CNPq/FAPEAL. Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDIC) da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Publicou mais de 100 artigos científicos. E-mail: renan.antonio@uneal.edu.br

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Publicado

25/03/2023

Como Citar

DEMO, P.; SILVA, R. A. da. A extensão universitária: uma experiência de ensino-aprendizagem que ajuda desenvolver as habilidades e competências dos estudantes de direito. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14824, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14824. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14824. Acesso em: 1 jun. 2023.

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