A abordagem arqueogenealógica foucaultiana como suporte metodológico na pesquisa educacional

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p395-411

Mots-clés :

Metodologia, Arqueogenealogia, Educação, Epistemologia, Didática

Résumé

Com o objetivo de oferecer subsídios para as pesquisas educacionais embasadas pela arqueogenealogia procurou-se por meio da revisão de literatura e da produção acadêmica apresentar introdutoriamente alguns caminhos teórico-metodológicos. A partir da compreensão de arqueogenealogia como o resultado da miscigenação dos três momentos teóricos foucaultianos, analisou-se as pesquisas encontradas (duas dissertações e uma tese) que se utilizavam dessa abordagem. Conclui-se que a arqueogenealogia oferece um rico campo de problematizações e que, embora as pesquisas tenham peculiaridades interpretativas de cada autor, acabam seguindo um padrão evidenciado por: a) construção do arquivo, b) análise dos dispositivos operantes e c) hipercrítica que podem ou não concordar com as discursividades já postas em prática resultando em uma produção problematizadora que busca também, e principalmente, compreender quem é o sujeito produzido pela amálgama discursiva colocada em tela. O texto é um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em relação a contribuição das práticas educativas dos educadores na educação especial em tempos de pandemia para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas-UFAM e que já conta com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas-CEP.

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Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro, Portugal (2014) com Revalidação em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Amazonas (aprovado em 12/06/2016); Mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); Bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990). Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas -Campus Humaitá; Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) desde 2016; Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, principalmente nos seguintes temas: cidadania, educação, filosofia da educação, filosofia política, marxismo, ética e ensino. Orienta mestrandos do PPGECH; Coordena projeto de pesquisa na área do Ensino com ênfase em filosofia no ensino médio; desenvolve projetos de extensão e pesquisa com estudantes de graduação; participa no Conselho Diretor (CONDIR) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Humaitá - AM; também em outros órgãos internos como Núcleos de Estudos; Núcleo de Desenvolvimento Estruturante; organização sindical e organizações sociais.

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Publié-e

2022-08-31

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COSTA, Rosangela Carvalho da; PINTO, Valmir Flores. A abordagem arqueogenealógica foucaultiana como suporte metodológico na pesquisa educacional. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 395–411, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p395-411. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12696. Acesso em: 23 nov. 2024.

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