Uma proposta para o ensino de geometria espacial
sólidos de revolução e o geogebra
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14232Palabras clave:
Visualização Geométrica, Ensino de Matemática, GeoGebra, Sólidos de RevoluçãoResumen
Dadas as dificuldades dos estudantes na compreensão de figuras tridimensionais quando esboçadas no plano bidimensional em sala de aula, como o quadro ou lousa branca, vimos a necessidade de propor este estudo. O trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a introdução do ensino de sólidos de revolução com o aporte do software GeoGebra, norteada pelas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas. Como metodologia, adotamos a Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori - dado o fato de que este é um trabalho em andamento. Como resultados trazemos uma construção que pode ser utilizada pelo professor para explorar conceitos geométricos de área e da visualização da passagem de figuras 2D para 3D, estimulando a visualização geométrica do estudante por meio da manipulação de comandos no GeoGebra. Desse modo, busca-se colaborar com a prática do professor de matemática. Este estudo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), logo, almejamos desenvolver esta construção em sala de aula e continuar as duas fases posteriores da Engenharia Didática, com coleta de dados empíricos.
Descargas
Citas
ABAR, Celina A. A. P. A Transposição Didática na criação de estratégias para a utilização do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 1, p. 59-75, 2020.
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Paraná: Universidade Federal do Paraná. 2007.
ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 62-77, 2008.
ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade.
Revemat, v. 7, n. 2, p. 22-52, 2012.
ARTIGUE, M. Engenharia Didáctica. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. p. 528. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 nov. 2020.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
MEDEIROS, D. M.; COSTA, P. T. Sólidos de revolução e o Cálculo, uma extensão do estudo do volume e da área. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 3, n. 3, p. 141-154, 2020.
NOBRE, S. Alguns “porquês” na História da Matemática e suas contribuições para a educação matemática. Cadernos CEDES – História e Educação Matemática. São Paulo: Papirus, v. 40, p. 29-35, 1996.
OLIVEIRA, M. T.; LEIVAS, J. C. P. Visualização e Representação Geométrica com suporte na Teoria de Van Hiele. Ciência e Natura, v. 39, n. 1, p. 108-117, 2017.
SETTIMY, T. F. O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em Geometria Espacial. Vidya, v. 40, n. 1, p. 177-195, 2020.
SILVA, H. N.; ABAR, C. A. A. P. A utilização do GeoGebra na reconstrução de atividades do Imagiciel. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, 2016. Anais… São Paulo, 2016.
SOUSA, R. T.; AZEVEDO, I. F.; LIMA, F. D. S.; ALVES, F. R. V. Transposição Didática com aporte do GeoGebra na passagem da Geometria Plana para a Geometria Espacial. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 5, p. 106-124, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).