A BNCC no descompasso entre o ideal do currículo formal e interposições do currículo real
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p344-364Palavras-chave:
BNCC. Educação. Realidade Escolar.Resumo
Este artigo apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular em face das relações de poder impressas pelo currículo formal. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, tendo como objetivos analisar os pressupostos epistemológicos da BNCC e refletir sobre suas limitações nas possíveis contribuições para o ensino, considerando as distâncias entre o currículo formal e a sua efetivação real. Fundamentados pela teoria crítica do currículo, analisamos a BNCC a partir dos eixos ideologia, cultura e poder. Os resultados apontam duas realidades distintas: de um lado, a proposta de educação homogeneizadora do currículo formal; de outro, a escola, atuando na ressignificação do currículo com práticas inovadoras e significativas, para além das prescrições formais.
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