Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037

Keywords:

Educação Online, Ensino Remoto, Formação de Professores, Pandemia Covid-19, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Abstract

O presente artigo descreve uma experiência formativa desenvolvida com docentes de uma Universidade Pública brasileira, realizada no período de agosto a dezembro de 2020 durante a Pandemia da Covid-19. Debate sobre os aspectos teórico-práticos da estruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Ser Professor no Contexto Online, que possibilitou desenvolver as atividades formativas com os sujeitos geograficamente distantes, via as interfaces da internet.  Apresenta e desenvolve uma análise descritiva sobre os envolvimentos dos docentes cursistas a se estruturar a formação na perspectiva de se vivenciar e pensar sobre a docência, as ações pedagógicas e a avaliação no contexto educativo online. Significa-se como resultado que a vivência das ações educativas aconteceu em uma perspectiva dialógica via interfaces da web, como meio de problematizar o contexto do ensino remoto. Registra-se que todo o processo formativo com os professores do ensino superior foi estruturado e desenvolvido de forma não presencial. Os recursos pedagógicos e tecnológicos como a plataforma moodle, desenho didático, textos de apoio, wiki, fóruns, vídeos, tarefa e os materiais didáticos em diferentes formatos se mostraram potenciais de promover a interação, bem como a perspectiva da educação online assumida na proposta formativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-06-26

How to Cite

HECKLER, Valmir; GUIDOTTI, Charles dos Santos. Ser professor no contexto online: processo formativo no ensino superior em tempos de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1017–1037, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1017-1037. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11818. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.