“Opening windows in writing”

aesthetic workshop as a strategy for sensitive teacher education

Authors

  • Ana Paula Pereira Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia Universidade federal de Santa Catarina
  • Andrea Vieira Zanella UFSC

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p416-432

Keywords:

Aesthetic workshops, Writing, Continuing education, Teachers

Abstract

This article presents and analyzes the resonances of an aesthetic writing workshop for elementary school teachers I and II in a private school at Curitiba-PR. The workshop bet on the power of the group's inventive writing activity, through an exercise in poetic creation. The importance of aesthetic teacher education experiences that promote encounters with the productions of human sensibility and imagination, with creative and inventive action. It is concluded that aesthetic workshops emerges as alternatives for an education of the sensitive, in the face of practices that are limited to repeating techniques and reproducing discourses that reiterate an uninvolved stance towards life, towards the world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Pereira, Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia Universidade federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista CAPES-DS; Mestra em Psicologia Cognitiva no Programa de Pós Graduação em Psicologia Cognitiva, com apoio da bolsa de apoio a pesquisa do CNPq. Graduada em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquiso práticas artísticas processos de criação e produção de subjetividade; diálogos entre psicologia e arte, com um interesse especial na pesquisa da leitura literária em práticas de mediação que preservam o direito ao saber e à fantasia. 

Andrea Vieira Zanella, UFSC

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular aposentada da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e na UFRGS em 2009. Foi pesquisadora visitante da New School for Social Research em 2016. Desenvolveu atividades junto à CAPES na condição de coordenadora adjunta da Câmara II - Sociais e Humanidades da Área Interdisciplinar, entre 2011 e 2015. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC entre 2004 e 2007. Foi coeditora da Revista Psicologia & Sociedade entre 2008 e 2011 e integrou a Direção Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (gestões 1992-1993, 2010-2011 e 2012-2013). É editora da ABRAPSO Editora, quadriênio 2018-2021 Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na interface da Psicologia Social com a arte, com os seguintes temas: relações éticas, estéticas e processos de criação; educação estética; questões metodológicas na pesquisa em psicologia social e arte. Publicou Entre Galerias e Museus: diálogos metodológicos no encontro da arte com a ciência e a vida (2017); Perguntar, Registrar, Escrever: inquietações metodológicas (2013); Vygotski: contexto, contribuições à psicologia e conceito de zona de desenvolvimento proximal (2014), entre outros. Além dos livros, tem vários capítulos de livros publicados em coletâneas e artigos em periódicos científicos. Integra o corpo editorial de várias editoras e periódicos, nacionais e internacionais.

References

ALBANO, Ana Angélica. Formação estética. Palestra proferida no EDUCASUL. Florianópolis, 09 ago. 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 2004.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva de professores. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira (org). Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar, 2004

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus. (Coleção Ágere), 1991.

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.3, pp. 7-16. ISSN 1807-0310.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo horizonte: Autêntica, 2007.

KASTRUP, Virgínia. Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira (org). Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

KASTRUP, Virgínia. Experiência Estética para uma Aprendizagem Inventiva: notas sobre a acessibilidade de pessoas cegas a museus. Informática na Educação: teoria & prática Porto Alegre, v.13, n.2, jul./dez. 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

MAHEIRIE, Katia. et al. Processos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicações. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 1, p. 145-154, Jan./Jun. 2007.

MARCHIORI, A. F., TRINDADE, L. H. & MELO, AS. Writing practices in continuing training of teachers that work in childwood education. Research, Society and Development, 9(7), 2020.

MARTINS, Miriam Celeste. O Sensível Olhar Pensante. In: FREIRE, Madalena (Org.) Observação, Registro, Reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 3. ed. São Paulo: Publicações do Espaço Pedagógico, fev/2003.

MARTINS, Miriam Celeste. O Sensível Olhar Pensante. In: FREIRE, Madalena (Org.) Observação, Registro, Reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 3. ed. São Paulo: Publicações do Espaço Pedagógico, fev/2003.

MEIRELLES, Cecília. Escolha o seu sonho. Rio de Janeiro: Global Editora, 2016.

MOREIRA, Debora Oliveira. Atitude estética na formação continuada de professores do ensino fundamental. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.

PLASZEWSKI, Helenara; MEIRA, Mirela Ribeiro. Educação, Estética e Metamorfoses Pedagógicas. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 25, Dossiê, 2020.

QUEIRÓS, Bartolomeu. Campos. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

QUINTANA, Mario. Os poemas. São Paulo: L&PM 1980.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Arte e desenvolvimento estético na escola. In: PINTO, Angel; SCHLINDWEIN, Luciane Maria e NEITZEL, Adair de Aguiar (orgs.) Cultura, escola e educação criadora: formação estética do ser humano. Curitiba: Editora CRV, 2010.

VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

ZANELLA, A.V. et al. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: reflexões sobre a formação de professores(as). Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), v. 06, p. 00-06, 2006.

ZANELLA, Andrea. Vieira. et al. (Org.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso. Florianópolis: UFSC, 2007.

Published

2021-08-31

How to Cite

PEREIRA, Ana Paula; ZANELLA, Andrea Vieira. “Opening windows in writing”: aesthetic workshop as a strategy for sensitive teacher education. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 416–432, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p416-432. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10443. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Debates

Similar Articles

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.