Knowledge dialogue, translation work and inter-scientificity

possible intersections in the teaching of chemistry

Authors

  • Ramon de Oliveira Santana Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Wesley Pereira da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Gerson de Souza Mol Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p270-288

Keywords:

Inter-scientificity, Knowledge dialogue, Translation work

Abstract

In this essay we aim to present intersections between the contributions of both authors, the anthropologist Manuela Cunha, and the sociologist Maria Conceição de Almeida, regarding the possible knowledge dialogues allying traditional and scientific knowledge, the contributions of the sociologist Boaventura de Sousa Santos, regarding the work of translation, and the notion of inter-scientificity set by the anthropologist Paul Little. The reflections point out that innumerable intersections are possible and present contributions to research that has as its theme the use of popular knowledge for teaching Science / Chemistry. Theoretical support that underlies our discussion brings considerations that collaborate with the necessary care to work with the dialogue between traditional and scientific knowledge in Formal Education. The intersections point to possible and fundamental ways to strengthen the production of transformative pedagogical practices that value all those involved and directly contribute to the strengthening of local struggles, avoiding, thereby, the expropriation of knowledge, marginalization of those involved and hierarchy of knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ramon de Oliveira Santana , Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutor em Educação em Ciências - PPGEduC (UnB). Mestrado no Programa de Pós-graduação de ensino de ciências e matemática - PPGECIMA/UFS (2013). Graduação em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2010).Tenho experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Ensino de Química. Coordenador do Laboratório Pedagógico de Química-UEAP. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amapá. Nos últimos anos venho desenvolvendo trabalhos que trazem como premissa a importância de pensarmos práticas pedagógicas transformadoras que contribuam com o diálogo de saberes e o pluralismo epistêmico. Linhas de pesquisa: Decolonialidade e o ensino de Ciências, Relações entre saberes Tradicionais e Ciência, Formação de professores e o ensino de Ciências, Inclusão e ensino de Ciências e Educação Intercultural. Membro do Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades - GP-DES/UNB.

 

http://lattes.cnpq.br/9692715893257902

Wesley Pereira da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade de Brasília (2007), graduação em Programa Esp. de Formação de Docentes - Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade de Brasília (2013). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2017). Doutorando em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (em andamento). É membro do Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB - GIEM e do Grupo Aprendizagem Lúdica - Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto - GEPAL da UnB. Atualmente é professor do Atendimento Educacional Especializado/Sala de Recursos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

 

http://lattes.cnpq.br/6730444309229315

Gerson de Souza Mol , Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Química pela Universidade de Brasília ? UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro ? Portugal. Professor do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB, na REAMEC e no PPGECM ? UEM. Parecerista de revistas científicas. Consultor da Capes, CNPq e agências de fomento. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química ? SBEnQ (jul/2018 - abr/2021). Um dos autores do livro didático Química Cidadã. Pesquisa e orienta em Educação Inclusiva com foco no Ensino de Ciências.

 

http://lattes.cnpq.br/5435762270956940/  

References

ALMEIDA, M. C. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

CHASSOT, A. Saber acadêmico/saber escolar/saber popular. Presença Pedagógica. n. 11, p. 81-84, Set./out. 1996.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

CHASSOT, A. Fazendo Educação em Ciências em um Curso de Pedagogia com Inclusão de Saberes Populares no Currículo. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 27, p. 9-12, fev. 2008.

CUNHA, M. C; ALMEIDA, M. W. B. Indigenous People, Traditional People and Conservation in the Amazon. Deadalus. n.129, v.2, p. 315-338, 2000.

______. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP, São Paulo, n. 75, p. 76-84, 2007.

______.; ALMEIDA, M. W. B. Populações Tradicionais e Conservação Ambiental In: CUNHA, M. C. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 277-300.

______. Conhecimento científico e conhecimentos tradicionais. Conferência programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Faculdade de Educação UFMG, 06 de nov. de 2013.

FLÔR, C.; TRÓPIA, G.; XAVIER, P. Rodas de conversa na formação inicial de professores: saberes populares, ciências, memórias... Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 18, n. 1, p. 265-276, 13 jul. 2016.

GONDIM, M. S. C.; MOL, G. S. Saberes populares e ensino de Ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, nº 30, p. 3-9, 2008.

LITTLE, P. E. O conhecimento tradicional no marco da intercientificidade. In: LITTLE, P. E. Conhecimentos tradicionais para o século XXI. São Paulo: Annablume, 2010. p. 9-31.

SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, out. 2002.

SANTOS, B. S. Conocer desde el Sur - Para una cultura política emancipatoria. Lima: Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales, 2006.

Published

2021-11-30

How to Cite

SANTANA , Ramon de Oliveira; SILVA, Wesley Pereira da; MOL , Gerson de Souza. Knowledge dialogue, translation work and inter-scientificity: possible intersections in the teaching of chemistry. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 270–288, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p270-288. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13056. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.