Formação de professores de escrita de sinais

língua, cultura surda e inclusão

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14949

Mots-clés :

Formação de professores, Escrita de sinais, Letras-Libras

Résumé

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é produzida pelas mãos e compreendida pela visão. Trata-se de um elemento linguístico e cultural da pessoa surda. Durante muito tempo acreditou-se que as línguas de sinais eram ágrafas, porém, desde 1972, as línguas de sinais passaram a ter um registro gráfico que documenta a história do povo surdo, descobertas, narrativas e produções cientificas. Este artigo objetiva descrever a formação de professores de Escrita de Sinais na Região Norte do Brasil, que atuam nas Licenciaturas em Letras Libras. A abordagem adotada foi a qualitativa, de natureza básica, cujos objetivos são delineados a partir da visão explicativa, numa perspectiva crítica dos dados, com base no referencial teórico. O procedimento se pautou na análise de campo, de entrevistas semiestruturadas realizadas com 6 participantes: 3 surdos e 3 não-surdos. As análises mostraram que as formações se dão de forma muito variável e com carga-horária diversificada. Há ainda pouca atenção à questão do letramento e da importância da Escrita de Sinais para a valorização da cultura surda. Concluímos, desse modo, que a disciplina Escrita de Sinais é muito importante como componente de formação de professores de Libras e para a educação de surdos, seja como sistema de registro linguístico, seja como marca de cultura e da identidade surda. Trata-se, como a maioria dos participantes da pesquisa ressaltaram, de um elemento de língua, de cultura e de inclusão da pessoa surda que reflete seu modo de ver o mundo, levando em conta suas características peculiares de visualidade.

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Israel Queiroz de Lima, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação (2022) pela Universidade Federal do Acre. Professor de Libras na Universidade Federal do Acre.

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutorado em Linguística (UFC), com pós-doutoramento em Linguística Aplicada/Libras (UFSC). Professor da Universidade Federal do Acre. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFAC), Programa de Pós-Graduação em Linguística  (UNEMAT) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia (PPGEDA/EDUCANORTE).

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Publié-e

2023-09-27

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LIMA, Israel Queiroz de; SOUSA, Alexandre Melo de. Formação de professores de escrita de sinais: língua, cultura surda e inclusão. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14949, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14949. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14949. Acesso em: 23 nov. 2024.

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