A formação continuada para uma educação humanizadora

desafios e possibilidades na contemporaneidade

Auteurs-es

  • Paulo Roberto Dalla Valle Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC https://orcid.org/0000-0002-4075-7150
  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14930

Mots-clés :

Educação humanizadora, Formação continuada, Educação

Résumé

O presente artigo constitui-se em um ensaio teórico, com abordagem crítico-reflexiva, e tem por objetivo, refletir sobre os desafios e possibilidades de pensar e propor coletivamente a formação continuada para uma educação na perspectiva humanizadora. Aprofunda-se o olhar sobre as práticas de formação estabelecendo nexos com questões subjetivas, intersubjetivas, alteridade, as vivências e experiências formativas e aprendentes, como caminhos e possibilidades de pensar outros horizontes e perspectivas para além dos tradicionais processos de formação. Reconhece-se nesta perspectiva um potencial gerador de inúmeras e tantas outras possibilidades de vir a ser e reconhecer-se no outro através da formação continuada.

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Bibliographies de l'auteur-e

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Ciências 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978). Graduação em Ciências Licenciatura Plena Com Habilitação Em Mat pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986). Especialização em Adminsitração escolar pela UFSC/SC (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atuou como pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina no período de maio de 2000 até maio de 2008. Foi editor da revista Visão Global da Unoesc no período de 2007 a 2010. Professor do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Professor em cursos de graduação e especialização. Atua como pesquisador em projetos de pesquisa da Unoesc, do PIBIC/CNPq e da Fapesc, bem como em projetos com fomento local. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento complexo. Formação humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e biopoder.

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Diplômée en Pédagogie (1986), avec une spécialisation en Education (1991) de l'Université Fédérale de Pelotas - UFPÈL. Master en Education de l'Université Fédérale de Santa Catarina - UFSC (1997). Doctorat en éducation de l'Université Fédérale de Fluminense ? UFF (2003), avec un stage de doctorat à l'Institut d'études sur l'enfance de l'Université du Minho, Braga/Portugal (2002), sous la direction de Manuel Jacinto Sarmento. Post-doctorant à l'Université de Caen, au Centre des sciences de l'éducation ? França (2009) en sociologie de l'enfance et anthropologie de l'enfant, sous la direction de Julie Delalande. Professeur permanent au PPGEd à l'UNOESC et Professeur retraité à l'UFPEL. Bourse de productivité en recherche du CNPq de 2005 à 2015. Elle possède une expérience d'enseignement, de recherche et de vulgarisation en études de l'enfant, en éducation de la petite enfance et en petite enfance, œuvrant principalement dans les domaines d'intérêt suivants : pratiques pédagogiques, formation initiale et continue des enseignants. dans l'éducation de la petite enfance et les premières années du primaire; les études sur l'enfant et les questions théoriques et méthodologiques de la recherche avec les enfants et les jeunes ; cultures enfantines et culture ludique ; De 2005 à 2013, il a organisé quatre dossiers sur les Child Studies au Brésil, réunissant des chercheurs d'universités étrangères et brésiliennes. Coordonnez-vous le groupe de recherche du CIC ? Enfants, Enfance et Cultures depuis 2005.

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Publié-e

2023-05-10

Comment citer

DALLA VALLE, Paulo Roberto; STRIEDER, Roque; DELGADO, Ana Cristina Coll. A formação continuada para uma educação humanizadora: desafios e possibilidades na contemporaneidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14930, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14930. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14930. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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