A formação profissional e o ensino das Ciências na área da Engenharia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p75-93

Keywords:

Educação. Ensino de Ciências. Formação Profissional. Engenharias.

Abstract

Este estudo se propõe a compreender a transmissão do saber científico nos cursos das engenharias, saber este influenciado diretamente pelas tecnologias de ensino. Isto se justifica pelo fato de que a partir do ensino das engenharias ocorrem discussões relacionadas à crítica do tradicionalismo pedagógico e aos elogios às inovações do ensino por serem aclamadas como mecanismos para a melhoria da qualidade na educação. O método utilizado tem como proposição a teoria crítica para analisar a área temática do ensino das ciências e da formação profissional. Conclui-se que o ensino das ciências deveria ser uma atividade de compromisso do mestre com o dever da transmissão do saber, pois o que deveria prevalecer em sua didática seria o seu comprometimento com o desejo de saber.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Graduação em Educação Física - UNESP

Mestre e Doutor em Educação - UNICAMP

Pós Doutor em Filosofia da Educação - USP

References

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 2, n. 2, p. 139-154, Feb. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 29 Nov. 2018.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/6572-areas-de-engenharia-promovem-acoes-para-incrementar-a-formacao-de-profissionais-no-pais>. Acessado em 01 de mar. 2016a.

BRASII. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/cpc>. Acessoado em 10 de mar. 2016b.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=7240:artigo-aborda-acoes-da-capes-para-induzir-formacao-de-engenheiros-no-pais>. Acessado em 20 nov. 2015.

COBENGE. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge-2015/>. Acessado 10 mar. 2016a.

COBENGE. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Disponível em: <http://abenge.org.br/cobenge-2016/>. Acessado 10 mar. 2016b.

CONFEA. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Disponível em: <http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=550>. Acessado 10 mar. 2016.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). In: ________. Obras Completas. v. XIII. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

GARZELLA, F. A. C. A disciplina de Cálculo I: análise das relações entre as práticas pedagógicas do profesor e seus impactos nos alunos. Campinas: Unicamp, 2013. (Tese de Doutorado).

GHIRALDELLI, P. O que é pedagogia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

GHIRALDELLI, P. O que é pedagogia. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

HERBART, J. F. Pedagogia General: derivada del fin de la educación. Trad. L´orenzo Luzuriaga. Madrid: Ediciones de la Lectura, 1806.

HERBART, J. F. A psicologia de Herbart, uma psicologia educacional. In: EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.

LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica. In: ________. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Zahar, 1998.

LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

LAJONQUIÈRE, L. Dos "erros" e em especial daquele de renunciar à educação: Notas sobre psicanálise e educação. In: Estilos Clínica, vol.2, n.2, p.27-43. 1997.

LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009a.

LAJONQUIÈRE, L. Sobre uma degradação geral da vida escolar. In: Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n.2, p.157-168, jun. 2009b.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Loyola, 1985.

Published

2019-04-25

How to Cite

RODRIGUES, Rogério. A formação profissional e o ensino das Ciências na área da Engenharia. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 75–93, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p75-93. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4823. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.