O ônus da maternagem e os impactos na trajetória educacional e acadêmica das mulheres

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp624-642

Mots-clés :

Educação, Maternagem, Trajetória acadêmica.

Résumé

Considerando que a divisão sexual do trabalho, como consequência do
patriarcado, atribuiu às mulheres a função exclusiva do cuidado do lar e
dos filhos, sobrecarregando e limitando sua participação nos espaços
públicos, este trabalho investiga os impactos gerados pela maternagem
na trajetória educacional das mulheres. A partir do estudo foi possível
identificar que há maior vulnerabilidade social para assegurar o acesso,
a permanência e o bom desempenho na educação quando se trata de
mulheres mães negras e pobres. A relevância desse estudo reside em
visibilizar as dimensões dos óbices enfrentados pelas mulheres que são
mães e contribuir para elaboração de políticas de assistência estudantis
que visem combater a exclusão das mulheres das camadas mais
populares da sociedade na educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Livia Maria Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais (GEDHUF).

Cicera Nunes, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri e coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER/URCA/CNPq

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estudos Regionais, História da Educação e Políticas Educacionais – URCA/CNPq

Téléchargements

Publié-e

2020-12-10

Comment citer

SILVA, Livia Maria Nascimento; NUNES, Cicera; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. O ônus da maternagem e os impactos na trajetória educacional e acadêmica das mulheres. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 624–642, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp624-642. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10047. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.