Debate on the Municipal Participation Fund in Paraíba

signs, evidence and perspectives for education financing

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17617

Keywords:

Municipal Participation Fund, Paraíba, Educational politics, Education financing

Abstract

The objective of this article was to discuss the potential of the Municipal Participation Fund (FPM) in financing education in municipalities in the state of Paraíba, considering consolidated revenues for the year 2023, as well as expenses with maintenance and development of education ( MDE) in the same reference year. As a method, this work is based on historical and dialectical materialism, understanding that the search for a description of data and apparent reality are insufficient to extract the essence of the object under debate inserted in the mode of production in capitalist society. The results show that the FPM is currently structural for the maintenance and development of education in municipalities in Paraíba, especially those with a smaller population size, and, in the discussion, that the role of the Federal Government is predominant in decisions involving the expansion of the volume of taxes that make up the FPM, including the intensification (or not) of the precariousness of wages and employment relationships of the working class.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcus Quintanilha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em educação - Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em educação - Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto - Centro de Educação - Departamento de Habilitações Pedagógicas - UFPB

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPB

References

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2 Ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

ARAÚJO, Gilda Cardoso. Município, Federação e Educação: História das Instituições e das Ideias Políticas no Brasil. 333 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

ARRAIS, Tadeu Alencar. As receitas públicas municipais e a funcionalidade da integração espacial em ambientes metropolitanos. Soc. & Nat., Uberlândia, v. 2, n. 26, p. 201-220, maio/ago. 2014.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Federal. 2023a. Disponível em: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:46589. Acesso em: 07 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Fazenda. O que você precisa saber sobre as transferências fiscais da União: Fundo de Participação dos Municípios. 2023b. Disponível em: https://cdn.tesouro.gov.br/sistemas-internos/apex/producao/sistemas/thot/arquivos/publicacoes/28549_909191/anexos/6370_978491/Cartilha%20FPM.pdf?v=484. Acesso em: 07 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Análise da arrecadação de receitas federais no Brasil. 2023c. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2023/11/arrecadacao-federal-relatorio-27nov2023.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. 2009. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providencias. 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Presidência da República. Lei complementar n. 198, de 28 de junho de 2023. Altera a Lei Complementar nº 91, de 22 de dezembro de 1997, para manter os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Municípios com redução populacional aferida em censo demográfico, aplicando redutor financeiro sobre eventuais ganhos, na forma e no prazo que especifica; e altera a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). 2023d. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jun. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. 1966. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 out. 1966.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição. República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Presidência da República. Decreto lei n. 1881 de 27 de agosto de 1981. Altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, cria a Reserva do Fundo de Participação dos Municípios - FPM a dá outras providências. 1981. Diário Oficial da União, Brasília, 29 ago. 1981.

BREMAEKER, François. Perfil das receitas municipais. Revista de Administração Municipal, Rio de Janeiro, v. 41, n. 213, p. 75-88, 1994.

CHIESA, Claine. IPI – Compostura das regras-matrizes e a essencialidade dos produtos como fator determinante na fixação da carga tributária. 243 f. Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós-Graduação em Direito. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2013.

COSTA, Nayara Luiza Silva Freire da. Distribuição dos recursos fiscais: uma análise do Fundo de Participação dos Municípios. 80 f. Dissertação (Mestrado em Economia Empresarial e Finanças). Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Economia e Finanças, Rio de Janeiro, 2020

WAKIM, Elizete Aparecida de Magalhães; WAKIM, Vasconcelos Reis; LIMA, José Eustáquio de. Perfil de arrecadação dos municípios do Estado de Minas Gerais: análise antes e depois do advento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Contabilidade Vista & Revista, v. 29, n. 3, p. 1–22, 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/panorama. Acesso em: 09 abr. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística do Censo Escolar. Brasília: Ministério da Educação, 1937. Disponível em:< http://www.inep.gov.br/>. Acesso em: 08 abr. 2024.

OLIVEIRA, Francisco de. Surgimento do antivalor. In: OLIVEIRA, Francisco de. (Org.). Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 19 - 48.

SELZ, Marion. O raciocínio estatístico em sociologia. In: PAUGAM, Serge (Coord.). A pesquisa sociológica. Petropólis, RJ: Vozes, 2015, p. 202 – 217.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO. Relatórios Municipais. Brasília: Ministério da Educação, 1968. Disponível em:< http://www.fnde.gov.br/fnde-sistemas/sistema-siope-apresentacao/siope-apresentacao>. Acesso em: 09 abr. 2024.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed, São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SILVA, Marcus Quintanilha da. Valorização do magistério e austeridade fiscal em Curitiba. Relatório (Pós-Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

SILVA, Marcus Quintanilha da Potencial de investimento e remuneração docente: um estudo longitudinal a partir da arrecadação per capita dos municípios brasileiros (2008 – 2016) Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 1, p. 228–245, 2020.

Published

2024-06-26

How to Cite

SILVA, Marcus Quintanilha da. Debate on the Municipal Participation Fund in Paraíba: signs, evidence and perspectives for education financing. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e17617, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe17617. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17617. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.