Pandemia da Covid-19 e implicações à prática e(m) formação
uma análise das percepções do discente de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p234-248Palabras clave:
Saúde Pública, Pandemias, Infecções por Coronavirus, Educação, Odontologia.Resumen
Objetivou-se avaliar as pretensões dos discentes no contexto da pandemia e do retorno às atividades presenciais. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, tipo inquérito realizado com 106 acadêmicos em 2020. Foi realizada a análise de classificação hierárquica descendente no discurso dos discentes, resultando nas seguintes classes de palavras: “Atenção aos sinais e sintomas”; “Relações humanas”; “Relação profissional-paciente”; “Biossegurança”; e “Retorno das atividades”. Destaca-se a frase que sintetiza a percepção dos discentes: “essa pandemia veio para nos mostrar que somos todos iguais”. Conclui-se que os acadêmicos demonstraram insegurança no retorno às práticas presenciais, principalmente nas relações interpessoais e nas rotinas de biossegurança.
Descargas
Citas
ANDRADE, Kelly Gomes Messias et al. A implantação do programa de educação permanente em saúde: uma contribuição para o fortalecimento do SUS. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 97–108, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8034/pdf. Acesso em: 8 fev. 2021.
BRASIL. Lei 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm. Acesso em: 8 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização: PNH. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Rede humaniza SUS: a porta de entrada do SUS e o tratamento continuo! 2016. Disponível em: https://redehumanizasus.net/94461-seja-bem-vindo/. Acesso em: 8 fev. 2021.
CAMARGO, Brígido V.; JUSTO, Ana M. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513–518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016. Acesso em: 8 fev. 2021.
CARRER, Fernanda Campos de Almeida et al. Teleodontologia e SUS: uma importante ferramenta para a retomada da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de COVID-19. SciELO Preprints, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/837/version/886. Acesso em: 8 fev. 2021.
CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 355–372, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650931. Acesso em: 8 fev. 2021.
COVID-19 DENTAL SERVICES EVIDENCE REVIEW (CODER) WORKING GROUP. Recommendations for the re-opening of dental services: a rapid review of international sources. 2020. Disponível em: https://oralhealth.cochrane.org/sites/oralhealth.cochrane.org/files/public/uploads/covid19_dental_reopening_rapid_review_13052020.pdf. Acesso em: 8 fev. 2021.
FERREIRA, Suiane Costa. Do perigo em se criar heróis: a desumanização dos profissionais da saúde em meio à pandemia. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 63–76, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10286. Acesso em: 8 fev. 2021.
GARBIN, Cléa Adas Saliba et al. The role of universities in the training of health professionals. Revista ABENO, Brasília, v. 6, n. 1, p. 6–10, 2006.
MOREIRA, Wanderson Carneiro; SOUSA, Anderson Reis de; NÓBREGA, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa. Mental illness in the general population and health professionals during Covid-19: a scoping review. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 29, p. e20200215, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100208. Acesso em: 8 fev. 2021.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Plataforma Agenda 2030: os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivo 4: educação de qualidade. 2020. Disponível em: http://www.agenda2030.org.br/ods/4/. Acesso em: 8 fev. 2021.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2016. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf. Acesso em: 8 fev. 2021.
RATINAUD, P. IRaMuteQ 0.7 alpha 2: interface de R pour les analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires. 2015. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/Pas%20a%20Pas%20IRAMUTEQ_0.7alpha2.pdf. Acesso em: 8 fev. 2021.
REINERT, Max. Alceste une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin de Méthodologie Sociologique, Paris, v. 26, n. 1, p. 24–54, 1990. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/075910639002600103. Acesso em: 8 fev. 2021.
SALIBA, Tania Adas et al. Conhecimento de acadêmicos sobre a área de atuação da saúde coletiva. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 21, n. 2, p. 213-219, 2020. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/7888. Acesso em: 8 fev. 2021.
SALIBA, Tania Adas et al. Ensino, pesquisa, extensão: 60 anos da saúde pública da FOA/Unesp. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 29–39, 2018. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1885. Acesso em: 8 fev. 2021.
SANTANA, Camila. Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 42–62, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10308. Acesso em: 8 fev. 2021.
SCHLENZ, Maximiliane Amelie et al. Students’ and lecturers’ perspective on the implementation of online learning in dental education due to SARS-CoV-2 (COVID-19): a cross-sectional study. BMC Medical Education, London, v. 20, p. 354, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02266-3. Acesso em: 8 fev. 2021.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 19–41, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 8 fev. 2021.
THE LANCET. COVID-19: protecting health-care workers. The Lancet, London, v. 395, n. 10228, p. 922, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673620306449. Acesso em: 8 fev. 2021.
WALTON, Matthew; MURRAY, Esther; CHRISTIAN, Michael D. Mental health care for medical staff and affiliated healthcare workers during the COVID-19 pandemic. European Heart Journal. Acute Cardiovascular Care, London, v. 9, n. 3, p. 241–247, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2048872620922795. Acesso em: 8 fev. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health promoting schools. 2019. Disponível em: https://www.who.int/topics/health_education/en/. Acesso em: 8 fev. 2021.
ZHANG, Wen-Rui et al. Mental health and psychosocial problems of medical health workers during the COVID-19 epidemic in China. Psychotherapy and Psychosomatics, Basel, v. 89, n. 4, p. 242–250, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1159/000507639. Acesso em: 8 fev. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).