Diálogo de saberes, trabalho de tradução e intercientificidade
intersecções possíveis no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p270-288Palabras clave:
Diálogo de saberes, Intercientificidade, Trabalho de traduçãoResumen
Neste ensaio, temos como objetivo apresentar intersecções entre os aportes teóricos das autoras Manuela Cunha, antropóloga, e Maria Conceição de Almeida, socióloga, referentes aos diálogos de saberes possíveis entre o conhecimento tradicional e o científico, as contribuições do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, referentes ao trabalho de tradução, e a ideia de intercientificidade do antropólogo Paul Little. As reflexões apontam que são possíveis inúmeras intersecções e apresentam contribuições para pesquisas que têm como temática o uso de saberes populares no Ensino de Ciências/Química. Os aportes teóricos que fundamentam nossa discussão ponderam sobre os cuidados necessários para se trabalhar com o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os científicos na Educação Formal. As intersecções sinalizam caminhos plausíveis e fundamentais para fortalecer a construção de práticas pedagógicas transformadoras que valorizam todos os envolvidos e contribuem diretamente para o fortalecimento das lutas locais, evitando, com isso, a expropriação de conhecimentos, marginalização dos envolvidos e hierarquização de conhecimentos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. C. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
CHASSOT, A. Saber acadêmico/saber escolar/saber popular. Presença Pedagógica. n. 11, p. 81-84, Set./out. 1996.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
CHASSOT, A. Fazendo Educação em Ciências em um Curso de Pedagogia com Inclusão de Saberes Populares no Currículo. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 27, p. 9-12, fev. 2008.
CUNHA, M. C; ALMEIDA, M. W. B. Indigenous People, Traditional People and Conservation in the Amazon. Deadalus. n.129, v.2, p. 315-338, 2000.
______. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista USP, São Paulo, n. 75, p. 76-84, 2007.
______.; ALMEIDA, M. W. B. Populações Tradicionais e Conservação Ambiental In: CUNHA, M. C. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 277-300.
______. Conhecimento científico e conhecimentos tradicionais. Conferência programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Faculdade de Educação UFMG, 06 de nov. de 2013.
FLÔR, C.; TRÓPIA, G.; XAVIER, P. Rodas de conversa na formação inicial de professores: saberes populares, ciências, memórias... Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 18, n. 1, p. 265-276, 13 jul. 2016.
GONDIM, M. S. C.; MOL, G. S. Saberes populares e ensino de Ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, nº 30, p. 3-9, 2008.
LITTLE, P. E. O conhecimento tradicional no marco da intercientificidade. In: LITTLE, P. E. Conhecimentos tradicionais para o século XXI. São Paulo: Annablume, 2010. p. 9-31.
SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, out. 2002.
SANTOS, B. S. Conocer desde el Sur - Para una cultura política emancipatoria. Lima: Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).