O QUE É BÁSICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores/as

  • Maria Carmen Silveira Barbosa UFRGS
  • Silvia Helena Vieira Cruz Faculdade de Educação - UFC
  • Paulo Sergio Fochi Unisinos
  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira USP

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p11

Palabras clave:

Currículo – Educação Infantil – Base Nacional Comum Curricular

Resumen

Partindo do contexto brasileiro em relação à educação de crianças pequenas, o presente artigo coloca em discussão a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, continuando o diálogo que temos estabelecido com nossos colegas professores, pesquisadores e militantes desde o início desse processo. É destacado o papel desempenhado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), não apenas pelo seu caráter normativo, mas especialmente por evidenciar um amadurecimento da epistemologia do trabalho com as crianças em instituições educativas, e são apresentados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, os campos de experiência propostos, concluindo com um alerta para as condições necessárias para a implantação da Base.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Helena Vieira Cruz, Faculdade de Educação - UFC

Professora titular do Departamento de Estudos Especializados da  Faculdade de Educação  da UFC. Atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira na área de Educação Infantil.

Publicado

2016-12-29

Cómo citar

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; CRUZ, Silvia Helena Vieira; FOCHI, Paulo Sergio; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O QUE É BÁSICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 11, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n16p11. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2492. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.