A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos

vivências e convivências complexas na instituição escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p13-20

Mots-clés :

família, escola, imaginário, adolescente, epistemologia da complexidade, fenomenografia

Résumé

Este artigo busca identificar, descrever, interpretar, compreender e documentar as configurações de família existentes no imaginário de adolescentes contemporâneos a partir de entrevistas com alunos matriculados no ensino médio de instituições escolares localizadas no estado do Rio de Janeiro, integrantes da tese de doutorado “A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos: vivências e convivências complexas na instituição escolar”. Pesquisa esta de natureza qualitativa descritiva tendo como base a Epistemologia da Complexidade proposta por Edgar Morin buscando responder à indagação: quais as diferentes configurações familiares existentes no imaginário de adolescentes matriculados no ensino médio, percebidas e identificadas na prática cotidiana da instituição escolar? Fenomenografia é a estratégia de pesquisa utilizada para o mapeamento e tratamento dos dados adquiridos nos relatos adolescentes que mostram a família matrimonial como prioridade da instituição escolar com a expectativa de encontrá-la nos encontros que estabelece em seu cotidiano, não demonstrando, em sua lide, acreditar na existência de uma família diferente.

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Biographie de l'auteur-e

Jardinete Tavares, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Psicóloga – Abordagem Gestáltica. Pesquisadora do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade/CNPq, da UMESP.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9689-3944.

E-mail: jardinetett@gmail.com

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Publié-e

2022-12-23

Comment citer

TAVARES, Jardinete; PETRAGLIA, Izabel Cristina. A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos: vivências e convivências complexas na instituição escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 13–20, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p13-20. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14108. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

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