Os entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico

Auteurs-es

  • Milan Puh Universidade de São Paulo
  • Elaine Cristina Roschel Nunes Universidade de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14201

Mots-clés :

entrelugares, latifúndio linguístico, formação na pós-graduação, ensino de alemão

Résumé

Dans cet article, nous examinons les chemins possibles de l'initiation et de la performance dans la profession d'enseignant. Pour atteindre cet objectif, nous citons deux lieux interstitiels: la formation pédagogique et les attitudes anti-propriété, face a les sens instables de notre action éducative dans le monde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AUSWÄRTIGES AMT. Deutsch als Fremdsprache weltweit: Datenerhebung 2020. Disponível em: http://www.bundesregierung.de/breg-de/suche/deutsch-als-fremdsprache-weltweit-1764250. Acesso em: 10 jul. 2022.

BELLETTI, T. de F. M. O conceito de ‘jeitinho brasileiro’ no âmbito do ensino de português LE/L2: Para além dos lugares-comuns. Diacrítica, v. 32, n. 2, p. 413-435. Disponível em: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/448. Acesso em: 26 jun. 2022.

BENIAS, P. C.; WELLS, R. G.; SACKEY-ABOAGYE, B.; KLAVAN, H.; REIDY, J.; BUONOCORE, D.; MIRANDA, M.; KORNACKI, S.; WAYNE, M.; CARR-LOCKE, D. L.; THEISE, N. D. Structure and Distribution of an Unrecognized Interstitium in Human Tissues. Scientific Reports, v. 8, n. 4947, 2018. Disponível em: http://www.nature.com/articles/s41598-018-23062-6. Acesso em: 30 jul. 2022.

BIAZOLLI, C.; GREGOLIN, I. V; STASSI-SÉ, J. C. Contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação inicial de futuros professores de línguas: aspectos da parceria colaborativa. Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP), v. 13, n. 26, p. 155-170, jan.-abr. 2021. Disponível em: http://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/420. Acesso em: 26 jan. 2022.

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, V. (org.). O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2008. p. 23-44.

CONSALTÉR, E; FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. A. A formação continuada de professores a partir de três perspectivas: o senso comum pedagógico, pacotes formativos e a práxis pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 10, p. e019040, 2019. Disponível em: http://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7121. Acesso em: 22 jul. 2022.

GRILLI, M.; PUH, M. O ensino de alemão enquanto ato político-pedagógico: reflexões a partir de um estágio de docência na universidade. Revista Trama, v. 17, n. 41, p. 123-133, 2021.

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, 2008. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em: 26 jan. 2022.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven and London: Yale University Press, 2003.

KUMARAVADIVELU, B. Language Teacher Education for a Global Society: A Modular Model for Knowing, Analyzing, Recognizing, Doing, and Seeing. New York: Routledge, 2012.

MARTIN-FRANCHI, G. O. de O. O programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE) na EERP como lugar de formação do professor universitário: limites e possibilidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: http://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-18042017-142027/pt-br.php. Acesso em: 23 maio 2022.

MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017. Disponível em: http://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772. Acesso em: 28 jun. 2022.

NAKANO, M. M.; CAMARGO, R. A. A. de; GONÇALVES, M. F. C. Programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE) na formação docente: uma experiência de avaliação formativa. In: GUILHERME, W. D. (org.). A educação como diálogo intercultural e sua relação com as políticas públicas 2, Ponta Grossa: Atena, 2020. p. 173-180.

NOLASCO, E. C. Silviano Santiago e o lugar onde o sol se põe: entrelugares epistemológicos ao sul da fronteira-sul. Cadernos de Estudos Culturais. Campo Grande, v. 6, n. 11, p. 17-29, jan./jun. 2014. Silviano Santiago: uma homenagem. Disponível em: http://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/3657. Acesso em: 28 jul. 2022.

NUNES, E. C. R. Entre "becos sem saídas" e o "pulo do gato": Criatividade Local e mentoria na formação inicial de professores de alemão no Brasil. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Alemã) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-11032022-212301/pt-br.php. Acesso em: 28 jun. 2022.

PEREIRA, G. T.; PINHEIRO, C. M.; KUNZ, M. A. Criatividade à brasileira: o jeitinho para driblar crises. Revista Pensamento & Realidade, v. 29, n. 3, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/21192. Acesso em: 13 jun. 2022.

PUH, M. “Tudo junto e misturado?”: as contribuições e os limites do multiculturalismo no ensino de línguas. El Toldo de Astier, v. 11, n. 20-21, p. 415-432, 2020. Disponível em: http://www.eltoldodeastier.fahce.unlp.edu.ar/numeros/numero20/pdf/Puh.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.

PUH, M.; SAMPAIO, I. Da teoria para a prática: propostas formativas interculturais e decoloniais para quem ensina(rá) línguas no Brasil. In: FIGUEIREDO, C. (org.). Línguas em movimento. Salvador: EDUFBA, 2020. p. 107-125.

RIVAS, N. P. P.; LEAL, A. I.; MARQUES, M. A. de R. B. A pós-graduação como espaço do diálogo entre ensino e pesquisa: contradições e possibilidades da formação docente universitária. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA (CIDU), 10., 2018, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2018. Disponível em: http://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/363.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos - CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010133002007000300004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2021.

STENGERS, I. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto De Estudos Brasileiros, n. 69, p. 442-464, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145663. Acesso em: 28 jul. 2022.

UEKANE, M; RIVAS, N.P.P.; SILVA, G.M.; GONÇALVEZ, M.F.C. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na formação docente de pós-graduandos: um estudo a partir do processo avaliativo. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 4.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 14., 2018, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: UNESP, 2018.

UPHOFF, D. O lugar da política linguística na formação inicial de professores de alemão. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, p. 110-130, set. 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1467. Acesso em: 09 out. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-05

Comment citer

PUH, Milan; NUNES, Elaine Cristina Roschel. Os entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14201, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14201. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14201. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.