A GESTÃO ESCOLAR E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p01Palabras clave:
Avaliação da aprendizagem, Gestão Escolar, Equipe Gestora.Resumen
O presente artigo se constitui em uma análise sobre a concepção de avaliação da aprendizagem de uma equipe gestora numa escola de ensino fundamental da rede pública municipal inserida no interior do Estado de Alagoas, no município de Messias. Este trabalho se concretizou a partir dos estudos bibliográficos discutidos na disciplina “Avaliação da Aprendizagem no contexto da educação presencial e a distância fundamentada no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação” no PPGE/UFAL. O objetivo que orientou a pesquisa foi apresentar a visão da equipe gestora sobre a avaliação da aprendizagem no contexto educacional. O questionamento da pesquisa foi o seguinte: “como a equipe gestora compreende e vivencia a avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar?”. A abordagem utilizada foi a qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o principal instrumento para entender a visão dos gestores. Os entrevistados foram dois coordenadores de turno diferentes e o diretor da instituição. O referencial teórico utilizado parte dos estudos de Luckesi (2011), Libâneo (2004), Grillo (2000), Freitas (2000), entre outros. Constatou-se pela presente pesquisa que a concepção de avaliação vista pelos gestores está num paradigma de avaliação processual, em que evidencia-se o processo de todas as práticas para uma aprendizagem significativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).