Práctica docente en Posgrado

reflexiones sobre la formación

Autores/as

  • Willams dos Santos Rodrigues Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-21.e14838

Palabras clave:

Prácticas docentes, Acción Docente, Posgraduación

Resumen

El artículo tiene como objetivo discutir el proceso de Pasantía Docente, como parte integral de la formación del estudiante de posgrado, que permite el contacto directo con los elementos que constituyen la acción docente. ¿Se busca responder cuál es el aporte de la pasantía docente en la formación docente en el contexto de los estudios de posgrado? Basado en una investigación cualitativa, el estudio se desarrolla con reflexiones y experiencias que contribuyen al proceso de formación docente. Los resultados indican que la Práctica Docente tiene un papel fundamental e indispensable en la formación de los estudiantes de posgrado, ya que permite una aproximación con el contexto del aula, contribuyendo a la formación de sujetos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGE/UFAL/CEDU). Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Colaborador no Núcleo de Educação a Distância, do Centro de Educação -CEDU/UFAL. Atualmente é Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no mestrado.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP), com Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Educação Brasileira (UFAL), Especialista em Informática Educativa e Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUC-RS); Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL). Docente do Centro de Educação da UFAL, com atuação na graduação e pós-graduação.

Citas

ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T. O.; BANDEIRA, M. C. DOS S. A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 102-123, 6 nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/639. Acesso em 17 set. 2022.

ALVES, A. V. S.; BARBOSA, C. R.; DIB, A. Fundamentos pedagógicos e a formação docente: a experiência do estágio à docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 63–88, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2186. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2186. Acesso em: 30 ago. 2022.

ALVES, M. G.; RODRIGUES, S. S. Avaliação da aprendizagem na atualidade: possíveis usos do portfólio digital. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1329. Acesso em: 19 set. 2022.

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BASTOS, A. V. B et al. Réplica 1 - formar docentes: em que medida a Pós-Graduação cumpre esta missão? Revista de Administração Contemporânea [online]. 2011, v. 15, n. 6, p. 1152-1160. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000600011. Acesso em: 30 ago. 2022.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.

BRASILEIRO, T. S. A. Tecnologias da informação e da comunicação (TICS) e os desafios para a prática pedagógica na educação superior: limites e possibilidades. In: D’ÁVILA, C. M; VEIGA, I. P. A. (org.). Profissão docente na educação superior. 1 ed. Curitiba, CRV, 2013. p. 123-133.

CARABETTA JÚNIOR, V. A utilização de Mapas Conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 37, n. 3, p. 441-447, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300017. Acesso em: 18 set. 2022.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, 2017, p. 721-737. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v17n53/1981-416X-rde-17-53-721.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

LIMA, G. C. A. de; CÂMARA, I. A. M. P. da. O estágio docente e a formação para a docência na Pós-Graduação: possibilidades com base nas inteligências múltiplas. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 31, n. 64, 2021, p. 1-13. Disponível em: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14444. Acesso em: 10 set. 2022.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

MATTAR, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MERCADO, L. P. L; VIANA, M. A. P. Formação de professores para aprendizagem na internet: o webquest como investigação orientada. In: MERCADO, L. P. L; VIANA, M. A. P. (org.). Projetos utilizando internet: a metodologia Webquest na prática. Maceió: EDUFAL, 2004.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 35-76.

PIMENTA, S. G. LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 08 set. 2022.

UFAL/CEDU. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física –Licenciatura. Maceió, 2006. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-educacao-fisica-licanciatura.pdf/view. Acesso em: 20 ago. 2022.

UFAL. Resolução nº 1, de 02 de setembro de 2020: Dispõe sobre o Estágio Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufal. Maceió, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/documentos/estagio-docente-1/resolucao-estagio-docente.pdf/view. Acesso em: 25 ago. 2022.

UFAL. Resolução nº. 34/2020-Consuni/Ufal, de 08 de setembro de 2020: Implementa o período letivo excepcional (PLE) para os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), regulamenta atividades acadêmicas não presenciais (AANPS) durante a pandemia do novo coronavírus (sars-cov-2), e dá outras providências. Disponível em: https://ufal.br/resolucoes/2020/rco-n-34-de-08-09-2020.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.

INÁCIO, A. L. M et al. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10435/7318. Acesso em: 12 set. 2022.

Publicado

2023-02-02

Cómo citar

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Práctica docente en Posgrado: reflexiones sobre la formación. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–21.e14838, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-21.e14838. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14838. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.