A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Avaliação da aprendizagem escolar. Tecnologias Digitais de informação e Comunicação.

Resumo

De encontro a um modelo tradicional de aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em que o professor expõe o conteúdo, dá exemplos e, em seguida, aplica uma prova escrita para verificar se o estudante consegue reproduzir o que foi “passado”, propomos o trabalho com tarefas de avaliação que façam uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), buscando caracterizá-lo como uma prática de investigação e oportunidade de aprendizagem. Subsidiamos a discussão aqui apresentada em dados coletados de quatro tarefas avaliativas em “momentos formais” de avaliação em turmas de CDI. A análise de caráter qualitativa e de cunho interpretativo, buscou: (i) evidenciar potencialidades das tarefas de avaliação em termos de suas possibilidades para experimentação com tecnologias; (ii) promover uma reflexão acerca das oportunidades de aprendizagem geradas nesses “momentos formais” de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR)/ câmpus Londrina.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR)/ câmpus Londrina.

Henrique Rizek Elias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ câmpus Londrina.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; ELIAS, Henrique Rizek. A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 140–163, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5308. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.