Criatividade na contação de histórias
práticas educativas para a criança
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14212Mots-clés :
Criatividade, Criança e Educação infantil, Literatura, Contação de História, Práticas EducativasRésumé
Cet article cherche à comprendre la narration comme un acte créatif dans la pratique pédagogique pour promouvoir la créativité des enfants dans la culture littéraire pour leur développement dans les principes de leur éducation de base. La recherche était théorique-pratique, qualitative, avec une approche de la méthode phénoménologique, réalisée au Centre d'éducation pour enfants de la municipalité d'Itajaí - SC avec des enfants de zéro à cinq ans et onze mois
Téléchargements
Références
ABRAS, F. Multidimensões de um despertar: Partes de um todo. Belo Horizonte: Editora Letramento; 1ª edição, 2019.
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. 4ª ed., São Paulo: Scipione, 1997.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2009.
BINNING, G. Desde o nada. Sobre a Criatividade da Natureza e do Homem. Munique: Piper Verlag, 1997.
CARDOSO, A.L.S. FARIA, M. A. A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v6-2016/artigo-ana-lucia-sanches.pdf. Acesso em: 21/09/2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.
DITTRICH. M.G. Arte e criatividade. Espiritualidade e cura. Blumenau: Nova Letra, 2010.
DITTRICH. M.G. Natureza e criatividade: o ensino da arte pictórica. Itajaí: UNIVALI, 2001.
DITTRICH, M.G. URIARTE NETO, Mario. Humanescer na saúde: um olhar sobre a formação universitária. In FARHAT, E.M.P.; DITTRICH, M. G. Educação e saúde. Políticas Públicas e vivências dialógicas. Itajaí: UNIVALI, 2016.
FRANKL, V. Ante el vácio existencial: hacia uma humanización de la psicoterapia. Barcelona: Editorial Herder, 1986.
FRANKL, V. Em busca de sentido. Um psicólogo no campo de concetração. São Leopoldo: Sinodal, 2008.
GAZZANIGA, M.S. The social brain: discovering the networks of the mind. New York: Basic Books, 1987.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2006.
LONDECHAMPS, G. Saúde holística: medicina alternativa e ciências espirituais. Trad. Babacar Ba et al. São Paulo: Medras, s.d.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De máquinas a seres vivos. Autopoiese – a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MATURANA, H; VARELA, F. De máquinas a seres vivos. Autopoiese – a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOUSTAKAS, C. Phellomenological resesrc/llllethods. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.
MOSCOVICI, S. As representações sociais: investigação em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005.
NIESWIADORNY, R M. FOllndations of Imrsing rcsearclt (2nd ed.). Norwalk, CT: Appleton e Lange, 1993.
OXFORDLANGUAGES. Significado da palavra Criatividade. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em: 28/08/2022.
PAREJA, C.J.M; DITTRICH, M.G; SANTOS, A.D.O humanescer por meio da contação de história: Projeto Mãos de Vida. In DITTRICH, M.G; BRANCO, J.O; ULRICH, M.C. Diálogos sobre a vida. Política, educação, saúde e direito.. Itajaí: Univali, 2008.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho imagem e representação. 3º ed. Rio de Janeiro: LTC, 1964.
SUANNO, J.H. Por que uma escola criativa? POLYPHONÍA - Revista de Educação Básica Cepae – UFG, v. 27, n.1, jan/jun. 2016 – Goiânia – Cepae – UFG.
SANTOS. Z.C. W.N. Criança e a experiência afetiva com a natureza. 1ªed. Curitiba: Appris, 2018.
SAUVÈ, L. Viver juntos em nossa terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/8697. Acesso em: 30/08/2022.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. LED/UFSC. Florianópolis, 2000.
SILVA, J.; NAHUR, M. T. M. Educação e cultura: um diálogo entre Tomás de Aquino e Paulo Freire para os tempos atuais. Campinas: Revista Filosofia e Educação, 2020.
SUANNO, M. V. R. DITTRICH, M.G. M. M. A. P. Resiliência, Criatividade E Inovação: Potencialidades Transdisciplinares Na Educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013.
TILLICH, P. Teologia sistemática. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
XAUSA, I. A. de M. A psicologia do sentido da vida. Petrópolis: Vozes, 1986.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).