Las prácticas docentes en la enseñanza a distancia de emergencia (EDE)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198

Palabras clave:

Prácticas docentes, Enseñanza remota de emergencia, Posgraduación, Práctica pedagógica

Resumen

El objetivo de este estudio fue relatar las experiencias vividas en el posgrado en el internado docente en educación superior en la Enseñanza a Distancia de Emergencia (EDE) y sus aportes a la formación docente. Este fue un estudio cualitativo por la observación participante y el Análisis Textual (ATD). Enumeramos tres categorías de análisis: Adopción de Tecnologías de Información y Comunicación (TICs); Práctica y Estrategias Educativas en la EDE y, las prácticas docentes en la EDE. Concluimos que es necesario redimensionar el uso de las TICs en atención a las dificultades de los estudiantes; que la práctica educativa y las estrategias didácticas empleadas fueron fundamentales para la calificación de la EDE. Por fin, lo internado docente permitió una mirada resignificada sobre la formación y la práctica docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geane das Chagas Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Secretaria Estadual de Educação do Amazonas -SEDUC

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021), integrante do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano - LECOMH. Possui Graduação no curso Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2013); Graduação em Licenciatura Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2004) e Especialização em Didática do Ensino Superior - FASE (2005). Atualmente é Supervisora Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desenvolve pesquisas em Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Física Escolar, Meio Ambiente e Educação. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, em Ciências Biológicas e Supervisão Pedagógica. 

Darianny Araújo dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO/Portugal). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com Habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo escolar, educação integral, formação e identidade docente, pedagogia e didática histórico-crítica, didática desenvolvimental, planejamento educacional e avaliação educacional e das aprendizagens.É atualmente vice-líder do Grupo de Pesquisa Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM), onde coordena as Linhas de Pesquisa "Políticas Curriculares, educação e formação" e "Estudos da criança e do adolescente: abordagens multidisciplinares" e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/PEDAGOGIA/UFAM).

Citas

ARROYO, Miguel González. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre,RS: Penso, 2013. p. 108-125.

ASSÍNCRONO. In. Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 06/12/2020.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação pedagógica on-line: caminhos para a qualificação da docência universitária. Em aberto, v. 23, n.o 84, p. 47 – 66, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/viewFile/2976/2423. Acesso em: 01 out. 2022.

BRASIL, Lei n.o 5.540 de 28 de novembro de 1968, fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. DOU, Seção 1 - 29/11/1968, Página 10369. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201 publicacaooriginalpl.html#:~:text=Fixa%20normas%20de%20organiza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 01 out. 2022.

BRASIL. Portaria n.º 325 / ANVISA, de 27 de março de 2020, estabelece medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, no âmbito da ANVISA. DOE, ed.126, seção 1, p. 6, 30 jun. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-325-de-30-de-junho-de-2020-264914044. Acesso em: 11 nov. 2021.

BRASIL, Portaria n.o 544/MEC, de 16 de junho de 2020, Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. DOU, ed. 114, seção 1, p. 62. 16 jun. 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-544-2020-06-16.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

CHAMLIAN, Helena Coharik. Docência na Universidade: Professores inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa, n.o 118, p. 41 – 64, 2003.

CORTE, Anelise C. dalla; LEMKE, Cibele K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Educere, Brasília, v. 31, n.o 3, p.31002-31010, 29 out. 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/48677602-O-estagio-supervisionado-e-sua-importancia-para-a-formacao-docente-frente-aos-novos-desafios-de-ensinar.html. Acesso em: 25 set. 2022.

BIANCHINI, Leise Cristina; ERRAM, Claudiane Aparecida; PINHEIRO, Elaine Vieira. Aprender e Ensinar: o estágio de docência na graduação. In Anais do XVIII ENDIPE, 2016. Disponível em: https://www.andipe.com.br/_files/ugd/fd8b07_fcccb6104f454310b023bff34514317f.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n.o 32, p. 215-232, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Dv5GXZrkpBcJ4YjqBthZrDt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 out. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.) São Paulo: UNESP, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: FAZENDA et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, São Paulo, Papirus, 1991.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MORAN, José Manuel. Avaliação das mudanças que as tecnologias estão provocando na educação presencial e a distância. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n.o 4, p. 89-108, jun./dez. 2005. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4899. Acesso em: 25 set. 2022.

LIMA, Gabriella Cristina Araújo de; CÂMARA, Iury Antônio Medeiros Palácio da. O estágio docente e a formação para a docência na pós-graduação: possibilidades com base nas inteligências múltiplas. Educação: Teoria e Prática, v. 3, n.o 64, p. 1 -13, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14444. Acesso em 01 out. 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3.a ed. rev. e ampl. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORESI, Eduardo (org.). Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2- metodologia-de-pesquisa/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. A importância da pesquisa para a prática pedagógica dos professores que atuam na educação superior brasileira: algumas discussões iniciais. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n.o 1, p. 04-23, 2009. Disponível em: https://www.univille.edu.br/community/novoportal/VirtualDisk.html?action=readFile&file=A_importancia_da_pesquisa_para_a_pratica_pedagogica_dos_profs_que_atuam_na_educacao_superior_br.pdf&current=/AI/CIP/Estrategias_e_Metodos. Acesso em 25 set. 2022.

NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n.o 1, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 28 set. 2022.

OLIARI, Fátima Albertina Sangaletti et al. Refletindo sobre a identidade e a formação do professor da educação superior. Revistas eletrônicas: Educação em Foco. 2012 Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wpcontent/uploads/sites/10001/2018/06/1refletindo_sobre_identidade.pdf. Acesso em: 11 abril 2021.

PADILHA, M. A. S. et al. Ensinagem na docência online: um olhar à luz das coreografias didáticas. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 1, n.º 1, p. 1 -11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2185/1756. Acesso em: 29 set. 2022.

PERRENOUD, PHILIPPE. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.a ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, Karin Débora; BARROS, Irany Gomes; FRAGUAS, Andreia Dutra. Tendências pedagógicas atuais. In Anais do VII Congresso Nacional de Educação 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69591. Acesso em 01 out. 2022.

ROSA, Geraldo Antônio da; TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade? Avaliação, v. 21, n.o 3, p. 719-737, nov. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/QRzmwDCBPp34vcTJ9CJQYtm/abstract/?lang=pt. Acesso em 01 out. 2022.

SANTOS, Jucelino Alves dos. Perspectivas de aprendizagem e o uso das TICs como ferramentas de ensino no espaço escolar. Discurso em Cena, [S. l.], v. 2, n.o 1, p. 22–34, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/18261. Acesso em: 1 out. 2022.

SEVERINO, Antonio Joaquim; SOARES, Marisa. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação, v. 23, n.o 2, p. 372 -390, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/7drNKF8x7ch6rgGxmrKf7yz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 out. 2022.

SÍNCRONO. In. Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 06 dez. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8.a ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, CONSEP. Resolução n.º 019 de 2000, institui a obrigatoriedade do Estágio de Docência na Pós-graduação Stricto sensu.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Comissão de Biossegurança da UFAM. Plano de biossegurança da Universidade Federal do Amazonas frente à pandemia da doença pelo SARS-COV-2 (COVID-19). Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2020. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3438/1/Plano_de_Biosseguranca_Co

nsuni_14jul20.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n.º 1, p. 1 – 12, 2013.

Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes-publicados/volume-7-no1-2013. Acesso em: 01 out. 2022.

Publicado

2023-02-02

Cómo citar

SILVA, Geane das Chagas; ARAÚJO DOS REIS, Darianny. Las prácticas docentes en la enseñanza a distancia de emergencia (EDE). Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–20.e14198, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14198. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.