https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/issue/feedDebates em Educação2023-05-10T16:59:34-03:00Inalda Maria dos Santosrevistappgeufal@gmail.comOpen Journal Systems<p><strong>Debates em Educação </strong>é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente <em>online</em> e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. </p> <p><a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=XeG91Z4AAAAJ" target="_blank" rel="noopener">Google Schoolar - Citações</a></p> <p><strong>Qualis Capes 2017-2020</strong>: A2 Educação</p>https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15255Governamentalidade, Prova Brasil e Governo das Infâncias em uma escola pública de São Miguel dos Campos/AL2023-04-14T15:20:36-03:00Karla de Oliveira Santoskarlasmcampos@hotmail.comLaura Cristina Vieira Pizzilcvpizzi@hotmail.com<p>Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma escola pública da zona urbana do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. O objetivo deste trabalho foi observar a participação das crianças na Prova Brasil e o governo das infâncias exercido pela escola para o alcance de metas. Os resultados apontam uma sujeição e auto responsabilização das crianças pelos resultados da Prova Brasil através de discursos tidos como verdades, formando subjetividades para atender a uma racionalidade política do estado governamentalizado, alinhadas aos fins do ranqueamento do IDEB.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13804Educação Infantil e educação das relações étnico-raciais em relatórios de estágio supervisionado2022-08-08T20:42:23-03:00Alyssandra Fabrícia Ferreira Barrosalyssandra.barros@cedu.ufal.brCleriston Izidro dos Anjoscianjos@yahoo.com.brFábio Hoffmann Pereira hoffmann@arapiraca.ufal.brEllen de Lima Souzaellen.souza@unifesp.brRose Mística da Silva Ferreirarose.ferreira@cedu.ufal.br<p>O objetivo é investigar como a educação das relações étnico-raciais é abordada em relatórios de estágio em Educação Infantil. É uma pesquisa documental e indica a necessidade de inclusão de temáticas na formação docente para uma Educação Infantil antirracista.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14232Uma proposta para o ensino de geometria espacial2022-11-04T23:51:11-03:00Maria Graciene Moreira Santosgracienemoreira546@gmail.comFrancisco Régis Vieira Alvesfregis@ifce.edu.brFrancisco José de Limafranciscjose@ifce.edu.br<p>Dadas as dificuldades dos estudantes na compreensão de figuras tridimensionais quando esboçadas no plano bidimensional em sala de aula, como o quadro ou lousa branca, vimos a necessidade de propor este estudo. O trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a introdução do ensino de sólidos de revolução com o aporte do software GeoGebra, norteada pelas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas. Como metodologia, adotamos a Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori - dado o fato de que este é um trabalho em andamento. Como resultados trazemos uma construção que pode ser utilizada pelo professor para explorar conceitos geométricos de área e da visualização da passagem de figuras 2D para 3D, estimulando a visualização geométrica do estudante por meio da manipulação de comandos no GeoGebra. Desse modo, busca-se colaborar com a prática do professor de matemática. Este estudo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), logo, almejamos desenvolver esta construção em sala de aula e continuar as duas fases posteriores da Engenharia Didática, com coleta de dados empíricos. </p> <p> </p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14105A UFMA empreendedora2022-09-20T11:16:25-03:00Leonardo José Pinho Coimbraleonardoufma1978@gmail.comAna Paula Ribeiro de Sousaanapaularis@hotmail.com<p>O artigo investiga as políticas de empreendedorismo adotadas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, no tocante à criação de uma “cultura empreendedora” na universidade. A hipótese é que esse tipo de estratégia pedagógica, que se orienta na Pedagogia Empreendedora, reforça a heteronomia e a semiformação individuais, além de reproduzir concepções pedagógicas que se pautam pela Teoria do Capital Humano. É um estudo de caráter analítico-exploratório, que se utiliza do método histórico-dialético para análise e interpretação do objeto em tela. Investiga fontes escritas primárias, além de documentos e resoluções produzidas por esta instituição, para tentar compreender como as recentes iniciativas da UFMA estão caminhando no sentido da criação de uma mentalidade empresarial, ou, como a própria universidade afirma: uma “cultura empreendedora”.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14077A ausência do corpo na escola2022-09-16T11:36:29-03:00Vanderlei Carbonaravanderlei.carbonara@ucs.brAmanda Khalil Suleiman Zuccoakszucco@ucs.br<p>O artigo nasce da suspeita de que muitas das práticas educativas escolares ocorrem com um pressuposto tácito da ausência corporal dos educandos. Isso porque, não raras vezes no contexto escolar, o corpo sofre adequações que o distanciam de si, limitando-o a material para realizar ações predeterminadas. Atento às implicações dessa ausência do corpo, e propondo referenciais para avançar nessa reflexão, este estudo explora elementos do percurso fenomenológico de Merleau-Ponty sobre o sujeito corpóreo. Para tanto, analisa-se o conceito de corporeidade a fim de refletir sobre a ausência corporal dos estudantes instituída em algumas práticas corporais na escola. É nesse itinerário argumentativo que se sustenta um deslocamento de concepção em relação ao sujeito que é designado pela escola como aluno: de um sujeito que está ausente de corpo a um sujeito corpóreo; de alguém que aprende à revelia de sua corporeidade a um sujeito que experiencia a aprendizagem como corpo próprio.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14072A política de contratação de professores temporários em Mocajuba-PA2023-01-09T13:21:54-03:00Ariel Feldmanariel@ufpa.brRoberta Adriane Correa Martinsadrianemartins08b@gmail.com<p>Objetiva-se analisar a política de contratação de professores temporários no município de Mocajuba-PA entre 2009 e 2021. Estudo de caso exploratório em abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados das análises constataram que as contratações se baseiam em relações clientelistas, com a distribuição de cargos em troca de lealdade política. Foi observado, ainda, que os docentes não são protegidos pela legislação e sofrem com reiterados atrasos salariais.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13417Saberes necessários ao acupunturista2022-05-30T15:36:03-03:00João Manoel da Silva Malheirojoaomalheiro@ufpa.brEvanilse Maria Leite Fernandes Saleseva.orientadora.aba@gmail.com<p>Saberes inerentes a acupunturistas para uma prática eficiente é fundamental. Objetivamos analisar saberes que os acupunturistas precisam ter para desenvolver uma prática eficiente. Este estudo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, foi realizado com quatro professores formadores da Associação Brasileira de Acupuntura. As respostas foram avaliadas por análise de conteúdo, emergindo três categorias: ensinamentos além dos conteúdos; saberes para o êxito profissional e saberes do bom acupunturista. Os dados analisados evidenciaram que os saberes dos acupunturistas devem ser: disciplinares, curriculares e pedagógicos. Esses conhecimentos, não são suficientes para a formação de bons profissionais, pois precisam de saberes holísticos para lidar com as vicissitudes da pessoa humana.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14824A extensão universitária2023-01-04T22:57:13-03:00Pedro Demolepp@rc.unesp.brRenan Antônio da Silvarenan.antonio@uneal.edu.br<p>O artigo problematiza o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes de Direito do Brasil. O modelo de ensino jurídico centrado na apresentação teórica do professor em sala de aula cedeu lugar às formas de construção do conhecimento que reservem ao discente um lugar ativo e participativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo de leis, doutrina e jurisprudência continua essencial para a formação técnica do bacharel em Direito, desde que realizados com o fim de formar um espírito crítico e reflexivo. Nesse processo participativo de aprendizagem, a extensão universitária possui um papel decisivo, já que favorece o desenvolvimento de uma consciência cidadã e postura mais ativa e transformadora, incluindo atividades de “ensino com pesquisa” e “pesquisa-ação”. A experiência docente concreta se refere a um projeto de extensão que visa contribuir a efetivar o direito de acesso à justiça.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14131A valia dos registros no Portal Institucional do PIBID Unipampa para a divulgação científica2023-04-16T13:23:07-03:00Fernando Icaro Jorge Cunhaicaro729@gmail.comCristiane Barbosa Soarescristi.soa@gmail.comAilton Jesus Dinardiailtondinardi@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho é apresentar a visão de um bolsista PIBID, licenciando em Ciências da Natureza, frente à mediação de postagens e fichamentos no Portal Institucional. O estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, através do método de caracterização, que se constitui por uma revisão narrativa, partindo de uma experiência exitosa, onde o bolsista apresentou uma narrativa que assegura a importância do programa para sua formação acadêmico-profissional e, todos os rendimentos da divulgação científica no Ensino de Ciências, em tempos de pandemia da COVID-19. A extração do lócus de fichamentos do Portal que compõem a discussão são frutos de atividades exitosas em leituras, lives, webinários e capacitações. Dentre elas, destaca-se: o levantamento socioantropológico, o PIBID Cultura, a oficina de gamificação e o INTRAPIBID que proporcionou a socialização das principais experiências de pibidianos. Estas experiências contribuíram significativamente para o desenvolvimento da prática docente e da formação acadêmico-profissional dos bolsistas.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14120Acolhimento emocional pós-pandemia2023-04-16T13:24:37-03:00Daniela Karine Ramosdadaniela@gmail.com<p>Este estudo teve o objetivo de analisar os conteúdos relacionados às emoções de estudantes universitários no momento de retorno às aulas presenciais para entender a sua influência sobre os sentidos atribuídos à pandemia. Realizou-se uma pesquisa de campo transversal de abordagem qualitativa com 28 estudantes que foram organizados em três grupos. A coleta de dados envolveu o registro das emoções e uma entrevista coletiva. A análise utilizou a codificação pelo método afetivo. Os resultados revelaram a frequência maior de emoções negativas e um segundo movimento de adaptação no retorno às aulas presenciais. Reconhece-se a importância do acolhimento emocional e do exercício da escuta do outro.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14085Experimentações docentes no curso de pedagogia da FACED/UFAM2022-11-10T19:27:40-03:00Francisauro Fernandes da Costafrancisaurocosta@gmail.comHeloisa da Silva Borgeshelo-borges@hotmail.comCláudio Gomes da Victóriaclaudiovictoria@ufam.edu.br<p>Este texto resulta das experiências vivenciadas no estágio docente no Ensino Superior, realizado na disciplina “Educação na Região Amazônica” no curso de Pedagogia da FACED/UFAM. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo, evidenciando a imprescindível contribuição da disciplina para a compreensão da região amazônica sob as dimensões territoriais, educacionais, culturais, econômicas, políticas, socioambientais. Destaca-se ainda a importância do estágio docente para a formação acadêmica dos sujeitos envolvidos no processo educativo.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14074Formação em contexto2022-11-19T11:44:21-03:00Petrônio Cavalcantepetronioprofessor3@gmail.comFrancione Charapa Alvespetronioprofessor3@gmail.comMaria Socorro Lucena Limapetronioprofessor3@gmail.com<p>Objetiva-se compreender as percepções de professoras dos anos iniciais, em Fortaleza-CE, sobre a formação em contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com entrevista semiestruturada junto a sete professoras de uma escola pública municipal, com dados examinados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que é ofertada uma formação continuada sob uma perspectiva crítica e reflexiva, mas que as professoras não constroem essa formação coletivamente. Além disso, os temas da formação não são definidos por professores e coordenadores pedagógicos, mas pela Secretaria de Educação.</p>2023-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15070Docentes ecosóficos investigadores que hacen camino al andar - Presentación del dossier2023-02-02T17:46:15-03:00Osmar Hélio Alves Araújoosmarhelio@hotmail.comMilagros Elena Rodríguezmelenamate@hotmail.comIvan Fortunatoivanfrt@yahoo.com.brEmerson Augusto de Medeirosemerson.medeiros@ufersa.edu.br<p>Se cumple con el objetivo complejo de presentar el dossier: <em>la práctica docente en los programas de postgrado stricto sensu</em>; lo hacemos bajo el lema: docentes ecosóficos investigadores que hacen camino al andar, que se crecen en las dificultades en nuestros países y en las prácticas docentes esgrimen su mejor esencia de humanidad; es el anhelado y urgencia. Se realiza un des-ligaje y re-ligaje para aperturas esenciales complejas, ecosóficas en cualquier campo de investigación para aperturar caminos utópicos en medios de evidentes problemas en la educación. Al mismo tiempo presentamos las veinte (20) investigaciones con algunas desideratas de los presentadores y el agradecimiento a los editores.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14479Las prácticas investigativas2022-11-09T15:11:40-03:00José Alonso Andrade Salazar911psicologia@gmail.com<p>Esta reflexión busca resaltar los aportes del pensamiento decolonial y la complejidad Moriniana a las prácticas investigativas de los maestros durante el posgrado. Se propone, que la investigación en este contexto requiere de una sólida formación que en el marco de las prácticas investigativas aborde tópicos como: la contextualización de saberes, métodos y problemáticas; lo dialógico e integrativo del conocimiento; la propensión transdiciplinaria que invita a ir más allá de los objetos de estudio y los problemas disciplinares; y la inclinación hacia la transformación social derivada de los hallazgos investigativos; todo ello partiendo de un conocimiento crítico, construido colaborativamente, que renuncia a toda pretensión de universalismo al desligarse de la matriz de sentido reduccionista y lineal que caracteriza el pensamiento colonial y hegemónico. El proceso formativo del maestro en el posgrado debe invitarlo a reconocer el valor del paradigma de la simplicidad, pero, también a la afirmación de sus insuficiencias, de tal modo que pueda trascenderlo con propuestas que desde la complejidad permitan acciones (<em>de</em>)constructivas, dialógicas y transdisciplinarias direccionadas a desplegar nuevos derroteros y horizontes de sentido a las problemáticas, interpretaciones, sentidos y condiciones del saber integrativo.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14095Estágio de docência no Stricto Sensu2023-04-16T13:54:07-03:00Adriane Corrêa Ribeiroa.cribeirors@gmail.comFilomena Lucia Gossler Rodrigues da Silvafilomena.silva@ifc.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo refletir o papel do Estágio de Docência na formação de professores para a atuação no Ensino Superior, a partir de uma perspectiva crítica e comprometida com a emancipação dos sujeitos. Constitui-se a partir de um relato de experiência de Estágio de Docência, componente curricular do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense/Campus Camboriú.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14439O estágio em docência na Pós-Graduação Stricto Sensu2023-04-16T13:33:21-03:00Fábio Alves Gomesfbgomes@uea.edu.brGisele Cristina Resende giseleresende@ufam.edu.brMarck de Souza Torresmarcktorres@ufam.edu.br<p>Este artigo objetiva analisar o processo de estágio em docência de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A pesquisa foi qualitativa. Conclui-se que o estágio em docência deva envolver o processo de formação pedagógica do professor-pesquisador em Psicologia.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14226Estágio de docência2022-11-19T15:48:32-03:00Carla Rosane Paz Arruda Teocarlateo@unochapeco.edu.brBianca Joana Mattiabiancajm@unochapeco.edu.brJulia Eduarda Krauspenharjulia.krauspenhar@unochapeco.edu.br<p>O objetivo foi compreender como podem ser potencializadas as contribuições do estágio de docência (ED) para a formação de professores da educação superior em saúde. Realizou-se estudo qualitativo, por meio de encontro dialógico, com oito egressos de um Programa de Pós-Graduação. A análise foi por cotejamento com o referencial teórico de Paulo Freire. O ED surgiu como potente espaço-tempo de do-discência, diálogo e reconhecimento do inacabamento. As contribuições podem ser potencializadas por uma cultura de valorização da formação docente na pós-graduação.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14223O papel do estágio de docência na formação pedagógica de pós-graduandos Stricto Sensu 2022-10-10T22:46:52-03:00Gabriela Oldane Gebaragabriela.oldane@unesp.brBeatriz Salemme Corrêa Cortelabeatriz.cortela@unesp.br<p>Este estudo objetiva apresentar a importância do Estágio de Docência, para a formação didático-pedagógica de um futuro docente universitário. Trata-se de uma área de estudo complexa e que se encontra em expansão, apresentando diversas lacunas ainda a serem preenchidas. Esta pesquisa defende que o Estágio de Docência é uma ferramenta que pode vir a fazer com que os(as) pós-graduandos(as) possam adquirir e/ou aprimorar os saberes relacionados ao exercício da docência em nível superior. Apresenta como principais referências autores como: Bourdieu (1979), Lefevre e Lefevre (2006, 2012) e Veiga (2014).</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14204Conciliando estágio e pesquisa2023-04-16T13:59:47-03:00Jerson Sandro Santos de Souzajersoncobain@gmail.comSuely Aparecida do Nascimento Mascarenhassuelyanm@ufam.edu.brFabiane Maia Garciafgarcia@ufam.edu.br<p>O objetivo deste artigo é exemplificar como o estágio de docência, no contexto da pós-graduação stricto sensu, pode contribuir para a formação do professor-pesquisador. Para tanto, recorre-se ao relato de uma experiência vivenciada pelo primeiro autor no estágio de docência no ensino superior. Centra-se a discussão em uma aproximação entre a prática de sala de aula e o desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que o estágio oportuniza ao professor-pesquisador em formação não só uma vivência da dinâmica do magistério no ensino superior, mas também favorece o amadurecimento de sua pesquisa, uma vez que, a partir da aproximação entre teoria e prática, seu problema de pesquisa é aberto para novas dimensões de análise, o que pode culminar no aprimoramento e reelaboração do projeto de pesquisa.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14198O estágio docente no Ensino Remoto Emergencial (ERE)2022-10-25T13:39:00-03:00Geane das Chagas Silvageanelayssa@gmail.comDarianny Araújo dos Reisdaryreis@ufam.edu.br<p>O objetivo deste estudo foi relatar as experiências vivenciadas na pós-graduação, no estágio docente do ensino superior, no Ensino Remoto emergencial (ERE), e suas contribuições para a formação docente. Tratou-se de um estudo qualitativo, com o apoio da observação participante e da Análise Textual Discursiva (ATD). Elencamos três categorias de análise: Adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Prática Educativa e as Estratégias no ERE; e o estágio de docência no ERE. Concluímos que a utilização das TICs precisou ser redimensionada em atenção às dificuldades discentes; que a prática educativa e as estratégias de ensino empregadas foram fundamentais para a qualificação do ERE; e que o estágio docente permitiu um olhar ressignificado para a formação e a prática docente.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14176Narrativas (auto)biográficas sobre o aprendizado da docência universitária na Educação Física2023-04-16T14:04:15-03:00Victor José Machado de Oliveiraoliveiravjm@gmail.comBruno Vasconcellos Silvabvasconcellos1983@hotmail.com<p>Objetiva narrar as experiências (auto)biográficas na disciplina de “Docência Supervisionada” de dois pós-graduandos, buscando refletir sobre a docência no Ensino Superior. Infere que tal disciplina pode colaborar com a constituição do “ser professor”.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14146Formação, práticas e saberes2023-04-16T14:07:22-03:00Elisangela André da Silva Costaelisangelaandre@unilab.edu.brBruno Miranda de Freitasmiranda.freitas@aluno.uece.brMaria do Socorro Lopes da Silvasocorrolopes.mi@gmail.com<p>O artigo versa sobre a experiência desenvolvida na disciplina de Práticas Educativas III, do curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. Neste componente curricular, a formação inicial de professores é abordada a partir de práticas e saberes educativos inter-relacionados às especificidades sociais, políticas, históricas e culturais presentes nos contextos de existência dos sujeitos. Neste estudo objetiva-se compreender os limites e possibilidades da base teórica e metodológica presente na disciplina de Práticas Educativas III e seus contributos na formação e construção da identidade dos discentes de Química da Unilab. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, (MINAYO, 2014) valorizando as visões de mundo e crenças dos sujeitos que dela participaram e descritiva (GIL, 2008) que vai apresentar os fenômenos investigados, cujas estratégias de aproximação com a realidade adotadas foram a observação participante, questionário e análise documental. Os resultados das atividades aplicadas e análise documental apontam para a importância do desenvolvimento da autonomia dos profissionais em relação às escolhas teóricas e metodológicas; da problematização constante do contexto educacional; da dialogicidade como base teórica e metodológica para o desenvolvimento da disciplina como forma de enfrentamento aos processos históricos, culturais marcados pela colonialidade. Quanto ao questionário avaliativo compreendemos que a base teórica e metodológica presentes na disciplina de Prática Educativa III, contribui para a formação e construção da identidade dos discentes através de atividades aplicadas, cujo mote se apropria dos saberes da experiência como instrumento da construção da profissionalidade docente, consolidando a teoria e prático-reflexivo, estes constituintes de uma pretensa práxis libertadora em uma futura atuação docente.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14838Estágio de docência na Pós-Graduação2023-01-06T20:18:58-03:00Willams dos Santos Rodrigues Limawillams.lima@cedu.ufal.brMaria Aparecida Pereira Vianamaria.viana@cedu.ufal.br<p>O artigo tem por objetivo discutir o processo do Estágio de Docência, como parte integrante da formação do pós-graduando, o qual possibilita o contato direto com os elementos que constituem a ação docente. Busca responder a questão: qual a contribuição do estágio de docência na formação de professores no contexto da pós-graduação? A partir da pesquisa qualitativa, o estudo se desenvolve com reflexões e experiências que contribuem com o processo da formação docente. Os resultados indicam que o Estágio em docência tem papel fundamental e indispensável na formação do pós-graduando, por possibilitar uma aproximação com o contexto da sala de aula, contribuindo com a formação dos sujeitos.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14130A prática docente no ensino superior2022-10-04T10:37:53-03:00Givanildo Silvagivanildopedufal@gmail.comDeane Honóriodeane_taiara@hotmail.comFernanda Maiornandasoutomaior@hotmail.comMayara Alvesmayferreira.s.mf@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a experiência do Estágio em Docência de estudantes da pós-graduação, especificamente do mestrado acadêmico em Educação, tendo, como ponto de partida, a compreensão da complexidade da ação docente e dos meandros que circundam a profissão. Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, discutindo as vivencias no componente curricular Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas, com a participação de três estagiárias do mestrado, um docente orientador e 48 estudantes da graduação. O referencial teórico esteve sustentado em autores do campo da formação dos professores, destacando-se Candau (2000), Freire (2021), Conte e Pimenta (2015), Anastasiou e Pimenta (2002), entre outros. Como principais resultados, compreendeu-se que o Estágio em Docência é relevante para a formação de profissionais que desejam atuar no ensino superior, uma vez que ampliou os olhares sobre as práticas pedagógicas, oportunizando participar, refletir criticamente e dialogar a respeito da metodologia, da didática e da relação docente-discente.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14477Estágio de docência2023-04-16T14:15:33-03:00Ivan Fortunatoivanfrt@yahoo.com.brOsmar Hélio Alves Araújoosmarhelio@hotmail.comEmerson Augusto de Medeirosemerson.medeiros@ufersa.edu.br<p>Neste artigo, apresentam-se três denúncias e anúncios para discutir a relação do estágio de docência nos programas de pós-graduação <em>stricto sensu</em> e a formação do professor-pesquisador para o Ensino Superior, quais sejam: (I) a dicotomia entre a formação para a pesquisa e a docência; (II) a dimensão solitária do estágio de docência; e (III) a falta da Pedagogia na formação de mestres e doutores. Ao final, espera-se promover reflexões sobre a formação do professor-pesquisador para o Ensino Superior.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14093¿Cómo consolidar líneas de investigaciones ecosóficas en profesores-investigadores en cualquier campo?2022-10-11T15:44:34-03:00Milagros Elena Rodriguezmelenamate@hotmail.com<p>En la indagación compleja, rizomática y transmetódica, con la deconstrucción rizomática, se cumple con el objetivo complejo de sustentar<em> respuestas a la pregunta ¿cómo consolidar líneas de investigaciones ecosóficas en profesores-investigadores en cualquier campo de investigación? </em>es el objetivo complejo de la indagación. Se realiza un des-ligaje y re-ligaje para aperturas esenciales complejas, ecosóficas en cualquier campo de investigación. Sabemos que deconstruir es decolonizar; no un método, sino que anida un proceso complejo y mirada descolonizadora que no sigue pasos fijos en el que la concientización y planetarización es esencial en la conformación de docentes-investigadores con el arte de habitar en el planeta en su praxis.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14230O estágio de docência e os saberes docentes para o Ensino Superior2023-01-05T20:28:06-03:00Fabricia Nates dos Santos Galvãofabricia_nates@hotmail.comDeise Rôosdeiseroos@gmail.comRute Cristina Domingos da Palmaruteppgeufmt@gmail.com<p>Neste artigo, objetiva-se compreender a percepção de egressas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT sobre o Estágio de Docência e as aprendizagens acerca dos saberes docentes para atuar no Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados os relatos reflexivos escritos apresentados por duas egressas ao final do Estágio de Docência e de uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi conduzida a partir da Análise de Conteúdo. Na percepção das egressas, o Estágio de Docência planejado e supervisionado pelo professor responsável pela disciplina, visando ao aprofundamento teórico-metodológico, mediado pelo diálogo, por negociações e interações, possibilitou aprendizagens e reflexões acerca dos saberes disciplinares e profissionais.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14224Docência voluntária2023-04-16T14:28:41-03:00Ilsa do Carmo Vieira Goulartilsa.vieira@uol.com.brJoselma Silvajoselma.jc@hotmail.com<p>Este estudo tem por objetivo refletir sobre as ações formativas para a docência superior, a partir das experiências obtidas no projeto de Docência Voluntária. Para isso, optou-se pela pesquisa descritiva, na aplicação de questionário com egressos do curso de mestrado Profissional em Educação, com base em Gil, Pimenta e Anastasiou sobre docência no ensino superior; Freire e Imbernón sobre formação docente. A percepção sobre docência superior se baliza pelos saberes e ações desenvolvidos nas práticas de ensino, tornando-se um movimento formativo de mão dupla para os licenciandos e para os mestrandos.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14217Contribuições do estágio de docência para formação de formadores2023-04-16T14:30:38-03:00Lúcia Gracia Ferreiraluciagferreira@hotmail.comRoselane Duarte Ferrazrduarte@uesb.edu.brRita de Cássia Souza Nascimento Ferrazritasouza@uesb.edu.br<p>Buscamos neste artigo conhecer as contribuições dos estágios em docência para formação de formadores, considerando os aspectos que se apresentam neste contexto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, em que se utilizou o questionário, através do Google Formulários, para produção dos dados, aplicados para sete participantes. Utilizamos a técnica de análise de conteúdo para análise dos dados que proporcionou chegarmos a duas categorias de análise, sendo: 1) Contribuições para o processo formativo; 2) Contribuições para atuação profissional no Ensino Superior. Evidenciamos que este estágio é demasiadamente importante para formar formadores de formadores, construir conhecimentos e mobilizar saberes.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14202Estágio de docência no Ensino Superior2023-04-16T14:33:46-03:00Ruhama Ariella Sabião Batistaruhama.sabiao@gmail.comMary Ângela Teixeira Brandalisemarybrandalise@uol.com.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar a avaliação do estágio de docência no Ensino Superior realizada por estagiários bolsistas de um programa de Pós-graduação em Educação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de análise documental e questionário online, analisado a partir das etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados demonstraram a potencialidade do estágio de docência enquanto parte integrante da formação do pós-graduando, que tem a docência no Ensino Superior como possibilidade profissional. Contudo, também apresentou desafios para a sua consolidação no âmbito da Pós-graduação <em>stricto sensu</em>.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14190Estágio de docência como práxis e diálogo no contexto da Pós-Graduação Stricto Sensu2023-04-16T14:37:04-03:00Jonatas Da Silva Santosprof.jonattas@gmail.comAdemar de Lima Carvalhoademarlc@terra.com.br<p>O estágio de docência na pós-graduação <em>stricto senso</em>, no Brasil, é obrigatório para todos os pós-graduandos do Programa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este artigo, por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica, problematiza as razões para realização do estágio de docência no contexto da pós-graduação <em>stricto sensu</em>, postulando a importância da práxis e do diálogo como fundamentos da formação docente. Argumenta-se que o estágio de docência integra a formação de mestrandos e doutorandos da pós-graduação <em>stricto sensu</em>, proporcionando a possibilidade de criar a correlação entre teoria e prática pela participação direta na realidade da graduação acadêmica e pela aproximação com os atributos fundamentais que constituem a docência. Os resultados apontaram a relação entre os atos normativos fundantes do Programa de Demanda Social (DS) da CAPES e o estágio de docência, enquanto obrigação do pós-graduando bolsista, bem como a importância de conceber o estágio de docência como práxis e diálogo não somente para inserir o estagiário na sala de aula dos cursos de graduação, mas principalmente para superar a dicotomia entre ação e reflexão.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14157Estágio de docência em gestão escolar como instrumento formativo no contexto da Pós-Graduação2022-10-06T09:25:06-03:00Ledyane Lopes Barbosaledyane.ufopa@gmail.comMaria Lília Imbiriba Sousa Colaresliliacolaress@gmail.com<p>O artigo tem como objetivo apontar as contribuições do Estágio de Docência em Gestão Escolar a partir do relato de experiência vivenciado pela professora-orientadora e sua estagiária mestranda durante o desenvolvimento do Estágio Docente em uma instituição de ensino superior no oeste paraense. Problematiza-se as contribuições do Estágio Docente como instrumento formativo no contexto da Pós-graduação. A experiência vivenciada contribuiu de forma positiva no percurso formativo da mestranda, em especial, por propiciar as condições iniciais de contato com a docência universitária ao integrar atividades de práticas pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, como complementação da formação em nível de pós-graduação.</p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14138Estágio de docência no POSEDUC/UERN2023-04-16T14:39:38-03:00Allan Solano Souzaallansouza@uern.brMaria Beatriz Fernandesmariafernandes@alu.uern.brMie Nakayama Dantas da Silvamiesilva@alu.uern.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência desenvolvida no estágio de docência em um Programa de Pós-Graduação em Educação. A abordagem qualitativa norteia esse processo, cujas fontes de pesquisas são: o Plano de Atividades do Estágio de Docência e o diário de aula. A relação teoria-prática na pós-graduação em educação induz, aos poucos, a uma formação crítico-reflexiva do professor-pesquisador, fazendo com que a identidade docente seja mobilizada, não obstante as dificuldades vividas durante as atividades remotas. </p>2023-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14467Aprendizagem da docência para a educação superior em um contexto de pandemia2022-11-11T10:59:18-03:00Raylson Francisco Nunes de Sousaraylsonsousa07@gmail.comIure Coutre Gurgelyurecoutre@yahoo.com.brFrancisco Mirtiel Frankson Moura Castromirtielfrankson@gmail.com<p>Este artigo analisa como as experiências e as aprendizagens constituídas durante o Estágio de Docência contribuem para a formação pedagógica do futuro professor com vistas ao exercício do magistério na Educação Superior. Realizada em 2022 em um Programa de Pós-graduação em Educação, a pesquisa de abordagem qualitativa foi consolidada por meio de fundamentação teórica e em narrativas de experiências. As aprendizagens e as experiências constituídas quando da realização do Estágio de Docência concorrem, em destaque, para a formação pedagógica e a apropriação de conhecimentos sobre a docência na Educação Superior, principalmente em um contexto desafiador de ensino remoto na pandemia da covid-19.</p>2023-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15509Apresentação2023-05-10T16:59:34-03:00Nádson Araújo dos Santosnadson.santos@ufac.brRenata Cristina Lopes Andraderenata.cristina@ufac.brSuzane da Rocha Vieira Gonçalvessuzanevieira@gmail.com<p>O Dossiê Temático “<em>Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Humana</em>” traz as discussões e as reflexões de pesquisadores e pesquisadoras, nacionais e internacionais, do campo da Educação, acerca da Formação Docente, tanto em aspectos Políticos quanto em Práticos em uma perspectiva Humana. As leitoras e os leitores encontrarão uma coletânea de artigos subscritos por pesquisadores e pesquisadoras de referência, com reconhecidos predicados em relação à temática, os quais, considerando os distintos enfoques e olhares, problematizam, questionam e refletem e refratam sobre o importante, e urgente tema, a Formação Docente.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15116Da visibilidade ao apagamento2023-02-25T18:41:35-03:00Olga Mirian Alves Pereira de Albuquerqueolga.albuquerque@sou.ufac.brNádson Araújo dos Santosnadson.santos@ufac.brRenata Cristina Lopes Andraderenata.cristina@ufac.br<p>Não é de hoje que o debate acerca da formação de professores merece destaque. Nos últimos anos, devido aos enfrentamentos em relação à apressada aprovação da Resolução CNE/CP 02/2019, particularmente em contraponto à conquistada Resolução CNE/CP 02/2015, a discussão se intensificou. Inserido nesse contexto, este artigo, ancorado na legislação e na literatura, considerando o questionamento – qual o espaço da formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Resolução CNE/CP n 02/2019? – busca analisar, comparar, refletir e problematizar sobre como a formação de professores e professoras para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontra-se nas DCNs de 2015 e de 2019. Verificamos um retrocesso na formação de professores para a EJA com a aprovação acelerada da Resolução CNE/CP 02/2019, caracterizada por uma formação desarticulada, realizada de forma aligeirada, desconexa das formações continuadas e carecedora de políticas educacionais genuinamente formativas, ou seja, humanas, críticas e reflexivas.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14877As disputas pela formação de professores no contexto das reformas educacionais (1996-2019)2023-01-27T19:21:46-03:00Wanderson Diogo Andrade da Silvawandersondiogo@hotmail.comSuzana dos Santos Gomessuzanasgomes@fae.ufmg.br<p>Este artigo analisa algumas reformas educacionais relacionadas à formação inicial de professores para a Educação Básica no Brasil. Apoiando-se na revisão da literatura e na análise documental da legislação educacional entre 1996 e 2019, são evidenciados os encaminhamentos para a docência, que transita entre a lógica vocacional e as perspectivas profissionais. As disputas pelo controle dessa formação por parte do empresariado têm gerado posições que destoam daquelas defendidas pelo movimento de professores, refletindo diretamente nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores, subordinando a docência aos interesses do mercado.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15007A tinta, o tempo e as credenciais de formação humana para a docência2023-02-03T18:08:29-03:00Juliana Marques de Fariasteacherjulianafarias@gmail.comMaiane Liana Hatschbach Ouriquemaianeho@yahoo.com.br<p>O objetivo deste ensaio é compreender a contribuição da experiência estética para mobilizar os afetos e ampliar as formas de entender e sentir o processo de formação humana na docência. Identifica-se a relação entre sensibilidade estética e um agir humanizado.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14992Rethinking assessment in teacher education2023-04-08T02:00:18-03:00Juliana Crespo Lopesjuliana.crespo@ufpr.brJana Starájana.stara@pedf.cuni.czTereza Krčmářovátereza.krcmarova@pedf.cuni.cz<p>Esta pesquisa-ação discute sobre a relação entre avaliações de aprendizagem e saúde mental de estudantes, focando em um curso de Formação de Professores de uma universidade da República Tcheca. São identificadas práticas institucionais e relacionais para fomentar espaços de avaliação mais adequados.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15117Política de formação continuada2023-02-25T18:38:49-03:00Belarmina Vilela Cruvinel dbelarminavc@gmail.comCamila Alberto Vicente de Oliveiracamila.oliveira@ufj.edu.br<p>Por meio de levantamento documental e entrevistas com docentes de uma Rede Municipal no interior goiano, o presente texto busca debater a política de formação continuada e compreender seus efeitos sobre o processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que foram realizadas ações formativas isoladas tendo por base as avaliações externas e treinamento de práticas por meio de oficinas e, diante disso, poucos efeitos são produzidos para a mudança no contexto escolar com vistas à qualidade socialmente referenciada do ensino. Dessa forma, questiona-se: qual formação? </p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14986Entre prescrições e práticas2023-02-08T12:37:06-03:00Pedro Carlos das Neves Júniorpedrojunior.1820@hotmail.comMunique Massaromunique@ce.ufpb.br<p>Este ensaio teórico objetiva tecer reflexões sobre a inserção, nas práticas pedagógicas, em cursos de pedagogia, de uma educação que humaniza, emancipa o sujeito e promova condições para a inclusão educacional de pessoas com deficiência, mesmo que isto signifique resistir às normativas que tentam desmontar a educação. É apontado a emergência do abandono de concepções e metodologias na formação de professores que inibem e desumanizam os educandos.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14947Formação de professores surdos em Rio Branco, Acre2023-02-03T19:05:15-03:00João Renato dos Santos Juniorninho_jr_libras_surdo_@hotmail.comAlexandre Melo de Sousaalexlinguista@gmail.com<p>Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação de professores surdos na cidade de Rio Branco, Acre, a partir da perspectiva dos sujeitos (docentes) surdos. Serão descritas as trajetórias de formação de seis participantes surdos (três homens e três mulheres). O estudo é do tipo aplicado, empírico e de abordagem qualitativa. Os objetivos são de natureza analítico-descritiva, uma vez que analisamos as falas dos participantes surdos quanto aos seus processos de formação e os desafios enfrentados. A fundamentação teórica tomou por base os estudos de Mendes e Pereira (2017), Nóvoa (1995; 2019); Vilhalva (1994), Quadros e Stumpf (2014) e Stumpf e Linhares (2019). Os resultados mostraram que a trajetória foi permeada de lutas e esforços para vencer os desafios, especialmente quanto à comunicação. O desconhecimento da Libras nos espaços de formação é uma barreira para os surdos, e a inclusão fica na intenção. Com isso, percebemos que há ainda muito a avançar no que diz respeito à formação de professores surdos no estado do Acre, mas os caminhos estão se abrindo e o docente surdo está, pouco a pouco, construindo seu protagonismo na educação de surdos, a partir de uma formação consolidada em áreas específicas da Libras, nas formações em nível de pós-graduação, nas aprovações em concursos públicos para o magistério básico e superior, nas presenças em espaços sociais e políticos diversos, entre outros. Desse modo, vislumbramos uma formação mais humana, inclusiva e bicultural, em que o surdo encontre espaço para a valorização da sua cultura e a consolidação da sua identidade (humana e profissional).</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15115Linguistic policy in Greece and teacher’s training in question2023-02-25T19:11:02-03:00Maria Mertzanimaria.d.mertzani@gmail.com<p>Após a década de 1980, a Grécia, como estado membro da União Europeia (UE), entrou em uma série de reformas educacionais que compilaram a agenda da UE sobre modernização social e economia fiscal. Em relação à língua, as reformas trataram do ensino do grego padronizado como língua materna, como segunda língua ou língua estrangeira, das línguas estrangeiras tradicionais (por exemplo, inglês, francês, alemão) e, recentemente, das línguas imigrantes. Gradualmente, o currículo oficial da língua se transforma em multilíngue e multimodal, chamando o aluno a aprender e o professor a ensinar o multiletramento, dentro de um contexto multilíngue e multicultural. O artigo discute as políticas linguísticas da Grécia em paralelo ao currículo indígena como um currículo minoritário baseado em dois conceitos contrastantes: o multiculturalismo social (portanto, educacional) e a homogeneidade monolíngue de sua comunidade correspondente.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14937A Política Nacional de Alfabetização no movimentun discursivo-ideologico2023-04-07T23:57:02-03:00Jânio Nunes dos Santosjnio.nunes@gmail.comAdriana Cavalcanti dos Santosadricavalcanty@hotmail.com<p>O presente artigo discute a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) na relação discursiva entre as esferas oficial e do cotidiano de professores alfabetizadores no que concerne as ideologias. Para tanto, adotou-se para o diálogo a categorias Ideologia Oficial e Ideologia do cotidiano com base na teoria do Círculo de Bakhtin articulada ao Ciclo de Políticas de Ball para tessitura da análise dos enunciados concretos dos professores alfabetizadores no liame da Análise Dialógica Discursiva. Os resultados apontam que a Ideologia Oficial presente no discurso da PNA não é de todo ou tal qual tomada pelos professores enquanto palavra dada, pois, no contexto da prática, o encontro com ideologia do cotidiano faz emergir as palavras criadas.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15113As inter-relações entre a BNCC e o CRUA e suas implicações na disciplina de ensino religioso no Acre2023-02-25T18:52:58-03:00Joelma Ferreira Franzinievandro.gonzaga@yahoo.com.brTânia Mara Rezende Machado taniaufac@gmail.comGrace Gotelip Cabralgrace.cabral@ufac.br<p>O presente trabalho é fruto de uma proposta de atividade da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Tem por objetivo refletir sobre a desvinculação da Disciplina de Ensino Religioso (ER) da religiosidade e cultura inerentes ao estado do Acre, tendo por pano de fundo o Currículo de Referência Único do Acre (CRUA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz emergir similitudes explícitas e concepções implícitas entre a BNCC e o CRUA, no tocante ao ER. As considerações finais apontam que o CRUA é bastante semelhante a BNCC, e ambas as leis apresentam dificuldades e lacunas em atender as questões religiosas e culturais regionais, negligenciando a subjetividade humana.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14930A formação continuada para uma educação humanizadora2023-02-03T19:36:54-03:00Paulo Roberto Dalla Vallepauloroberto.dallavalle@gmail.comRoque Striederstriederroque@gmail.comAna Cristina Coll Delgadoanacoll@uol.com.br<p>O presente artigo constitui-se em um ensaio teórico, com abordagem crítico-reflexiva, e tem por objetivo, refletir sobre os desafios e possibilidades de pensar e propor coletivamente a formação continuada para uma educação na perspectiva humanizadora. Aprofunda-se o olhar sobre as práticas de formação estabelecendo nexos com questões subjetivas, intersubjetivas, alteridade, as vivências e experiências formativas e aprendentes, como caminhos e possibilidades de pensar outros horizontes e perspectivas para além dos tradicionais processos de formação. Reconhece-se nesta perspectiva um potencial gerador de inúmeras e tantas outras possibilidades de vir a ser e reconhecer-se no outro através da formação continuada.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15111Um olhar sobre a formação contínua de docentes de Educação Física na perspetiva inclusiva em Portugal2023-02-25T18:57:14-03:00Fernanda Carolina Toledo da Silvananda_tol@hotmail.comMilena Pedro de Moraismilena.educacaofisica@gmail.comMaria João Camposmjcampos@fcdef.uc.ptJosé Pedro Ferreirajpferreira@fcdef.uc.pt<p>O objetivo deste estudo foi compreender como acontece a formação docente contínua no Mestrado na perspetiva inclusiva. Foi realizada pesquisa dos cursos de Mestrado no site da DGES para análise dos cursos com disciplinas na perspetiva inclusiva. Foram analisados 11 cursos de 11 universidades. Conclui-se que a formação contínua de docentes de Educação Física em Portugal, está estruturada para a abordagem e discussão sobre a prática pedagógica em contexto escolar inclusivo. </p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14919Trabalho, consciência e linguagem2023-02-03T19:59:59-03:00Bianca Joana Mattiabiancajm@unochapeco.edu.brCarla Rosane Paz Arruda Teocarlateo@unochapeco.edu.br<p>Refletir acerca da concepção ontológica de ser humano e as contribuições para a formação de professores na área da saúde é o objeto desse estudo. O ponto de partida é a formação de professores na área da saúde com vistas ao fortalecimento do SUS.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14878Desenvolvimento profissional em uma formação continuada para professores de contextos bi/multilíngues2023-01-27T19:17:07-03:00Vivian Campagnolli Bergantini Saviolliviviansaviolli@gmail.comMichele Salles El Kadrimisalles@uel.br<p>A formação de professores para educação bi/multilíngue apresenta grandes desafios. Amparadas pelo referencial de <em>affordances</em> (VAN LIER, 2004), apontamos os propiciamentos percebidos pelos participantes de uma formação de professores acerca de seu desenvolvimento profissional, confirmando a relevância de formações específicas para a área. </p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15019BNCC e BNC-formação 2023-02-03T17:51:48-03:00Elaine Fernanda dos Santoselainefernanda14@gmail.comMaria do Socorro Ferreira da Silvams.ferreira.s@hotmail.comSindiany Suelen Caduda dos Santossindiany@academico.ufs.br<p>O processo de formação de professores tem sido redesenhado para atender as exigências impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo, de natureza teórica, objetiva discutir como a BNC-formação contempla o desenvolvimento das competências gerais e específicas, articuladas com as práticas pedagógicas docentes, de modo a garantir a construção de aprendizagens essenciais preconizadas pela BNCC e possibilitar a democratização do ensino e a educação integral. Para isso, são discutidos os pressupostos teórico-metodológicos desses documentos que orientam os currículos da educação básica e formação dos professores, fazendo articulação com as práticas pedagógicas para o ensino integral e humano. Por meio da discussão, é possível refletir sobre uma série de encontros e desencontros entre a BNCC e BNC-formação, no que diz respeito ao desenvolvimento de competências, habilidades, educação integral, formação humana e saberes experienciais. Defendemos ao final que, para alcançar o processo de ensino e aprendizagem, que considere as singularidades dos estudantes, é basilar pensar na formação humana e democrática.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14840As representações sociais da educação física na formação docente2023-01-27T20:22:18-03:00Felipe da Silva Trianifelipetriani@gmail.comRenato Cavalcanti Novaesrennovaes@hotmail.comSilvio de Cassio Costa Tellessilviotelles@terra.com.br<p>Objetivou-se discutir as representações sociais da Educação Física na formação inicial de professores e suas associações com as subáreas biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A pesquisa procurou observar se as representações sociais dos estudantes ingressantes são diferentes dos concluintes, sendo assim influenciadas pelo curso. Para atingir o objetivo da pesquisa, 220 estudantes, de três cursos de graduação em Educação Física da cidade do Rio de Janeiro, responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras. Os resultados observados mostram que as representações sociais sobre Educação Física estão associados à subárea Biodinâmica para os ingressantes e para os concluintes, não havendo diferença no Núcleo Central das representações sociais na comparação entre os grupos A pesquisa concluiu que, independentemente do momento em que os alunos se encontravam, as representações sociais da Educação Física na formação de professores estão associadas à subárea biodinâmica e que, ao invés de fomentar a diversidade epistemológica, o curso parece estar reforçando a perspectiva biodinâmica da área.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15001Educação para o desenvolvimento econômico2023-02-03T18:25:31-03:00Georgyanna Andréa Silva Moraisgeorgyannaandrea@gmail.comRafaela Cristina Johannrafaelajohann@hotmail.comJúlia Malanchenjulia.malanchen@unioeste.br<p class="Ttulo-ResumoeAbstract" style="margin-top: 0cm; text-align: justify;">O artigo em questão tem por objetivo analisar as políticas de formação de professores, à luz da perspectiva histórico-crítica, com base no pressuposto da formação humana. Trata-se, de pesquisa bibliográfica e documental amparada no Materialismo Histórico-Dialético com o intuito de discutir as políticas de formação de professores, de modo específico a BCN-Formação enquanto proposta para as atuais demandas formativas. O resultado expõe convergências entre a corrente conceitual acolhida nesta investigação com as proposições curriculares da BNCC e aponta pontos de ruptura ao modelo neoliberal, mercadológico e deformativo das referidas diretrizes, com vistas à formação de professores na perspectiva de humanização dos indivíduos.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14827As contribuições da didática para uma formação docente humanizada2023-01-27T20:31:14-03:00Maria de Fátima Freitas Nascimentomariadefatima.freitas@upe.brCristhiane Maria de Bazílio Omena Messiascristhiane.omena@upe.brFlávia Emília Cavalcante Valença Fernandesflavia.fernandes@upe.br<p>Na atualidade, não se pode identificar o papel do professor apenas como instrutor. Antes, é requerido que ele atue de modo humanizado e com dialogicidade, não se esquivando da função de ser um constante pesquisador. Este artigo discute a importância da Didática para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores e defende a ideia dessa disciplina trabalhar conteúdos que propiciem subsídios teóricos e metodológicos sobre o ensino, onde o ser humano venha a ser o objeto principal do trabalho docente. Aborda questões atuais sobre a formação de professores e busca contribuir para uma reconfiguração da Didática na contemporaneidade de modo a enfatizar as questões relativas às diferenças culturais e, consequentemente, a educação intercultural numa perspectiva humana.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/e14987A lógica empresarial chega à escola2023-03-02T02:29:42-03:00Anderson Pereira Evangelistaandersonevangelistaczs@gmail.comLúcia de Fátima Melolucia.educa@bol.com.br<p>O texto analisa a atuação dos Institutos de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Natura (IN) e Sonho Grande (ISG) por meio da parceria público-privada firmada com o Governo do estado do Acre para implementar o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14978Formação continuada de professores2023-04-08T01:40:27-03:00Adriana Ramos dos Santosadriana.santos@ufac.brMaria Elisangela Martins da Silva Mendonçamaria.elisangela@sou.ufac.br<p>O presente artigo se propõe analisar as ações de formação continuada, para a implementação da BNCC e do novo Currículo do Acre. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo exploratório, para a coleta dos dados foram realizados estudos nos documentos legais e nos relatórios da SEE/AC. Como resultados, foi possível perceber que as formações ofertadas seguiram os direcionamentos do MEC, que se baseiam em pressupostos de uma educação voltada a uma racionalidade instrumental. Conclui-se que, essas formações vêm operando na restrição da autonomia dos professores e os aproximando de aplicadores de conteúdo, além de ignorar as condições concretas da prática docente.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14941Políticas para a formação de professores2023-04-15T14:16:54-03:00Lidiane Pagliarinlidianepuiatipagliarin@gmail.comAltair Fáveroaltairfavero@gmail.comMarcio Trevisolmarcio.trevisol@unoesc.edu.br<p>Frente às últimas reformas na formação de professores, problematizamos: em que medida e sob quais concepções a formação inicial e continuada de professores prevista no PNE está sendo desenvolvida e como o PEE/RS e PEE/SC estão atingindo suas metas? A pesquisa é qualitativa, exploratória, documental, com análise comparada. Em síntese, concluímos que é preciso avançar para atingir as metas, assim como repensar intencionalidades das políticas de formação de professores a fim de superar o reducionismo neotecnicista presente nas atuais diretrizes nacionais de formação de professores.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15114Educação para estudantes surdos no Brasil2023-02-25T18:48:59-03:00Viviani Fernanda Hojasvihojas@hotmail.comRubia Carla Donda da Silvarubica.donda@gmail.com<p>Orientado pelos pressupostos bakhtinianos, o artigo objetiva compreender o embate em torno da educação para estudantes surdos gerado na Conferência Nacional de Educação, com repercussões no Plano Nacional de Educação e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14931Pelo olhar do Miriti2023-02-03T19:27:51-03:00Tatiane Castro dos Santostatiane.santos@ufac.brElizabeth Orofino Lucioorofinolucio@gmail.com<p>A pesquisa analisa as concepções de alfabetização e leitura que fundamentam o “Programa Tempo de Aprender” e suas implicações pedagógicas. Evidencia-se uma concepção de alfabetização restrita à aprendizagem do SEA e uma concepção de leitura como decodificação e extração de sentidos, o que significa um retrocesso.</p> <p> </p> <p> </p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15112Fundação Lemann e o capital educador2023-02-25T18:51:24-03:00Elizabeth Gottschalg Raimannelizabeth_raimann@ufj.edu.brLeislainy Moraes Castroleislainymoraescastro@gmail.comBruna Ferreira Bispo Machadobruna.machado@discente.ufj.edu.br<p>O artigo problematiza quem educa o educador no contexto capitalista. Mediante pesquisa exploratória, busca-se analisar as conexões entre a Fundação Lemann e oito universidades norte-americanas na oferta da formação continuada de professores, nível pós-graduação <em>stricto sensu</em>. A análise aponta que as parcerias entre a fundação e as universidades objetivam formar um corpo técnico-político alinhado às diretrizes do capital, propalando o ideário empresarial na educação. Esta fundação se constitui no que se denomina por Aparelho Privado de Hegemonia empresarial no campo educacional desde a década de 2000, apoiada pelos governos federais de lá para cá.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14924Entre a ditadora da identidade e a maestrina da singularidade2023-02-03T19:50:08-03:00Diogo Bogéadiogobogeaa@hotmail.com<p>Nesse trabalho apresentamos a noção de circunstância maestrina: uma prática artística capaz de reger a multiplicidade de impulsos e afetos que compõem uma pessoa. Partimos de uma ressignificação da noção de “humano” a partir da filosofia de Nietzsche, que apresenta o humano não mais como sujeito racional e consciente, mas como multiplicidade de impulsos, circunstâncias e afetos.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15110Agenda global e a influência nas políticas para formação docente2023-02-25T19:03:19-03:00Renata Peres Barbosare_pbarbosa@hotmail.comMonica Ribeiro da Silvamonicars03@gmail.comNatália Alvesre_pbarbosa@hotmail.com<p>O presente artigo teve como propósito analisar as influências da agenda de educação global nas políticas de formação inicial de professores no Brasil e em Portugal. Com base em fontes bibliográficas e documentais, observou-se que em ambos os países as proposições expressam, sobretudo, as diretrizes propagadas pela OCDE e pela Comissão Europeia. A agenda de recomendações tem privilegiado orientações político pedagógicas baseadas em um conjunto de competências que se desdobra em elementos de natureza avaliativa e em dispositivos que exercem maior controle sobre a formação e o trabalho docente. </p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14912Representações sociais e formação docente em Química2023-01-27T18:07:09-03:00Carlos Ventura Fonsecacarlos.fonseca@ufrgs.br<p>São investigadas as representações sociais de estudantes universitários da área de Química, matriculados em uma disciplina denominada Introdução ao Campo da Docência, acerca de temas concernentes ao magistério. Foi realizada a coleta de dados via questionário e a interpretação destes ocorreu por meio de análise de conteúdo. As reflexões construídas têm potencial para aperfeiçoar o planejamento e o desenvolvimento da formação docente, com foco reorientado para a racionalidade crítica.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15023Conceito de práticas pedagógicas transformadoras2023-02-25T19:12:40-03:00Maria Adélia da Costaadelia.cefetmg@gmail.comLícia Flávia Santos Guerralicia.guerra@ifmg.edu.brFilipa SeabraFilipa.Seabra@uab.pt<p>Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas num curso técnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomo e criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujos resultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticos diversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento do papel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educaçãohttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15210Formação de professores e estágios supervisionados no âmbito da residência pedagógica2023-04-07T23:38:03-03:00Yana Liss Soares Gomesyana.gomes@cedu.ufal.brJordânia de Araújo Souzajordania.souza@cedu.ufal.br<p>O presente artigo apresenta uma análise das contribuições do projeto piloto de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a partir da ótica dos preceptores participantes. Para esta discussão utilizou-se a análise do relatório parcial do Programa Residência Pedagógica (PRP), a partir de quatro indicadores: de quantidade, de processo, de formação e de qualidade. Os dados revelam que na avaliação dos preceptores há o destaque para o grande potencial das propostas de estágios supervisionados da RP para a formação docente (inicial e continuada).</p>2023-05-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Debates em Educação