A ESCRITA COMO DESCOBERTA

Autores/as

  • David Galbraith Universidade de Staffordshire Reino Unido

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p190

Palabras clave:

Escrita como um processo de descoberta, Processo explícito, Processo implícito.

Resumen

Embora a escrita seja comumente caracterizada como um processo de descoberta há concepções contrastantes implicadas no processo de escritura. Os modelos clássicos dos processos cognitivos da escrita tratam a descoberta como um efeito colateral dos processos requeridos pela comunicação eficaz e a associam à adaptação do pensamento aos objetivos retóricos. Neste artigo, argumento que tais modelos enfatizam excessivamente o papel do processo de pensamento explícito na escrita, em detrimento dos processos implícitos na produção de texto. Após uma revisão da pesquisa investigativa sobre o surgimento de novas ideias nos escritores no momento em que estão escrevendo, argumento que existem contradições importantes no que constitui as características clássicas da descoberta. Esboço um modo alternativo de duplo processo da escrita, no qual alego proporcionar uma melhor explicação para o dado empírico. O modelo identifica dois processos conflitantes na escrita: um processo explícito de planejamento, incorporando muitas das características aceitas pelo modelo clássico de escrita, e um processo implícito de produção de texto, que opera de acordo com os princípios de processamento conexionistas. Foram discutidas as características básicas de tais processos e o papel complementar desempenhado na escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-01-25

Cómo citar

GALBRAITH, David. A ESCRITA COMO DESCOBERTA. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 190, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n10p190. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1140. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.