Pensando sobre as TICs como recurso pedagógico: relato de uma experiência na educação física escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p212-227

Palabras clave:

TICs. Experiência pedagógica. Educação Física.

Resumen

Esse trabalho discute o uso das TICs como instrumento pedagógico na escola, destacando suas contribuições para o processo de ensino, que acabam por potencializar a aprendizagem. Entende-se que as TICs encantam e despertam os educandos para aprender. O presente texto relata ainda uma experiência pedagógica, na qual foi elaborado um vídeo na disciplina de Educação Física com uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Anápolis-Goiás. Elenca-se que houve intensa participação dos alunos e também envolvimento de outros atores escolares como os professores de outras disciplinas. Com essa intervenção pedagógica foi possível compreender que as TICs movimentaram toda a escola e permitiram que os alunos fossem autores do processo de construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Secretaria Municipal de Ensino de Anápolis (GO)

Doutorando em Educação/UnB

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias - UEG

Especialista em Mídias na Educação - UFG

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental - UFG

Graduação em Educação Física - ESEFFEGO/UEG

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília

Citas

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. SP: Cortez Autores Associados. 1992.

FREIRE, Paulo. Comunicação ou extensão. Paz e Terra, São Paulo, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus Professora? Novas tecnologias educacionais e profissão docente. 4.ed. – São Paulo: Cortez, 2000.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das tic na educação. Sísifo revista de ciências da educação, 3, 2007. Pp. 41-50. Acesso em 20.01.19. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/>.

MORAN, José Manuel. Vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo: ECA/USP: Moderna, n. 2, jan/abr, p. 27-35, 1995.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. NCB university press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001.

RIBEIRO, Olzeni Costa; MORAES, Maria Cândida. Criatividade sob a perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

ROCHA, Cleomar. Deslumbramentos e encantamentos: estratégias tecnológicas

das interfaces computacionais. Revista zona digital, Ano I, n.03. Acesso em 09.01.2019. Diponível em <http://zonadigital.pacc.ufrj.br/reflexoes-criticas/deslumbramentos-e-encantamentos-estrategias-tecnologicas-das-interfaces-computacionais/>.

SANFELICE, Gustavo Roese; ARAUJO, Denise Castilhos de. Mídia e ação pedagógica: possibilidades de encontro. UNIrevista, Vol. 1, nº 3, julho de 2006.

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-

humano. Revista famecos, Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003.

SILVA, Neisi Maria da Guia; PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de. Escola e cibercultura: breve reflexão acerca do uso das tic’s como recurso pedagógico. Polyphonía, v. 23, n.1 jan. – jun. 2012 – Goiânia- Cepae/UFG.

TOSCHI, Mirza Seabra; RODRIGUES, Maria Emília de Castro. Infovias e educação. Educação e pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 313-326, jul./dez. 2003.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

PAULA, Marcos Vinícius Guimarães de; SUANNO, João Henrique. Pensando sobre as TICs como recurso pedagógico: relato de uma experiência na educação física escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 212–227, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p212-227. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6909. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.