A formação do professor de Matemática e o ensino de Geometria

uma análise dos PPC dos cursos de licenciatura da Bahia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859

Mots-clés :

Currículo, Geometria, Educação Matemática, Licenciatura em Matemática

Résumé

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar como os diferentes conhecimentos geométricos são apresentados e se articulam nas propostas curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática oferecidos por instituições públicas presenciais localizadas no Estado da Bahia. A investigação evidenciou a configuração desses cursos sob várias perspectivas, principalmente quanto aos conhecimentos de Geometria.

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Leonardo Araújo Suzart, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Licenciado em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII, na cidade de Senhor do Bonfim. Educador da área de Matemática dos níveis fundamental e médio. Foi bolsista do programa Afirmativa de Pesquisas e Extensão, trabalhando com a unidade temática Geometria com ênfase nos anos finais do ensino fundamental. É integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq).  

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder, é editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

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Publié-e

2023-09-05

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SUZART, Leonardo Araújo; SILVA, Américo Junior Nunes da. A formação do professor de Matemática e o ensino de Geometria: uma análise dos PPC dos cursos de licenciatura da Bahia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15859, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15859. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15859. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

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