Tempo, Educação e Saúde: um ensaio sobre o cotidiano do Atendimento Escolar Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p135-147Keywords:
Alunos Gravemente Enfermos. Educação e Saúde. Tempo.Abstract
Este artigo objetiva trazer para o debate aportes teóricos do concernentes ao atendimento escolar hospitalar, com base nas vivências de um grupo de doutorandos de um programa de pós-graduação em Educação e Saúde de uma universidade pública brasileira. O referencial epistemológico vem principalmente de autores da filosofia, da construção curricular escolar, do atendimento escolar hospitalar e da saúde. Tendo em vista a complexidade dos problemas relativos à vida humana, cujas respostas também carecem de serem pensadas nessa rede multidisciplinar, o grupo de doutorandos, tendo como pano de fundo um hospital infanto-juvenil, que atende pacientes em tratamento oncológico, possibilitou o aprofundamento em temas correlacionados, entre eles: o tempo, a memória, o corpo, a vida, a morte e as instituições.
Downloads
References
AGAMBEN, G. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.
AGAMBEN, G. A Linguagem e a Morte: um seminário sobre o lugar da negatividade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
AGAMBEN, G. O uso dos corpos. São Paulo: Boitempo, 2017.
ALMEIDA FILHO, N. de.; ANDRADE, R. F. S. Holopatogênese: esboço de uma teoria geral de saúde-doença como base para a promoção da saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. de. (Org.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. p. 97-115.
APPLE, M.W. Política, Cultura e Educação. São Paulo: Cortez, 2000.
AYRES, J.de C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde soc. [online]. 2004, vol.13, n.3, pp.16-29. ISSN 0104-1290. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902004000300003.
BATISTELLA, C. Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde. In: FONSECA AF, CORBO AD, organizadores. O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV, Fiocruz, 2007. p. 25-49. 12128
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
COVIC, A.N. Atendimento pedagógico hospitalar: convalidando uma experiência e sugerindo ideias para a formação de professores. 2003. Dissertação (mestrado em educação e currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
______. Aprendizagem da docência: um estudo a partir do atendimento escolar hospitalar. 2008. Tese (doutorado em educação e currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
COVIC, A.N.; OLIVEIRA, F.A.M. O Aluno Gravemente Enfermo. São Paulo: Cortez, 2011.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo. Martins Fontes. 1999
FOUCAULT, M. História da Sexualidade 3: o cuidado de si. São Paulo: Terra e Paz, 2014.
GIDDENS, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
KANEMOTO, E. Tempo e Memória nos Poemas de Cecília Meireles. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.
LOGGETTO, S.R.; PARK, M.V.F. e BRAGA, J.A.P. Oncologia para Pediatra. São Paulo: Atheneu, 2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) - 1946. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html Acesso em: 18 maio 2017.
SILVA, T.T. da (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Vozes, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).