A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E O PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO - PNPG (2011-2020): RUPTURAS E PERMANÊNCIAS

Autores

  • Simone Burioli Ivashita Universidade Estadual de Londrina
  • Aline Daniella Rezende Vieira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p121

Palavras-chave:

Educação, Pós-Graduação, Avaliação.

Resumo

Este texto adota como temática central a pós-graduação no Brasil e objetiva ampliar as discussões acerca das Políticas Educacionais, para tanto utilizaremos como fonte o documento/Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) de 2011 – 2020 que é referência em termos de diretrizes e metas para a implementação das políticas públicas relacionadas à pós-graduação brasileira. Neste período houve a proposição de seis PNPGs e para entender as rupturas e permanências desses quase quarenta anos de plano, dividimos o texto em dois momentos: em um primeiro momento tratamos da implantação e consolidação da pós-graduação e em um segundo momento discutimos os Planos dando ênfase aos seus objetivos em cada momento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação e professora de Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente desenvolvo pesquisa na área de História da Educação, especificamente sobre instituições educativas, produção discente e imprensa periódica.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

BURIOLI IVASHITA, Simone; DANIELLA REZENDE VIEIRA, Aline. A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E O PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO - PNPG (2011-2020): RUPTURAS E PERMANÊNCIAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 121, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p121. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4062. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.