Promoção da autonomia escrita no livro didático de português

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p674-691

Mots-clés :

Produção textual, Livro didático, Autonomia relativa

Résumé

Este artigo faz uma análise das atividades de ensino da produção textual propostas no livro didático. Nosso objetivo é refletir sobre o quanto e se estas atividades promovem a construção da autonomia nas produções escritas dos alunos. Nosso objeto de estudo são as atividades presentes no exemplar do professor do livro intitulado Português: linguagens, 4ª edição, volume único, do ensino médio, de Cereja e Magalhães, da Atual Editora, 2013. Nossa análise baseia-se nos estudos de Bakhtin (2003, 2006); Zozzoli (2002, 2006); Belmiro (2000); Ginsburg, 1989; Leffa, 2000; Possenti (2009) e Renaut (2004), entre outros.  Este estudo exploratório, é de caráter qualitativo e de cunho interpretativista. Os resultados revelam que as propostas de ensino de produção escrita analisadas não promovem a autonomia relativa do sujeito escritor e, ao invés disso, reforçam práticas de ensino de escrita direcionadas e limitadoras. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta Doutora do Centro de Educação da área de Linguagem, da Universidade Federal de Alagoas.

Louise Anne da Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Paulo Nin Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adunto doutor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Téléchargements

Publié-e

2021-06-26

Comment citer

PIMENTA, Rosângela Oliveira Cruz; LIMA, Louise Anne da Silva; FERREIRA, Paulo Nin. Promoção da autonomia escrita no livro didático de português. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 674–691, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p674-691. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10983. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.