As contribuições de um cenário criativo ecoformador na tessitura do processo de ensino e aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p60-73Mots-clés :
Cenário Ecoformador, Transdisciplinaridade, Conhecimento FragmentadoRésumé
A fragmentação do conhecimento permeia as práticas pedagógicas dos docentes em todos os níveis de ensino, especialmente a partir do ensino fundamental. Na educação infantil, as práticas pedagógicas são integradas e as áreas do conhecimento são articuladas. Contudo, a partir do 5º ano do ensino fundamental, o currículo fragmenta-se e cada professor trabalha a sua disciplina de forma especializada e tudo que havia sido trabalhado até então, começa a ser segmentado. Assim, o objetivo deste artigo consiste em apresentar as contribuições do cenário ecoformador com base nas narrativas dos professores e estudantes envolvidos, como uma alternativa à desfragmentação do saber. Essa capacidade de envolvimento e de integração que envolve toda a comunidade escolar é o diferencial desta pesquisa.
Téléchargements
Références
BAUMEISTER, Roy F.; LEARY, Mark R. The Need to Belong: Desire for Interpersonal Attachments as a Fundamental Human Motivation. Psychological Bulletin, v. 117, n. 3, p. 497-529, 1995.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus: 2003.
MORAES, Candida Moraes. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MORAES, Maria Candida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em aberto, Brasília, a. 16, n. 70, abr./jun.1996.
PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-cheia: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 16 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência (13. ed.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2010.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: TRIOM, 2018.
PINEAU, Gaston. Emergência de um paradigma antropoformador de pesquisa-ação-formação transdisciplinar. Saúde e Sociedade. v. 14, n. 3, p. 102-110, 2005.
SUANNO, João Henrique. Escola criativa e práticas pedagógicas transdiciplinares e ecoformadoras. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília – UCB, 2013.
TORRE, Saturnino de la. Escolas Criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: Zwierewicz, Marlene; TORRE, Saturnino de la. (Orgs.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 55-70.
ZWIEREWICZ, Marlene et. al. Escolas criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do ensino superior com a educação básica. Goiânia: Polyphonía, v. 27/1, p. 393-413, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/42320>. Acesso em: 12 ago. 2017.
ZWIEREWICZ, Marlene; SIMÃO, Vera Lúcia; SOUZA, Vera Lúcia Souza Silva. Da Formação Docente ao Protagonismo Infantil na Criação de Cenários Ecoformadores. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. especial, out, p. 83-94, 2019. DOI: 10.17561/reid.m4.6.
ZWIEREWICZ, Marlene et al. Pensamento complexo, Transdisciplinaridade e ecoformação na educação básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Alagoas. Debates em educação. Vol. 12 | Nº. 28 | Set./Dez. | 2020
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).