Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664

Palabras clave:

Formação docente. Trabalho Docente. Educação Inclusiva.

Resumen

Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de campo realizada por Takase. Objetiva, em abordagem qualitativa subsidiada pelo pensamento complexo, releitura das entrevistas com professoras, identificando os processos inclusivos, as experiências pessoais e a compreensão das necessidades educacionais especiais dos alunos; e analisar as subjetividades, articulando-as às práticas e processos socioculturais. Conclui que objetividade e subjetividade são tecidas simultaneamente e manifestas na realidade, na germinação da insatisfação que fere o psiquismo e adoece, interferindo no ato pedagógico e na aprendizagem; que profecias autorrealizadoras podem atingir o alunado NEE, reforçando preconceitos e exclusão; e que sentimentos de desamparo e de frustração estão presente no cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Psicóloga, especialista em psicoterapia psicodinâmica da adolescência. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar/Educacional e Desenvolvimento Humano. Pós-doutorado em Educação, Arte e Hustória da Cultura. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho.

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: obstáculos e limites. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 651–664, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p651-664. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10479. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Artículos similares

<< < 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.